Câmara de Vereadores, Conselho Municipal da Mulher e UFJF realizam programação especial nesta semana.

Uma série de eventos e atividades estão previstas ao longo desta semana em Juiz de Fora como parte da comemoração pelo Dia Internacional da Mulher, na próxima quinta-feira (8). As programações são realizadas pela Câmara de Vereadores, pelo Conselho Municipal da Mulher e pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A programação aborda desde os casos de violência, sexismo e preconceito, passando pela avaliação do papel social das mulheres e também orientações sobre saúde e beleza. Confira o que está previsto e como participar.

Câmara Municipal

A Comissão de Direitos das Mulheres do Legislativo realiza uma semana de conscientização sobre temas recorrentes ao universo feminino. Nesta segunda (5) entre 10h e 12h e 14h e 16h, será feita panfletagem em frente ao Cine Theatro Central, para divulgar toda legislação municipal que trata de proteção à mulher existente em Juiz de Fora.

No mesmo dia, o Expresso Cidadão da Câmara fará atendimentos com a equipe do Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon), Engenharia Popular e encaminhamentos para emissão de certidões. A Delegacia de Mulheres da Polícia Civil orientará sobre violência contra as mulheres.

Na terça-feira (6), às 15h, será realizada a palestra "Eu mereço ter dinheiro" sobre Educação Financeira no plenário da Câmara. A servidora do Sedecon, Luciana dos Santos irá abordar a evolução da mulher na sociedade e na vida profissional, dará orientações para realizar o orçamento mensal, priorizando os sonhos, formas de registrar as despesas diárias e dicas para alcançar a independência financeira.

Ainda na terça, às 16h, também no plenário, a vereadora e presidente da Comissão de Proteção da Mulher, Sheila Oliveira (PTC), ministra palestra sobre violência contra a mulher. Em seguida, haverá "Dia da Beleza" para o público presente.

Na quarta-feira (7), será oferecida maquiagem e orientação sobre saúde e beleza ao público feminino em atendimento aos serviços oferecidos pelo Centro de Atenção ao Cidadão. O evento será a partir das 8h, no saguão do Palácio Barbosa Lima.

Na quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Ascomóvel da Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer (Ascomcer) estará em frente à Câmara realizando atendimentos entre 8h e 12h. O Grupo Juiz de Fora em Serenata se apresenta nas escadarias da Câmara às 9h30.

No mesmo dia, às 15h, no plenário, 19 mulheres de destaque nas mais diversas áreas vão ocupar as cadeiras oficiais dos vereadores. Elas vão falar sobre carreira, família, violência contra a mulher, preconceitos, representatividade feminina, quebra de tabus e desafios , zelo social, entre outros.

A programação termina na sexta-feira (9), às 9h, com um encontro exclusivo para as servidoras da Câmara, acompanhada de maquiagem e orientação sobre cuidados com a saúde e beleza.

Conselho Municipal da Mulher

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher destaca que a programação nesta semana pretende melhorar a autoestima, além de criar espaços para discussão das políticas da mulher na cidade e capacitar as que são vítimas de qualquer tipo de violência sobre os direitos delas e onde buscar apoio.

Nesta segunda (5), às 16 horas, haverá a palestra ?Sete Passos Para Melhorar sua Qualidade de Vida e Obter Mais Realização e Sucesso?, ministrada pela master coach e fonoaudióloga Kátia Nascimento. Será realizada no Auditório 1 da Casa dos Conselhos, na Rua Halfeld, 450, 7º andar, Centro e a entrada é franca.

Na quarta-feira (7), às 14h30, a Casa da Mulher receberá roda de conversa sobre higienização para manipulação de alimentos e como retirar agrotóxicos dos mesmos. O bate-papo com entrada gratuita será conduzido pela vice-presidente do Conselho, Sissa Nascimento, na Rua Uruguaiana, 94, Bairro Jardim Glória.

No dia 8, quinta-feira, apresentações de dança pelo grupo Solidance, e de rap, com o Vozes do Equilíbrio serão realizadas a partir das 9h, em uma ação conjunta da Prefeitura e do Conselho CMDM, com Rua São João, no Centro.

Na sexta-feira (9), a partir das 9h, a Praça do Riachuelo receberá ação conjunta do Conselho com a Feira de Economia Solidária. O evento contará com aula de zumba, apresentação de rap, com Vozes do Equilíbrio, aferição de pressão arterial e a comercialização de produtos produzidos por mulheres.

UFJF

Para discutir o papel da mulher na sociedade atual, a Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da UFJF convida as mulheres a participarem do ?Mulher todo dia?. Na quarta-feira (7), será realizado um círculo de mulheres, na Concha Acústica da Praça Cívica da Universidade, das 8h30 às 11h. A iniciativa é gratuita e haverá sorteio de brindes ao final do encontro.

?Nesta manhã, compartilharemos práticas de relaxamento, harmonização e movimentação através da dança. Além disso, faremos uma roda de conversa sobre a vida da mulher na perspectiva da qualidade de vida e bem-estar, mediada por uma enfermeira e uma psicóloga?, informou a coordenadora de Saúde, Segurança e Bem-Estar da UFJF, Renata Faria.


Mais Lidos

Publicidades