Oito novas escolas são construídas e três serão reformadas neste ano. Segundo Semed, expectativa é que rede municipal consiga atender mais de 10.600 alunos.

A reforma da Escola Municipal Antônio Prado foi entregue no início da semana, na Zona Rural de Ji-Paraná (RO), a cerca de 370 quilômetros de Porto Velho. Foram investidos R$ 187 mil na escola que atende mais de 100 alunos do ensino fundamental. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), outras escolas devem ser reformadas ainda neste ano e novas escolas estão sendo construídas.

A escola, situada na linha 206, recebeu melhorias na parte física, com reforma e também ampliações. Também foi instalado carteiro para horta, quadra de areia, drenagem, laboratório de informática, comprados novos utensílios para cozinha, entre outras melhorias.

Rede municipal de ensino

O município é responsável pelos ensinos infantil e fundamental. Segundo a Semed, das 33 escolas da rede municipal, 30 já foram reformadas e outras ampliadas.

As últimas três que ainda vão receber obras são a E. M. Edson Lopes, também na Zona Rural; E. M. Parque dos Pioneiros e E. M. Nelson Dias, ambas na área urbana. As reformas nestas unidades, ainda de acordo com a prefeitura, devem acontecer no decorrer deste ano.

A diretora da Escola Municipal Parque dos Pioneiros, Amanda Cristina Capelazzo, afirma que a reforma é muito necessária para o melhor atendimento aos quase 400 alunos que são atendidos na unidade. "Hoje, nosso único problema, em questão de estrutura, é realmente a questão física do nosso prédio", afirma.

Obras em atraso

De acordo com superintendente da Semed, Márcia Regina, a obra da escola não houve atrasos na entrega da obra. Ela explica que as reformas que têm sido realizadas são feitas com recurso próprio da prefeitura, o que facilita a execução.

?Quando os recursos não são da prefeitura, o processo burocrático é um pouco mais demorado. Aquilo que a gente tem conseguido movimentar com recurso próprio, temos conseguido entregar dentro do prazo?, afirma Márcia.

Segundo a superintendente, hoje em Ji-Paraná, a única obra de melhoria de escola da rede municipal em atraso é a construção da quadra poliesportiva da Escola Parque dos Pioneiros, com recursos federais.

A obra foi iniciada em outubro de 2015 e deveria ter sido entregue em abril de 2016. Mas houve problemas com a empresa que ganhou a licitação e ela desistiu da obra no final do ano passado.

Segundo a direção da escola, em 2017, a obra ficou completamente parada. Um novo processo licitatório será aberto para terminar a quadra.

"Tivemos que fazer um levantamento do que já foi executado, fazer uma nova planilha e uma nova licitação. Já finalizamos a planilha e vamos encaminhar para começar o processo de licitação?, afirma a superintende.

Novas escolas

Ainda de acordo com a Semed, a expectativa é que o número de escolas da rede municipal ainda aumente. Oito novas escolas estão sendo construídas através Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), um recurso do Governo Federal.

Segundo a Semed, seis dessas escolas são de ensino infantil e vão atender a crianças de até 3 anos de idade. As outras duas, são de ensino fundamental e vão ofertar a turmas do 1° ao 9° ano.

As obras de todas estas escolas já foram iniciadas. A Semed não tem uma data final para entrega destas unidades, pois são realizadas pelo Governo Federal e só depois de concluídas serão entregues para a prefeitura, para fazer parte da rede municipal de ensino.

Com a entrega dessas novas unidades, a expectativa da Semed é que a rede municipal aumente o número de alunos atendidos de cerca de 8.000 para mais de 10.600 alunos.


Mais Lidos

Publicidades