Batizada de Aura, tecnologia foi apresentada ao público no ano passado, mas só em 2018 chegará ao serviço de atendimento aos clientes.

A Vivo atenderá clientes no Brasil com uma assistente pessoal, criada com inteligência virtual nos moldes de Siri (Apple), Assistente (Google) e Cortana (Microsoft).

A novidade foi apresentada pela Telefónica, matriz da Vivo, neste domingo (25) durante o Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, na Espanha.

Chamada de Aura, a assistente havia sido apresentada no ano passado, mas só agora chegará aos clientes.

Além do Brasil, onde se chamará Meu Vivo Mais, o serviço será lançado na Argentina, Alemanha, Chile, Reino Unido e Espanha.

Ela fará atendimentos por meio de um aplicativo próprio. A partir de comandos de voz pelo app ou de mensagens pelo Facebook, Aura poderá informar:

  • créditos disponíveis e a data em que vencem;
  • quantos dados ainda restam no pacote mensal;
  • valor da conta e data do vencimento.

"Nós queremos que nosso consumidores falem com a tecnologia e consigam resolver as coisas", afirmou José María Álvarez-Pallete, presidente do conselho da Telefónica.

"Aura simplifica a vida dos nossos consumidores, porque é construída em uma interface de voz. Ela aprende a língua dos nossos consumidores, para que eles não precisem falar a língua das máquinas", diz Mike Evans, presidente-executivo da Telefónica.

Aura também será liberada para conversar com as pessoas pelo Facebook. A integração já funcionará no Chile e na Alemanha, onde os clientes da Telefónica serão atendidos via mensagens enviadas pelo aplicativo de bate-papo Messenger.

A parceria irá além de informações sobre serviços. Quando houver alguma situação de emergência, como uma enchente ou terremoto, e o Safety Check do Facebook for ativado, Aura avisará as pessoas do incidente pelo Messenger e via app. Ela também perguntará a elas se querem informar seus conhecidos.

No futuro, ela será integrada ao Assistente Google e à Cortana, da Microsoft. "A Telefónica é uma das primeiras empresas de telecomunicações a se unir ao Assistente Google", afirmou Scott Huffman, vice-presidente para a plataforma no Google.

Durante o evento, feito na casa do Barcelona, Huffman cometeu a ousadia de perguntar quem é o melhor jogador de futebol do mundo. A resposta seria Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, mas o Assistente Google afirmou que, além do português, "especialistas costumam apontar como melhor jogador do mundo" Neymar Jr. e Lionel Messi.

A parceria entre Aura e Cortana começará a funcionar no Reino Unido ainda em 2018.

"Ela vai abrir um novo horizonte para nossos clientes interagirem conosco", explicou Christian Gebara, vice-presidente executivo de receita da Telefônica no Brasil.

A Vivo é a maior operadora de celular do Brasil. Uma das poucas empresas a ganhar clientes em 2017, quando 8 milhões de acessos foram encerrados no país, a empresa fechou o ano com 74,94 milhões de linhas ativas.


Mais Lidos

Publicidades