Marketing Digital

10 perguntas a serem feitas antes de contratar uma agência de marketing digital

Encontrar a agência de marketing digital ideal é um pouco como namorar: é complicado. Você está no mercado de consultoria empresarial local de alto nível e há muitos candidatos.

Mas você foi queimado no passado pelas táticas de fumaça e espelhos de agências subparticipantes que fizeram promessas sobre seus serviços de consultoria digital que eles simplesmente não conseguiam cumprir.

Então, como você escolhe “aquele” sem desperdiçar seu tempo, dinheiro e sanidade?

A lista de perguntas a seguir tem como objetivo ajudar você e sua equipe a otimizar o processo de tomada de decisão.

Use-os como linha de base e personalize a lista de acordo com as necessidades da sua empresa. Mas antes de torná-lo “oficial do Facebook” com uma agência, eis o que você deve perguntar:

Você pode descrever a ética de trabalho da sua agência?

Ao contratar qualquer empresa para ajudá-lo a navegar pelo labirinto que é consultoria de marketing digital, você deseja uma empresa cujos valores estejam alinhados com os seus.

Identificar a estrutura e a prática da agência para determinar se seus valores, missão e objetivos estão sincronizados é um bom ponto de partida.

Como você mede o sucesso?

As melhores estratégias de marketing são multifacetadas; e o sucesso, por mais definido que seja, nem sempre é rápido ou fácil.

Leva tempo para descobrir o que produz resultados e o que não produz. Qualquer que seja a agência digital que você escolher para fornecer a sua empresa, a consultoria de que ela precisa para prosperar deve ser específica da aparência de sua marca única de sucesso, e vocês dois não podem concordar com a aparência de sucesso, em vez de sucesso, você pode estar caminhando para um desastre.

Quais métricas você monitorará e relatará?

ROI, número de visitas, clique na CTA; você pode avaliar praticamente qualquer coisa hoje em dia – mas nem todas as métricas são iguais em importância. Determine o que é valioso para você e elimine o resto.

Com quem trabalharemos regularmente?

Você desejará saber quem forma a equipe de especialistas em marketing e se será designado um ponto de contato principal para lidar com o gerenciamento diário da sua conta.

Aqui, você também terá uma idéia da cultura da agência e determinará se ela será uma boa opção para sua equipe.

Quantas vezes nos encontraremos com sua equipe? O que podemos esperar dessas reuniões?

Primeiro, pergunte a si mesmo: com que frequência você deseja se encontrar com alguém em consultoria digital? Ou, em vez de consultoria de negócios, você deseja apenas entregar reinados completos, para que eles possam implementar a estratégia e fazer o check-in em uma ligação semanal ou quinzenal.

Determine com que você se sente confortável e defina suas expectativas a partir daí.

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A agencia de marketing digital certa.

Que serviços você oferece?

Web design, direitos autorais, produção de vídeo; arranje uma agência de crescimento que possa fazer tudo. Versatilidade é a chave aqui. Se algum componente for terceirizado, você também precisará saber disso.

Você tem experiência no gerenciamento de campanhas sociais pagas? 

A publicidade digital paga explodiu nos últimos anos, então você deve garantir que a agência tenha experiência em escrever e colocar anúncios no Facebook, Instagram, Google, Pinterest e muito mais.

Com quantos clientes você está trabalhando atualmente?

Sejam 5 ou 15 – é sua decisão decidir quanto é demais. Mas pelo menos você terá uma idéia melhor da capacidade da agência de gerenciar com tempo de forma eficaz e quanto tempo individual você pode esperar realisticamente.

O que é incluído todos os meses em nosso contrato / contrato?

Cubra o que está incluído no seu escopo de trabalho – desde entregas até prazos de entrega. Acredite ou não, isso geralmente passa despercebido e deve ser uma bandeira vermelha imediata.

Quando podemos esperar ver resultados de SEO?

Desconfie de qualquer agência que diga que eles administrarão sua empresa em um ou dois meses a partir do início. Leva tempo para subir no ranking; uma agência estabelecida fará uma análise em sua empresa antes de apresentar uma estratégia de SEO e nunca garantirá os resultados da primeira página em “x”.

Quais são os próximos passos?

Então, você foi ao seu primeiro encontro e obteve as respostas necessárias. O que agora?

Determinar se havia química

Pergunte a si mesmo: você sentiu uma faísca? Houve sinergia natural? Você se vê (e sua equipe) estabelecendo uma parceria bem-sucedida e proveitosa com esta agência de marketing digital? Nosso conselho aqui – embora um pouco clichê – é seguir seu instinto. Quando você sabe, você sabe.

Google eles  

A maioria de nós não compraria um novo liquidificador sem gastar muito em avaliações on-line, então por que assinar um contrato legalmente vinculativo sem fazer o mesmo?

Procurando as principais agências de marcas de cerveja da sua cervejaria em crescimento?

Que tal uma lista de agências de identidade visual de escritórios de advocacia para aumentar sua lista de clientes? Pesquise essas palavras-chave no Google e pronto, você terá sua lista.

Depois de restringir uma lista, faça todas as perguntas, faça sua pesquisa e compreenda verdadeiramente a equipe na qual você está comprando.

Você está prestes a assumir um compromisso de um ano com uma agência de marketing que não mudou sua abordagem (ou o site deles) nos últimos 10 anos? Ou você está em parceria com uma equipe experiente que desenvolveu suas habilidades e estratégias além dos modelos superutilizados e desatualizados de uma agência tradicional?

Pergunte aos seus amigos

Se for uma empresa estabelecida, é provável que alguém em seu círculo tenha ouvido falar dela e até possa ter informações privilegiadas. Mas se a pesquisa aparecer vazia, procure por referências de clientes.

Normalmente, uma agência de marketing digital fornecerá a lista de clientes em seu site, não deve ser muito difícil encontrar uma empresa em que você possa conhecer um funcionário ou ter conexões mútuas no LinkedIn.

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3 Comentários

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  2. Penso que, no momento, o mundo dos blogs pode parecer bastante intimidador para aqueles de nós que estão no início de nossa jornada. Não se engane, venho blogando há mais de dez anos, em várias plataformas, mas só tenho feito um esforço para criar alta qualidade,

    1. Sim, a execução adequada da responsabilidade social corporativa oferece impactos globais positivos, mas também serve como uma forma de construção de marca que se tornou cada vez mais popular.

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