5 maneiras de reduzir a taxa de rejeição e aumentar o tempo de espera no seu site
A taxa de rejeição é uma métrica com a qual você deve estar familiarizado, pois é importante para o SEO. Também é importante para o sucesso do seu site, pois uma alta taxa de rejeição geralmente é um indicador de que algo não está certo.
Isso nem sempre é o caso, pois há algumas situações em que uma alta taxa de rejeição é compreensível. Na maioria das vezes, no entanto, você deve tomar medidas para reduzir ao máximo a taxa de rejeição.
O que é taxa de rejeição?
Entender a taxa de rejeição é essencial antes de tentar implementar soluções para reduzi-la.
A taxa de rejeição é a porcentagem de pessoas que visitam seu site, mas depois saem visualizando apenas uma página.
Na maioria das páginas do seu site, isso não é uma coisa boa. Afinal, é improvável que alguém que visite seu site e saia depois de acessar uma página esteja interessado no que você oferece.
O Google também tem uma visão semelhante a essa. Especificamente, um visitante “saltando” de uma página é um indicador para o Google de que a pessoa não encontrou o que estava procurando. Quanto mais rápido o usuário saltar, maior a probabilidade de ser esse o caso.
Como diminuir a taxa de rejeição.
Otimização de velocidade
Os usuários não esperam pelo carregamento lento das páginas. De fato, se a página demorar mais do que alguns segundos para carregar, você corre o risco de perder o visitante porque não é rápido o suficiente.
Se esse for o caso do seu site, você deve tomar medidas para torná-lo mais rápido. Não esqueça também as versões para dispositivos móveis das suas páginas, pois elas também devem carregar rapidamente.
Ligação interna
Um dos motivos pelos quais as pessoas rejeitam suas páginas pode ser porque você não oferece opções suficientes para permanecer. Links internos nos quais você adiciona links para seu conteúdo em outras páginas são uma solução para isso.
É uma solução essencial, de fato, se o seu conteúdo incluir elementos que exijam explicações mais detalhadas. Se você não fornecer um link interno para essa explicação, o usuário sairá do site para encontrá-lo.
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Conteúdo envolvente
Ter conteúdo na página interessa e envolve os visitantes também é importante.
Se a página é composta principalmente de texto, você também precisa garantir que seja legível, pois grandes blogs de texto e frases longas afastarão os visitantes.
Isso se aplica mesmo quando o conteúdo em si é fantástico – se parecer assustador de ler, os visitantes nunca saberão o quão bom é, pois irão “saltar” para encontrar uma alternativa que se pareça menos com uma tarefa.
Adicionando Mídia
A partir do último ponto, uma ótima maneira de tornar seu conteúdo mais atraente é adicionar mídia. Isso inclui vídeos, animações, imagens, infográficos e muito mais.
Isso oferece aos visitantes uma alternativa à leitura de texto, além de ser mais fácil explicar um conceito, serviço ou produto em um vídeo curto do que em palavras.
Segmente as palavras-chave certas
Como mencionado acima, as pessoas retornarão da sua página se não acharem que ela responde às suas perguntas.
Isso pode acontecer se o seu conteúdo não for bom o suficiente, mas também por acidente, ou seja, suas páginas que aparecem nos resultados de pesquisa de palavras-chave não relacionadas ao seu setor, produtos ou serviços.
A solução é refinar sua estratégia de palavras-chave para garantir que você segmente as corretas.
Ao seguir cada uma das etapas acima, você verá sua taxa de rejeição começar a cair.