Estratégia

5 táticas de utilizar SMS em sua empresa

A melhor maneira que existe de fazer um negócio faturar é torná-lo conhecido. Para isso, é extremamente necessário um projeto de marketing de qualidade. Por meio do recurso das mensagens de SMS, é possível fazer tudo isso através de uma comunicação de qualidade.

Independente do segmento da empresa ou da área do seu mercado, a comunicação rápida, clara, precisa e objetiva se faz imprescindível independente do tempo de atuação, tamanho do negócio ou mesmo outras particularidades que diferenciam as marcas.

Dessa forma, em uma fábrica de brocas ou em um restaurante, o disparo de mensagens de texto consiste em um método eficaz de levar a informação na mão do cliente. Além do mais, é uma forma de abrir a janela para públicos novos.

Por este motivo, os detalhes do funcionamento do marketing por SMS na prática de uma companhia, seja ela tradicional, com uniforme NR10 personalizado, ou uma startup de contabilidade, serão comentados como tema deste texto.

Junto a isso, será ilustrada também a importância deste método de publicidade e comunicação das empresas com os seus clientes e com os chamados prospectos, que consistem nos indivíduos que têm o potencial de comprar no futuro.

Por fim, serão listadas cinco formas de fazer uso das mensagens de texto no marketing, seja para oferecer um serviço, comunicar as informações de um processo comercial ou vender produtos como persiana horizontal 2 metros de forma rápida na internet.

Como funciona o SMS no marketing?

O SMS marketing consiste no uso de mensagens de texto para smartphones com o intuito de promover e vender serviços e produtos. 

Isto quer dizer que, por meio de poucas palavras, é possível informar oportunidades, ofertas e inovações da marca.

A tática possui as suas vantagens, especialmente por ser um método barato e que dispõe de grande percentual de abertura pelos prospects.

Por meio dele, é possível se comunicar com os clientes em qualquer horário do dia, de forma prática e eficiente. 

A taxa de conversão é mais alta e o gasto é relativamente pequeno, levando em conta o número de clientes alcançados.

Além do mais, os disparos de mensagens de texto durante as campanhas podem auxiliar a companhia a direcionar o público para outros canais de comunicação. Isso é útil para manter o contato continuamente íntimo com o consumidor e entregar em diferentes canais. 

Outro benefício inerente ao funcionamento da ferramenta de SMS no marketing é a disposição de uma maior taxa de abertura nos disparos.

A enorme vantagem do método é que ele pode causar impacto a qualquer pessoa que possua um número de celular. Afinal de contas, são poucas as pessoas que não possuem um celular nos dias de hoje.

Desde o pedido de um prato de comida pelos aplicativos até a compra de um novo tapete personalizado para loja, tudo pode ser feito por ele. E é justamente nestas horas que o serviço de mensagens automatizadas fazem uma grande diferença.

O SMS possui uma taxa de abertura bastante satisfatória, cerca de noventa e oito por cento. Isso constitui uma vantagem maior em relação a taxa de abertura de e-mail, por exemplo. 

Esse percentual de visualização e sucesso no disparo dos textos torna-se ainda mais simples com uso de técnicas como a SMS Solutions, dentre outras do mercado.

Além do mais, existe o registro de um aumento sucessivo e constante das taxas de conversões de clientes e vendas também.

Graças ao seu grande número de aberturas, a probabilidade da ocorrência de uma conversão se torna, por consequência, absurdamente maior. É bastante provável que o lead, o visitante que deposita os seus dados na empresa, clique no link para a ação.

Tanto em divulgações de condições especiais de compra, ou mesmo descontos, por exemplo, existe uma grande possibilidade de que, no final das contas, as vendas aumentem muito.

Nesta mesma linha, a fidelização do cliente também entra na lista. O SMS marketing também é bastante útil para estreitar as relações entre a empresa e o cliente. 

Por este meio, torna-se possível fazer promoções, planos e até mesmo pesquisas de satisfação. 

Essas táticas fazem com que o cliente se sinta valorizado e o impulsiona a comprar novamente da empresa que a utiliza, o que consequentemente auxilia no processo de fidelização.

Até mesmo uma instalação eletrica ar condicionado split pode se tornar mais satisfatória para o cliente que receber prontamente todas as informações, do início ao fim do atendimento, pelo celular.

Inclusive, esse nível de satisfação é o que proporciona que este mesmo consumidor venha a adquirir novamente estes serviços no futuro, pelo mesmo canal onde foi atendido.

Entrega das informações

O bom uso do SMS como tática de marketing é extremamente eficiente por conta do seu custo-benefício. Além de ser objetivo, simples e com baixo valor de investimento, a sua entrega de mensagens é imediata.

Em contrapartida das campanhas direcionadas aos e-mails, que necessitam de que a pessoa possua uma conexão com a internet para ter em mãos a informação, a mensagem de celular é enviada de forma imediata, além de não correr o risco de cair no SPAM.

Basta apenas o usuário olhar para a tela do smartphone para visualizar a notificação da mensagem de SMS, o que proporciona, por si só, uma grande taxa de abertura.

Finalmente, uma das principais marcas do uso de SMS marketing nas companhias é o seu custo de investimento, que consiste em um valor extremamente pequeno, quando comparado com a utilização de outras ferramentas digitais.

Ainda nos departamentos de publicidade que dispõem de um orçamento limitado podem tranquilamente apostar nessa solução e abraçar os benefícios de seus resultados.

Isso ocorre pelo fato do custo por disparo ser bem pequeno, e com a ajuda das ferramentas disponíveis no mercado, é possível realizar esses envios em massa sem gastos exorbitantes com as mensagens.

Qual a importância deste meio de comunicação?

Observando as qualidades do método, que faz com que ele saia na frente dos outros estilos de comunicação, é possível concluir que ele possui o potencial de ser uma ferramenta poderosa para o sucesso de um empreendimento.

Tal como um bloco de pedido personalizado, o SMS possui uma praticidade sem igual no armazenamento das informações dos clientes. E é por esta razão que ele possui grande importância para o marketing.

Para listar de maneira sistemática, é possível afirmar que as qualidades dessa técnica em comparação às outras é o fato dela proporcionar um aumento significativo da:

  • Proximidade e bom relacionamento com o cliente;
  • Acompanhamento contínuo das compras;
  • Praticidade e comodidade ao comprar;
  • Publicidade eficiente e barata.

Por meio do bom uso de qualquer técnica de marketing, se faz possível alcançar a atenção de um vasto público no mercado.

Mas, é somente por meio dos SMS que as informações, validações e confirmações são entregues e realizadas sem proporcionar riscos maiores de ruído na comunicação.

Formas de usar o SMS marketing

Por fim, e para que seja proveitoso o estudo a respeito desta ferramenta, será de grande serventia oferecer algumas orientações práticas para o uso das mensagens de SMS na campanha publicitária de uma companhia.

Seja vendendo produtos esportivos, de lazer ou de uso grupal, como uma tenda pantográfica dobrável ou uma piscina inflável, o fluxo de comunicação precisa ter como objetivo o fornecimento de informações simples, ao dispor do cliente 24 horas por dia.

Seguindo esta linha de raciocínio, a boa utilização do SMS marketing será aquela que se preocupar, para início de conversa, com as cinco tendências básicas, que consistem em:

  1. Anunciar novidades do mercado;
  2. Difundir cupons de desconto;
  3. Disparar convites para eventos;
  4. Atualizar dados das compras online;
  5. Enviar códigos de confirmação.

Por meio da divulgação daquilo que é novo, da publicidade feita com o jogo dos descontos, do envio de convites e da marcação de presença na vida do público, a empresa consegue reservar o seu lugar na consciência dos interessados.

Por meio da manutenção contínua dos dados de compra, e do envio deles por meio das mensagens de texto, junto com a confirmação dos processos e validações de login, a instituição mantém a sua presença digital marcada com agilidade e excelência.

Considerações finais

Portanto, nem mesmo um serviço de reforma doméstica ou impermeabilização de piso de concreto empresarial é oferecido, feito e promovido sem o uso do marketing nas suas campanhas.

Graças às mensagens de SMS, é possível fazer com que a empresa acompanhe a revolução digital, proporcionando aos clientes respostas rápidas e eficazes, mesmo quando eles não estejam conectados a um sinal de internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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