5 transformações tecnológicas nas empresas
As transformações tecnológicas vieram para ficar. Estão em todos os lugares e, uma hora ou outra, somos obrigados a nos adaptar ao ambiente já transformado pelo avanço do digital.
Essa afirmação é válida tanto para o usuário de algum serviço, ao usar uma rede social, comprar algum produto ou entrar em uma loja e para as empresas que oferecem as experiências, seja para venda de delivery ou fornecimento de equipamentos para laboratórios.
Isso porque não estar pronto nem inserido dentro das transformações tecnológicas tende a gerar um atraso na competitividade, ocasionando a perda de interesse do público e o baixo rendimento.
Portanto, é mais do que urgente entender e conhecer as ferramentas tecnológicas que evidenciam as transformações.
Pensando nisso, preparamos este artigo trazendo um pouco da história dessa evolução, as ferramentas envolvidas no processo e muito mais que você precisa para se sentir preparado e pronto para crescer com a sua empresa a partir das novas tecnologias.
O início de tudo
É possível dizer que as transformações tecnológicas ocorrem desde que o mundo é mundo. A invenção dos computadores foi um grande marco, em seguida os celulares prontos para fazer qualquer tipo de atividade possível.
Mas, não precisamos ir tão longe. Só nos lembramos da revolução industrial, quando a inserção de novas máquinas acelera todo o processo de trabalho. Daí para frente, a cada inovação, o ambiente e toda a rede sofre um impacto.
Para saber como abrir uma empresa de manutenção, no geral, podemos entender tecnologia como a aplicação de conhecimento, sistemas e técnicas para realizar alguma função da atividade humana, seja ele voltado para manutenção industrial, como a própria revolução mostrou, ou para ligar o ar-condicionado com o celular.
Assim, a transformação tecnológica, ou a inovação de uma tecnologia existente, serve para aumentar os resultados de uma atividade, tornar os processos mais automáticos, produtivos e eficientes para atingir um fim em específico.
Quais são as transformações tecnológicas?
Com certeza você pensou em alguns exemplos enquanto passava pela definição do termo, mas, se não, vamos apresentar algumas das principais transformações tecnológicas nas empresas e explicar porque são essenciais.
Entre as ferramentas que iremos destrinchar durante este artigo, estão:
- Marketing digital;
- Analytics;
- Big data;
- Tecnologia nuvem;
- Inteligência artificial.
Abaixo, conheça cada um destes termos e, no final, esteja pronto para aplicar, não importa qual for o negócio.
- Marketing Digital
Esse é o mais conhecido e aplicado por empreendedores. Você provavelmente já passou por algum traço do marketing digital ao usar o smartphone ou notebook. Seja comprando algum produto ou navegando pelas redes sociais.
Isso porque estamos falando de um processo de superação ou atuação conjunta do marketing tradicional, onde a marca não procura mais o seu cliente.
Agora, é ela que faz com que o visitante curioso, cliente ou persona vá até a empresa.
Usando os recursos da internet, como a produção de conteúdo em blogs e redes sociais, a marca divulga materiais relevantes e úteis para o seu público.
A transformação tecnológica aqui está inserida justamente no relacionamento com cliente, completamente transformado pelo avanço da internet, cada vez mais presente na nossa sociedade.
Dessa forma, alguém interessado por artefatos de cimento, pode pesquisar no Google pelo termo e ler uma matéria a respeito do tema no blog de vendas de material de construção.
Aos poucos, a pequena dúvida solucionada vai se converter na venda final do produto, dentro da área de vendas da empresa.
- Analytics
Se com o Marketing Digital a sua empresa já começa na frente daquela que não tem essa prática, com o uso de ferramentas de Analytics, o trabalho será ainda mais consistente, eficiente
Com o auxílio de ferramentas especializadas em Analytics, você consegue captar os dados de engajamento do seu público, as ações que estão dando certo, aquelas que precisam de melhorias e muitas outras possibilidades de entender quais caminhos seguir com a empresa.
A ideia aqui é facilitar o rastreio, coleta e análise de dados para auxiliar no trabalho da equipe de vendas e marketing.
Dessa forma, você pode entender por que as pessoas não estão comprando o seu spray drying, por exemplo. Tem a ver com o preço ou com a estrutura do site?
Essa e muitas outras perguntas podem ser facilmente respondidas com o auxílio de estratégias de marketing analytics.
Em um mundo cada vez mais competitivo, acelerado e caótico, é urgente o uso de ferramentas de Marketing Analytics, a fim de entender o seu público e direcionar as estratégias da empresa com muito mais sabedoria.
- Big Data
O Big Data entra na seleção das transformações tecnológicas essenciais para aplicar nas empresas tendo em vista sua capacidade de lidar com a enorme quantidade de dados gerados por milhões de pessoas hoje em dia.
Se com o Analytics você tem o acesso com os dados das redes sociais e sites, como cliques e acessos, o conjunto de técnicas que compõe o Big Data processa os dados com alta velocidade, facilitando a análise das informações de forma muito mais organizada.
Dentro de uma empresa, é sinal de melhoria na eficiência, rapidez nos processos de trabalho e maior entendimento da realidade em que a companhia se encontra.
Conforme os anos passam, cada vez mais empresas optam pelo uso do Big Data na coleta de dados. Além de auxiliar no entendimento geral da marca, também ajuda a compreender o consumidor e aumentar os lucros.
- Tecnologia na nuvem
Impensável há poucos anos atrás, acoplar todos os dados de uma empresa, desde informações de funcionários e clientes, dentro de uma espécie de uma nuvem, é uma das grandes transformações tecnológicas atualmente.
Também chamada de “cloud computing” ou computação na nuvem, esse recurso permite o agrupamento e armazenamento de todos os tipos possíveis de materiais encontrados no mundo digital.
No caso de uma empresa, vai das informações pessoais já mencionadas neste tópico, até planejamentos, imagens, vídeos, aplicativos, sistemas, hardwares, enfim, os exemplos são infinitos.
Pode servir até para armazenar o histórico de tinta epóxi preço da sua loja, por exemplo. Assim, a consulta pode ser facilitada.
Para acessar os dados, basta possuir uma conexão com a internet e o contrato com um provedor desse tipo de serviço. Você consegue acessá-los de qualquer lugar e de qualquer computador.
A vantagem está na máxima segurança envolvida, além de minimizar o uso constante do funcionário no acesso com as pastas e documentos.
Dessa forma, em casos de panes no sistema, quedas de energia, você pode descansar em paz e respirar tranquilo que todos os seus dados estarão intactos e seguros.
- Inteligência artificial
Por último, temos o uso de inteligência artificial na otimização dos processos.
Você pode até achar que isso é assunto de filme de ficção científica, mas com certeza já lidou com o assistente em bot de um site de vendas a fim de tirar alguma dúvida.
Indo muito além disso, sistemas de inteligência artificial conseguem fazer todos os processos mencionados com máxima eficiência, sem a necessidade de vigiar, analisar constantemente ou apertar o botão de liga e desligar.
Das transformações tecnológicas, essa é uma que podemos dizer que está evoluindo diretamente, de acordo com o contexto envolvido.
A sua equipe pode ser a próxima a inovar no campo da inteligência artificial, seja para auxiliar nas questões de piso laminado colocado com rodapé preço ou no atendimento ao cliente de forma específica, que só a sua empresa tende a enfrentar.
A sua própria agência pode usar da inteligência artificial com o fim de organizar as tarefas, gerar relatórios específicos, realizar previsões com base nas análises, colocar a mão na massa em alguns trabalhos e outras diversas funções.
As tendências a partir das transformações tecnológicas
Em 2020, o mundo se viu enfrentando a crise da COVID-19, uma doença que afetou todo um estilo de vida e obrigou empresas a pararem seus serviços e mudarem para o chamado home office.
Esse modelo de trabalho está com nós até hoje e promete se estender para sempre.
De forma semelhante, outras tendências podem ser criadas a partir das transformações tecnológicas. Confira um pouco sobre os principais deles agora.
O 5G
A quinta geração de telefonia, ou o 5G, promete aumentar a velocidade em termos nunca antes imaginados. A sua chegada no Brasil é o cenário de soluções em diversos campos e estratégias, indo do marketing para as vendas.
As conexões entre aparelhos serão ampliados, gerando uma hiperconectividade constante. E, sem dúvidas, as empresas habilitadas com as transformações tecnológicas listadas acima estarão entre as mais avançadas para lidar com o 5G.
Não importa a sua modalidade de serviço, seja com foco em venda de EPS isopor ou agronegócio, o uso do 5G vai com certeza transformar a sua marca.
Metaverso
Uma realidade ligada entre o mundo virtual e o real já existe. É o Metaverso. Se isso é um contexto vivido por grandes corporações, com a chegada do 5G, a facilidade de participar dessa inovação estará a poucos passos de distância.
Estar 100% em um espaço online, entre funcionários e clientes, fazendo atividades do mundo real dentro dele, é uma ideia que pode assustar alguns empreendedores. É
Ou seja, é uma ampliação do que já é possível de verificar no home office e em ações de marketing em jogos.
As possibilidades de atuação e redução de custos são enormes e com certeza será o espaço em comum no futuro.
Criação de ambiente e aplicação das transformações
De nada adianta inserir as transformações tecnológicas que vimos neste artigo se o seu ambiente de trabalho de uma fabricante de amaciante, por exemplo, não está pronta para usufruir das inovações como benefício na produção do produto.
Portanto, estude bastante, converse com suas equipes e veja qual a melhor ferramenta para auxiliar o crescimento da sua marca.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.