Diversos

A moda e o consumo consciente

As indústrias de moda são uma das maiores responsáveis por causar degradação ambiental. 

A moda circular busca ajudar neste problema. É sobre isso e muito mais que você verá neste artigo! 

O que é o consumo consciente

O consumo consciente representa o tipo de consumo que podemos assumir para garantir uma vida melhor para o meio ambiente.

Para consumir de forma consciente, não significa guardar dinheiro para investir em peças de roupas caras por serem sustentáveis, mas significa que podemos mudar alguns hábitos para diminuir esses impactos!! 

Quais seriam alguns desses hábitos? Para começar, são diversos hábitos que podemos deixar de lado, em relação às peças de roupas. Veja a seguir alguns desses:

  • Investir em roupas de qualidade

Mesmo que você pague mais caro, investir em roupas de qualidade é essencial para que você não precise ficar sempre trocando de peça, de forma que contribua ainda mais para o consumo degradativo da natureza. 

  • Doar roupas

Em vez de descartar suas roupas, doe para quem precisa. Além de evitar que as peças sejam descartadas em áreas naturais, você faz o dia de quem estava precisando. 

  • Costurando partes com pequenos rasgos

Se a sua peça estiver com pequenos rasgos, não há necessidade de comprar outra peça igual. Apenas costure e continue usando normalmente. 

Aos adeptos deste consumo, saiba que a natureza agradece! E claro, se você tiver condições de investir em peças menos prejudiciais à natureza, faça isso! 

Como consumir de maneira consciente – moda circular

  • No lugar de comprar peças específicas, alugue-as.

Essa é uma boa ideia para evitar o descarte precoce de peças em boas condições. Para evitar futuros desperdícios com roupas, no lugar de comprar mais peças de roupas, provavelmente desnecessárias, alugue.

  • Faça menos compras.

Será que você realmente precisa de mais roupas ou deseja apenas gastar? Talvez você tenha gostado muito de uma peça, mas antes de comprar, pense se você realmente precisa dessa roupa.

  • Monte looks diferentes com peças que você já tem em seu guarda roupa.

Na maioria das vezes, por apenas pensar que está sem roupa, já é automático ir direto às compras. Porém, antes de tomar essa decisão, você já experimentou combinar looks diferentes, dos quais nunca provou com peças que você já tem em seu closet? 

  • Compre em brechós de luxo! 

Dessa forma, comprando em um brechó de luxo você contribui com a natureza reaproveitando roupas usadas, deixando de estimular a produção de novas peças (o que contribui para a degradação do meio ambiente). E o melhor, é que por serem roupas de luxo, contam com boa qualidade e mais durabilidade. 

Quais são os impactos causados pela indústria da moda na natureza

Cerca de 8% da emissão de gases carbônicos na atmosfera é causada pelas indústrias de moda, que perdem apenas para o setor de petróleo. A fibra poliéster é uma das fibras mais usadas por essas indústrias, sendo responsável por descartar cerca de 32 milhões de toneladas de lixo, do total de 57 bilhões de toneladas globais. 

Fazer o uso de fibras orgânicas, como o algodão orgânico é uma das melhores opções para consumir de forma consciente. 

Embora isso seja positivo para nós consumidores, quando compramos peças com preços mais baixos, acabamos ocasionando um alto impacto na natureza, até porque, o material é do mais inferior possível, diferente dos tecidos feitos a partir do algodão orgânico, que é um tipo de tecido menos prejudicial a natureza. 

Oposto da moda circular: método de moda fast fashion e os impactos na natureza

Diferente da moda circular, fast fashion é o método utilizado para os consumidores que desejam fazer a compra de peças rápidas, lançando coleções das grandes marcas com preço mais acessível.

São cerca de 400% mais emissões de carbono na atmosfera emitidos devido a esse método de venda e consumo. 

Esse carbono é emitido no processo de fabricação das peças de roupas. Outro ponto que contribui demais para a degradação ambiental é o descarte dessas peças, já que 25% delas são enterradas na natureza, como lixo. Para que esse tipo se decomponha totalmente, são necessários 200 anos! Infelizmente não sabemos como nosso mundo ficará se isso não for parado o quanto antes! 

O poliéster, que não é uma fibra orgânica, representa cerca de 55% de todo o mercado de fibra. 

Moda circular

Você sabe o que é moda circular? A moda circular conta com 3 princípios econômicos: oferecer melhorias para a produção dos recursos, aumentar o capital, preservá-lo e fomentar o resultado de processos. 

Dentro desses princípios, podemos determinar o ciclo de vida de uma peça, desde de sua fabricação até o fim de sua vida. 

Hoje em dia, é possível fazer a reciclagem de 90% das peças de roupas, porém, desses 90%, apenas 15% serão reutilizados.
Para colocar esse conceito em prática, basta contar com os seguintes pontos:

  • Saber sobre a cadeia de suprimentos
  • Exigir sinceridade dos fornecedores e ser sincero
  • Inovar nas escolhas 
  • Trabalhar junto de outras empresas
  • Se tornar parceiro de fornecedores que possam agregar melhorias
  • Escolher matérias-primas sustentáveis
  • Contar com um bom laço de clientes

De início talvez pareça difícil, porém, não é tão difícil realizar a prática deste conceito! A natureza clama por nossa ajuda, não podemos ignorá-la! 

Esperamos que este artigo tenha lhe proporcionado as informações procuradas por você, sobre consumo consciente e moda circular!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo