Antibióticos podem causar cárie?
Antibióticos são medicamentos naturais ou sintéticos, capazes de matar ou bloquear o crescimento de bactérias e, por isso, são usados em tratamentos contra infecções bacterianas.
Durante o processo de digestão desses medicamentos, o organismo os transforma em açúcar, por esse motivo, existe entre a população a ideia de que antibióticos causam cáries.
Na verdade, os antibióticos não causam a cárie, que ocorre na cavidade oral. O que acontece é que para tornar o gosto mais agradável para as crianças, esses medicamentos contam com um alto teor de açúcar.
Esse açúcar é somado à acidez do medicamento e, quando não ocorre uma boa higienização dos dentes durante a fase de tratamento, essa junção pode resultar no surgimento de cárie.
Ela ocorre quando os microrganismos que as causam prevalecem na boca e, quando esses microrganismos metabolizam o açúcar, é produzido um ácido que termina na desmineralização dos dentes.
O que vai determinar o aparecimento do problema ou não, serão os cuidados diários com a escovação bucal da criança. No entanto, muitos pais não sabem disso e culpam a medicação.
Existe algum antibiótico que cause cárie?
A tetraciclina é um tipo de antibiótico que pode levar ao escurecimento, estrago ou às manchas nos dentes. Indicado para tratamentos como pneumonia, faringite, bronquite, dentre outras, esse é o que mais causa manchas nos dentes.
O detalhe é que esse efeito colateral só acontece no período de formação dos dentes. Isso porque, a tetraciclina consegue se unir à dentina dos dentes que estão em formação, provocando manchas.
Claro que tudo vai depender da quantidade que está sendo ingerida e de fatores como a idade do paciente, por isso, muitos pediatras evitam receitar essa fórmula.
O nível de estrago também varia conforme o tempo de uso e a idade, ademais, o medicamento não afeta a funcionalidade dos dentes. As manchas podem ser amareladas, castanhas ou cinzas, distribuídas uniformemente na coroa, em bandas ou faixas da dentição.
Como evitar a cárie durante o uso de antibiótico
Durante o uso de antibióticos, é fundamental que os pais sigam algumas regras para evitar o surgimento de manchas ou, até mesmo, estragar os dentes dos pequenos. Veja alguns deles:
- Escovação adequada;
- Escovar os dentes após medicamento;
- Escovar a cada refeição;
- Seguir as orientações médicas;
- Hidratar;
- Respeitar a dosagem.
De maneira geral, os antibióticos, com exceção da tetraciclina, não causam males aos dentes quando são administrados corretamente e seguidos de uma excelente escovação.
Evitar esses ou quaisquer problemas com a saúde da boca é para muitos algo inatingível. Isso porque, tratamentos dentários, sejam funcionais ou estéticos, costumam pesar muito no orçamento.
A importância de um plano odontológico empresarial
É fundamental que todos os membros de uma família cuidem de seus dentes adequadamente e sob orientação profissional, já que isso tem um impacto direto na qualidade de vida, relacionamentos profissionais e pessoais e na autoestima das pessoas.
Pensando nisso, muitas empresas entenderam que para melhorar o desenvolvimento de seus funcionários, fazendo-os se sentirem mais valorizados e saudáveis, uma vez que a boca é porta de entrada para todo o organismo, empresas estão investindo cada vez mais no odonto empresarial.
Todos sabem que os tratamentos odontológicos são muito importantes na vida das pessoas. Problemas dentais podem afetar a mastigação, a fala e até a respiração de um indivíduo.
Quando isso acontece, todo o seu organismo pode ser atingido, já que ele poderá encontrar dificuldades para se alimentar, dormir e se relacionar.
Plano odontologico para empresas é importante não apenas para o paciente, mas o benefício pode ser estendido para seus familiares, sem que isso cause grande impacto na conta da empresa.
As vantagens também se estendem à organização, uma vez que funcionários que se sentem mais valorizados tendem a trabalhar melhor, dão mais valor ao emprego, ficam mais motivados, além de reduzir o número de faltas e atrasos por problemas de saúde bucal, que é um dos grandes motivos de absenteísmo.
Plano odontologico empresarial preços é capaz de atrair os melhores candidatos,além de reter os bons funcionários.
A razão disso é que muitos talentos se preocupam muito com a lista de benefícios que a empresa oferece, principalmente quando se estendem aos seus dependentes.
Estar bem com o sorriso, seja por questões estéticas ou funcionais, é um assunto a ser levado com seriedade já que isso tem impacto direto na saúde pública. Plano dental para empresa pode fazer a diferença na vida das pessoas por tornar os tratamentos acessíveis.
Muitas pessoas sofrem com problemas emocionais causados por traumas, rejeição e isolamento.
Inclusive, é comum ver programas de TV que ganham audiência expondo pessoas desesperadas por consertar a aparência dos dentes que, normalmente, é o que mais incomoda.
Existem benefícios odontológicos para empresas de qualquer porte, inclusive, plano odontologico pme conta com um leque de serviços incluídos que vão desde consultas à atendimento emergenciais 24 horas.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.