Marketing Digital

Automação de marketing: como pode ajudar uma empresa?

Automação de marketing é um conjunto de ferramentas e tecnologias que têm o objetivo de simplificar as estratégias, de modo que elas sejam mais escaláveis e eficazes.

É praticamente impossível tratar de marketing digital sem falar sobre as ferramentas de automação. Isso acontece porque o público disponível é muito grande, e as estratégias de marketing para atrair as pessoas são muito variadas.

Tentar fazer tudo manualmente é impossível, e mesmo que a empresa consiga, no mínimo, vai perder muito em qualidade, colocar em risco o orçamento e dificilmente alcançar os resultados que deseja.

A boa execução depende de ferramentas que diminuem esse desafio e potencializam os efeitos das ações.

A automação de marketing serve para ajudar as empresas a alcançarem seus potenciais clientes, de maneira totalmente personalizada. Só que parte dos empreendedores e gestores não entendem muito do assunto.

Quem está começando a investir em marketing agora, precisa conhecer os recursos de automação, uma vez que eles têm muito a oferecer para o negócio.

Neste artigo, você vai descobrir o que é automação de marketing, quais são as melhores ferramentas de automação, os benefícios que elas trazem para o negócio e o momento certo para investir nelas.

O que é automação de marketing?

A automação de marketing nada mais é do que o uso de tecnologias que automatizam os processos e ações, aumentando a eficiência e a escalabilidade, além de ajudarem a melhorar o relacionamento com clientes e potenciais clientes.

Qualquer execução de estratégias de marketing feita por meio de tecnologias é considerada uma automação, como o disparo de e-mails, uso de chatbots, agendamento de publicações nas redes sociais, entre outros.

Quando uma empresa de pintura residencial interna investe em automação de marketing, não faz isso de maneira pontual. Em outras palavras, esse processo é aplicado em várias práticas, ativando uma tarefa após a outra.

Esse recurso pode ser aplicado em qualquer estratégia, principalmente naquelas relacionadas ao inbound marketing. Contudo, a intenção é automatizar a gestão de leads no funil de vendas, amadurecendo-os para o momento da compra.

Mas também é possível investir nessa prática no pós-venda, pois existem ações voltadas para a fidelização de clientes.

Em vista disso, a automação de marketing serve para executar as tarefas automaticamente, sem que para isso seja necessário intervenções manuais.

Melhores ferramentas de automação

Dentro dessa área, existem algumas ferramentas de automação que se destacam e que costumam ser usadas pela maioria das empresas e profissionais de marketing. São elas:

1 – RD Station

Essa ferramenta é líder em softwares de automação no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pela Rock Content.

Ela foi desenvolvida pela empresa brasileira Resultados Digitais, isso é a principal vantagem, uma vez que está totalmente em português, além de trazer muitos outros benefícios.

Ao usar esse recurso, uma empresa de reforma fachada consegue realizar diversas tarefas, como:

  • Disparar e-mails;
  • Otimizar conteúdos;
  • Criar ações de automação;
  • Criar landing pages;
  • Gerenciar as redes sociais;
  • Gerenciar a base de contatos;
  • Configurar o lead scoring;
  • Acompanhar ações de usuários.

Também pode ser integrada a um software CRM e possui diversos planos de contratação, e cada um apresenta um limite de funcionalidades.

2 – Mautic

Esta é uma ferramenta de automação gratuita e de código aberto, portanto, profissionais com conhecimento em programação podem melhorá-la e oferecer suporte.

É possível incrementar suas funcionalidades por meio de plugins e integrações com outras ferramentas, e mesmo quem não conhece muito sobre o assunto, pode usufruir de várias funcionalidades.

Deste modo, a marca consegue gerar e nutrir leads, criar landing pages, fazer campanhas de automação e monitorar as redes sociais.

3 – MailChimp

Esse software surgiu como uma ferramenta de e-mail marketing acessível para os pequenos negócios, mas ao longo do tempo, se transformou em uma plataforma completa.

Uma empresa de limpeza de fachada com hidrojateamento pode usá-la como ferramenta CRM, criar landing pages e formulários de cadastro, segmentar os leads, editar imagens, acompanhar jornadas de compra, fazer testes, pesquisas e relatórios.

Benefícios da automação de marketing

De acordo com a pesquisa Marketing Tools Latam, cerca de 68,9% das empresas latino-americanas utilizam algum tipo de ferramenta de automação, o que mostra uma adoção expressiva.

Isso acontece porque o mercado está cada vez mais exigente e competitivo, mas ao investir em um software de automação, o negócio tem acesso a várias vantagens nesse sentido, como:

Funil de vendas mais eficiente

Ser eficiente é fazer as coisas da melhor maneira, visando o rendimento do processo e o melhor caminho para se chegar onde se quer.

As ferramentas de automação tornam o funil de vendas mais eficiente porque otimiza o tempo que o vendedor precisa, melhora o relacionamento com o cliente, favorece a abordagem nos momentos mais adequados e ajuda a evoluir os leads.

Promove a integração entre as equipes

Com essas ferramentas, todas as estratégias de marketing de um fabricante de tela de proteção para aves se concentram em um só lugar, portanto, vendedores e equipe de marketing conseguem ter acesso a elas.

Eles recebem alertas sobre as tarefas, acompanham a evolução dos potenciais clientes e avaliam o desempenho das ações, e isso promove a integração entre as equipes.

Reduz o custo de aquisição de clientes

Custo de aquisição de clientes (CAC) é um indicador que mostra o quanto a empresa precisa investir para conquistar um cliente novo.

Ao usar as ferramentas de automação, o custo fica muito abaixo, visto que o mesmo processo pode ser replicado para várias pessoas.

Diminui o ciclo de vendas

O objetivo do funil de vendas é amadurecer os potenciais clientes até que eles estejam prontos para comprar, e por meio da automação, os vendedores só vão abordar quem realmente está qualificado para a venda.

O tempo que uma empresa de serviço de reforma residencial leva para fazer isso diminui, e os vendedores não perdem mais tempo tentando convencer alguém que não está interessado na solução.

Aumenta a produtividade da equipe

Se a marca tivesse que monitorar cada ação que cada potencial cliente realiza ao longo do funil de vendas, com certeza perderia muitas oportunidades.

Quando a empresa constrói uma base de leads expressiva, não pode perder tempo ao trabalhá-los, e as ferramentas de automação ajudam nesse sentido, aumentando a produtividade da equipe.

A mesma mensagem de e-mail pode ser replicada para milhares de contatos, pois os envios são feitos automaticamente. Enquanto isso, a equipe de marketing pode se dedicar a atividades mais complexas.

Quando investir em automação?

Para aproveitar todos os benefícios trazidos pela automação de marketing, uma empresa de portão de ferro tubular precisa saber quando é o momento certo de começar a investir.

Para descobrir essa resposta, primeiro é necessário avaliar algumas questões inerentes à companhia. Em primeiro lugar, verifique se a sua marca está criando e publicando bons conteúdos.

Isso é importante porque quando alguém pesquisa alguma coisa na internet, seu objetivo nem sempre é comprar, na verdade, o consumidor moderno quer obter informações dos mais variados tipos

Só que esses materiais precisam ser mapeados, considerando a jornada do comprador, outro ponto que precisa ser analisado pela corporação.

Por exemplo, uma empresa de gerenciamento de frota de caminhões deve criar conteúdos para os leads que estão no topo, meio e fundo do funil.

Além disso, certifique-se de que as equipes de marketing e vendas estão alinhadas, afinal, uma depende da outra para obter resultados.

Os vendedores precisam do marketing para receber potenciais clientes maduros, enquanto oferecem insights sobre o perfil do cliente que as estratégias de marketing devem impactar.

O momento certo de investir em automação de marketing também depende da quantidade de leads orgânicos que a empresa é capaz de gerar.

Além disso, a companhia precisa ser capaz de identificar a linguagem corporal de seus clientes e potenciais clientes em todos os seus pontos de contato, dentro e fora da internet.

Ademais, verifique se o negócio está realmente pronto para expandir seus esforços de marketing, pois tudo isso requer um investimento.

Ao fazer essa análise, se uma empresa de vidro laminado 8mm responder de maneira positiva a todas as perguntas, então chegou o momento de automatizar os processos.

A partir de agora, ela só precisa escolher uma ferramenta adequada e compatível com suas necessidades, para alcançar seus objetivos.

Considerações finais

Investir em marketing é uma necessidade, mas a maneira como a empresa faz isso também é fundamental para determinar se a prática será ou não bem-sucedida.

Além das ferramentas que citamos aqui, existem diversas outras que podem ser usadas, e a escolha vai depender dos objetivos e necessidades da organização. Com isso, seu negócio poderá aproveitar todos os benefícios que elas trazem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo