Sociedade

Automóvel: aprenda a conservar a vida útil do seu carro 

Quando se adquire um automóvel, além do conforto que ele irá proporcionar durante o seu uso e a comodidade em muitas situações, é um investimento do qual deve ser cuidado para que possa ser válido a longo prazo.

A conservação e até mesmo a limpeza de um veículo vai um pouco mais além do que se espera ou do que se imagina, sendo algo que ultrapasse somente a importância de realizar uma boa limpeza e higienização de carros de tempos em tempos. 

Manter um veículo em boas condições também tem fatores ligados ao meio ambiente, principalmente no que se refere a sua preservação.

Com o número de carros crescendo cada vez mais, o que antes eram de ruas tranquilas acabam se tornando congestionadas, especialmente em horários de grande fluxo que acabam concentrando um bom número de veículos e com isso, aumento de poluição.

Por que é importante conservar o carro?

Levar o carro a oficina não deve ser em situações somente para fazer o câmbio conserto manual ou em momentos em que o carro esteja com algum problema, pode-se buscar um mecânico também para garantir uma preservação do veículo.

Que conforme vai sendo utilizado, ele acaba sendo desgastado não somente na estética como a pintura sob o sol ou chuva, as peças também são partes que sofrem um desgaste ainda maior. 

Ao se conservar um carro, acaba gerando também uma maior segurança para quem está o utilizando, bem como terceiros na rua como outros motoristas e pedestres, mesmo que em pequenos detalhes que podem se transformar em grandes problemas.

Uma revisão no carro não deve ser algo que é feito somente dias antes de viagens longas, deve ser algo rotineiro para segurança e proteção.

O conforto de se ter um carro não está ligado somente a um processo de restauração de carros clássicos para utilizá-los, também deve ser incluso que a manutenção pode proteger também além da segurança, como o orçamento. 

Deixar de fazer uma manutenção preventiva por conta do capital que será gasto pode acabar sendo um problema futuro porque não houve uma verificação que levaria a falha de outros equipamentos. 

A prevenção para isso pode acabar gerando mais benefícios do que se espera, incluindo no valor pago ao mecânico que se não houver nada, será algo bem menor do que se pagaria em casos de necessidades. 

Cuidar do veículo também acaba sendo uma forma de prevenção da desvalorização do automóvel, isso porque automóveis se tratam de investimento, e com isso, podem ser passados para frente através da venda.

Embora haja uma desvalorização natural ao longo dos anos, conforme outros modelos vão surgindo e peças como uma bomba hidráulica fiesta que possa estar em alguns veículos e em outros não, a importância de manter o que possui se torna ainda mais essencial.

O seguro de um carro é algo importante que deve sempre estar em dia porque a proteção dos planos contra:

  • Roubos;
  • Acidentes;
  • Quebras;
  • Furtos.

Que podem colaborar para que a manutenção seja feita de uma forma mais barata.

Isso porque boa parte dos planos que as seguradoras oferecem acabam contribuindo para não haver uma perda total, mesmo que seja pago somente um valor significativo em comparação aos demais. 

Cuidados com o carro e com o meio ambiente

Um dos tópicos que mais geram debates sobre veículos e meio ambiente está relacionado ao abastecimento dos veículos, isso porque alguns formatos acabam sendo poluentes, enquanto um abastecimento gás natural veicular são mais benéficos.

Além de que acabam também sendo uma forma de preservar o carro em comparação às outras formas de combustível, que devem ser mantidas acima da média do tanque para não prejudicar o motor do veículo.

Os pneus também são peças importantes que estão ligados a preservação da segurança, porque devem ser trocados quando houver um desgaste da borracha, e também com o meio ambiente, porque o material utilizado leva anos para se decompor.

Esse fato acabou fazendo com que a indústria buscasse formas mais sustentáveis para que o material pudesse decompor sem agredir a natureza, e até mesmo uma maneira de reciclar os pneus que já tinham passado do tempo de uso.

Dicas de como preservar o carro

Mesmo com uma adição categoria A e experiência em direção, algumas dicas de preservação do automóvel podem contribuir com uma vida útil do carro mais longa do que a maioria dos veículos possui. 

01. Evitar deixar o veículo parado por muito tempo

Ao se comprar um automóvel, muitas vezes dentro da rotina este modelo de locomoção acaba não sendo aconselhável, como em ir em uma festa e após beber ter que dirigir.

Outras situações que levam a parar de usar o veículo, como problemas financeiros, acabam fazendo com que eles fiquem parados por muito tempo, o que não é recomendável para a sua preservação pela longa pausa das peças.

Incluindo até mesmo a pausa do cinto segurança automotivo que pode ter suas travas e rolamentos ressecados, prejudicando assim a segurança se forem usados posteriormente, portanto, é recomendado usar o carro a cada dois dias para não estragá-lo.

02. Trocar fluídos e filtros

O perfeito estado dos fluidos e dos filtros do carro são importantes porque a lubrificação correta e os funcionamentos das peças acabam fazendo com que o motor trabalhe de uma forma melhor e com isso, menos gastos em combustíveis e preservação das peças.

03. Vida útil do óleo

Tudo o que envolve o maquinário de um veículo deve-se ter um cuidado, incluindo o óleo que é uma das partes que acabam deixando uma boa qualidade no funcionamento do automóvel.

A vida do motor depende deste líquido, por isso, é importante que as marcas devam ser de boa qualidade porque do contrário, acabam prejudicando a peça e com isso, gerando gastos que podem ser inesperados, atrapalhando o orçamento e a durabilidade do carro.

04. Atente-se aos ruídos

Quando se há ruídos em alguma coisa, até mesmo ao abrir o portão de alumínio garagem, significa que algo não está funcionando da maneira correta, e que deva ser revisto para evitar que piore e outros prejuízos.

Isso também está ligado aos ruídos que um carro pode apresentar, algo que acaba sendo notado porque quem utiliza o veículo, por isso, mesmo que o barulho seja em um volume baixo, é importante fazer uma verificação para não piorar o caso.

05. Rotina de limpeza e proteção da pintura

A limpeza de um automóvel também contribui para a sua conservação, tanto interna quanto externa. Por isso, é necessário que semanalmente o veículo passe por uma boa limpeza porque acaba sendo uma forma de mantê-lo como novo se for vendido posteriormente.

O estofado do carro é uma parte que acaba sendo uma das que mais sujam internamente, por isso, é importante que logo após uma mancha surgir, ela seja limpa de forma quase imediata para que não acabe ficando muito tempo e danificando a peça.

O lado externo do carro também deve ser conservado, especialmente porque está mais exposto a elementos externos que acabam danificando a pintura e até mesmo, a lataria do veículo.

Esses fatores acabam danificando a pintura, algo que pode ser evitado quando se aplica cera para automóveis e também, um retoque para destacar a pintura.

Para os que moram no litoral e o ar constantemente tem a presença do sal vindo do mar, acabam sendo mais propícios para que haja uma oxidação e acabam enferrujando algumas peças, por isso, o cuidado deve ser ainda maior.

Lavar o carro diariamente pode contribuir para que a retirada de sal na carroceria acabe preservando ainda mais o veículo.

Considerações finais 

Sendo assim, um automóvel é um bem material que, embora seja bastante utilizado e possa proporcionar mais do que apenas o conforto para quem o usufrui.

Isso acaba também sendo necessário para a preservação do meio ambiente, e da segurança de quem está dentro e de terceiros.

Conservá-lo pode não somente economizar dinheiro em casos que forem quebrados, como também, acaba colaborando para que a vida do veículo seja ainda maior e quando for vendido, não atrapalhe devido a má conservação.

A importância para a manutenção do carro também está ligada ao meio ambiente, evitando assim que o índice de poluição por conta de peças que eliminam ainda mais forte os gases poluentes na atmosfera seja reduzido.

Portanto, preservar o carro não faz bem somente a um meio social em questões de segurança de quem o usa como quem está nas ruas, como também preserva as questões ambientais que são cada vez mais debatidas e se tornam mais importantes ano após ano.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo