Black Friday: 5 dicas para vender nas redes sociais
A Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, tanto para seus consumidores quanto também para as empresas. Esse dia vem sendo um dos mais importantes em relação a compra e vendas de produtos, principalmente de forma on-line.
Diversos nichos que variam desde sistema de som ambiente até aparelhos para videogames tem sua procura aumentada por conta de seu preço reduzido, fazendo com que as vendas alcancem patamares difíceis de serem alcançadas em outra época do ano.
Além disso, o clima natalino de final de ano também ajuda a impulsionar ainda mais essa data. A Black Friday pode operar tanto fisicamente quanto digitalmente e é justamente aí que vemos sua crescente.
Nos últimos anos, comprar produtos online tem sido a preferência da maioria das pessoas, ainda mais por conta da pandemia do Covid-19. Por isso, aprender táticas para vender mais de forma digital vem sendo um dos trunfos para conseguir ter destaque em meio a um mercado concorrido.
Não só no meio digital, mas principalmente nas redes sociais podem ser utilizadas a seu favor. O Brasil é o país da américa latina que mais tem acesso aos meios sociais, cerca de 70% de sua população, ou seja, muita gente conectada e sempre de olho em possíveis ofertas.
Por isso, separamos 5 dicas para você conseguir vender mais dentro das redes sociais durante a Black Friday.
- Prepare seus perfis nas redes sociais
O primeiro passo é entrar no clima de vendas e preparar todos os seus perfis para essa época do ano. Personalize seu Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e até mesmo o TikTok mostrando as ofertas e promoções que vão acontecer nessa época.
Atualize suas fotos de perfil, capa, stories, links de compras, tudo para que suas páginas ganhem uma nova temática e tragam informações para preparar seus clientes para as vendas.
- Faça bons anúncios e promoções
A segunda dica é fazer bons anúncios e promoções para as redes sociais. Veja quais artes serão usadas, quais produtos ganharam destaques e como você vai fazer as promoções e toda a sua divulgação com anúncios.
Separe um orçamento para o Facebook Ads e invista seus recursos para que alcance ainda mais pessoas para verem suas ofertas.
Se o seu negócio vende batedeira industrial, por exemplo, segmente bem seu público e faça anúncios que sejam chamativos e atraiam a atenção de seus clientes, além de sempre analisar o preço de mercado e oferecer um valor que seja vantajoso e atrativo.
- Capriche nos posts
Fazer anúncios pode ser a maneira mais eficaz de atrair novos clientes, porém, os posts são a saída para aqueles que desejam fidelizar e chamar a atenção do seu público que já consome seus produtos.
Dar alguns “spoilers” de promoções, ofertas exclusivas e até mesmo bastidores sobre os produtos e sua divulgação pode ser uma boa sacada para engajar ainda mais seus clientes e deixar todos ansiosos com a chegada da Black Friday.
- Se prepare com antecedência
O planejamento antecipado é crucial para a Black Friday, quem começa as ofertas dos produtos com antecedência ganha mais visibilidade e, consequentemente, atrai mais a atenção do público de modo geral.
É essencial saber exatamente quais são suas postagens, em quais datas e realizar um cronograma para postar seus conteúdos e posts.
- Tenha um bom atendimento
Por fim, é importante ter um bom atendimento com seu público. Responder dúvidas diversas em posts ou no privado, além de fornecer contato por telefone é uma saída bem vista pelos clientes.
Afinal, sabemos que essa é uma época com uma demanda extremamente incomum das demais partes do ano, por isso, o fluxo costuma ser maior e, consequentemente, a demanda com dúvidas também aumenta de forma considerável.
Fique atento a todas as perguntas e tente sanar qualquer dúvida que fique, seja ela sobre suas promoções e produtos ou até mesmo relacionados a sua empresa, como sua sustentabilidade ou se ela realiza descarte de lixo eletrônico da maneira correta.
A Black Friday é uma época que costuma ser bem movimentada para o comércio nacional e movimenta uma grande quantidade de pessoas que buscam comprar produtos por um preço mais barato.
Por isso, utilizar as redes sociais pode ser uma ferramenta para se destacar dentro do mercado e fazer com que seu negócio venda ainda mais.