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Calendário editorial: Aprenda a elaborar o seu em 4 passos

Não basta apenas produzir conteúdos relevantes para uma empresa alcançar sucesso nas estratégias de marketing, é necessário para início de tudo, elaborar um plano de ações efetivas com a ajuda de um calendário editorial.

Esse calendário editorial, é capaz de mostrar uma visão ampla de tudo porque nele estarão especificados os meios necessários de divulgação, os objetivos, o público-alvo, as métricas que devem ser usadas, os profissionais responsáveis por cada etapa, entre outras coisas.

É fundamental elaborar um para fazer a construção de uma estratégia de marketing completa e cheia de informações sobre as melhores formas de divulgar a abertura de uma escola de música para iniciantes, por exemplo. 

Isso irá ajudar a empresa a conquistar novos clientes, a aumentar significativamente o engajamento e a visibilidade do negócio entre o público-alvo e também a dar espaço para a sua marca no mercado.

Um calendário editorial pode oferecer ajuda na criação de conteúdos relevantes e bem estruturados a fim de trazer resultados mais significativos para a empresa.

Seja ela de venda de utensílios para a cozinha ou de fabricação de chaveiro personalizado logomarca.

O artigo a seguir explicará mais sobre o que é um calendário editorial, onde ele pode ser usado e apresentará qual a importância e os benefícios de criar um para a sua empresa, além de mostrar 4 passos para montar um calendário editorial que funcione.

O que é e onde um calendário editorial pode ser usado?

O calendário editorial pode ser definido como um documento onde a equipe responsável pelo conteúdo do negócio irá criar um passo a passo completo de como todo o processo estratégico do setor será desenvolvido.

Ele pode ser usado em áreas como, posts nas redes sociais, criação e divulgação de anúncios e de e-mails marketing, público-alvo que cada ação deseja alcançar e a definição das palavras-chave.

Além disso, pode ser usado também no lançamento dos produtos e serviços, como os de lavagem de tapetes persas, por exemplo, em resumos, em todo o setor de produção de conteúdo que a marca trabalhe.

É nele que a equipe vai definir quando e onde cada um dos conteúdos será disponibilizado ao público, o que possibilita ter um controle bem maior da comunicação da empresa com os clientes.

Importância e benefícios de um no dia a dia

É implicante desenvolver um calendário editorial editorial uma empresa para ter uma visão mais ampla de tudo o que será lançado por ela durante um certo período que já tenha sido pré determinado.

Esse processo além de dar essa visão ampla, facilita não só a produção mas também a divulgação de materiais fornecidos por uma empresa de arquitetura fachada comercial ou de qualquer outro segmento.

Mais algumas vantagens de trabalhar sobre o uso de um calendário editorial são: melhorar a organização e o planejamento, aumentar a qualidade dos processos e controlar e aprimorar as estratégias estratégias de conteúdos.

Além de aumentar a diversidade dos tipos de conteúdo, melhorar os meios de análise de resultados a fim de melhorar pontos que necessitam de aprimoramento, aumentar o engajamento do público-alvo, entre muitas outras.

Por essas e outras vantagens, fica claro entender porque é importante uma empresa de banner de lona personalizado ter um calendário editorial que melhore os resultados em relação a divulgação e a produção de conteúdos, além da produtividade da sua equipe.

4 passos para desenvolver um calendário editorial eficiente

Segundo especialistas, a criação de um calendário editorial deve ser vista como a oportunidade de elaborar um sistema organizado que é capaz de gerar resultados consideráveis para a sua marca.

Mas, não existe a fórmula exata para criar um calendário editorial sobre a divulgação de serviços de ensaio de gestante, por exemplo.

O processo inserido dependerá das metas de cada organização, dos canais que a marca se apresenta e também dos tipos de informações que serão encaminhadas para esses canais.

Existem 4 passos simples que podem ajudar qualquer equipe na hora de começar a fazer o planejamento do calendário editorial da empresa, são eles:

Passo 1: Escolha a melhor ferramenta para o negócio

Antes de tudo é importante definir qual será a ferramenta usada para a construção do calendário editorial, para não ocorrer mudanças no meio do processo e algo acabar se perdendo.

A ferramenta que as empresas mais usam para esses fins é o Google Planilhas, mas existem muitas outras que têm a mesma função, quando o conteúdo é adicionado à nuvem, toda equipe consegue ter acesso ao calendário e ao cronograma estabelecido.

Isso ajuda o gestor a manter as ações da equipe alinhadas e a ter uma noção melhor do que cada um está fazendo na campanha, outra ferramenta muito efetiva para a criação desse calendário é o excel. 

Uma vantagem muito importante que o uso dessa ferramenta trás é o fato dela criar alertas nos dias e horários que as ações de divulgação de um novo modelo de totem de papelão personalizado devem ser feitas.

Nessas ferramentas, é possível inserir imagens ilustrativas, sugerir pautas, colocar suas referências e também monitorar o andamento de cada processo.

Além de poder criar quadros com checklist a serem cumpridas para todos saberem o que foi feito e o que ainda precisa ser realizado.

Passo 2: Defina a estratégia ideal para a campanha

Depois de definir a melhor ferramenta para a sua necessidade, é a hora de planejar o conteúdo e iniciar os registros no calendário.

Para ter sucesso neste segundo passo, é necessário estabelecer algumas importantes definições, por exemplo:

  • Datas e horários das publicações;
  • Profissional responsável por cada etapa;
  • Frequência das publicações;
  • Qual o canal de divulgação;
  • Público-alvo de cada postagem.

Após definir a estratégia com a ajuda dessas e outras questões, será possível fazer uma análise de risco comparada com os resultados das análises anteriores sobre as vendas da empresa.

Isso ajudará a saber quais os pontos fortes e quais os pontos fracos que a campanha tem, para poder assim, buscar aprimorar sua estratégia mais ainda.

Passo 3: Deixe claro os canais de divulgação usados

É possível acessar uma gama enorme de canais de conteúdo para fazer a divulgação de produtos e de serviços que são disponibilizados pela organização.

Como as redes sociais, e-mail marketing, sites, blogs, entre outros canais. É necessário que o calendário contenha todas as informações que serão fornecidas para cada plataforma.

Por isso, é de grande importância fazer um registro de cada canal que será vinculado ao produto e também fazer o detalhamento da publicação.

Se os posts sobre oficina mecânica serão feitos em redes sociais, por exemplo, é necessário saber qual vai ser a rede social usada, quando o post deve ir ao ar e o horário mais apropriado, além de outras especificações.

Se o envio for via e-mail marketing, o calendário deve ter o assunto do e-mail, detalhes sobre a plataforma onde o e-mail marketing será disparado, as informações sobre as pessoas que irão recebê-los, também dia e horário, entre outras.

Se a divulgação for feita via blog ou site, é necessário ter o título que será usado para atrair mais público, assim como as palavras chaves para essa mesma finalidade, também datas e horários, entre outros.

Passo 4: Faça o acompanhamento dos resultados

Fazer o acompanhamento dos resultados é importante em qualquer estratégia de marketing.

Portanto, é importante ter em mente também que um calendário editorial traz a possibilidade de analisar tanto os resultados externos quanto os resultados internos de uma campanha.

Para facilitar esse processo é necessário manter o calendário sempre atualizado, seguir à risca o que o seu cronograma pede, para manter a organização, além de aumentar a produtividade e responsabilidade da equipe.

Fazendo todo o processo citado corretamente, será possível medir os resultados e acompanhar a eficácia das estratégias voltadas para o público externo.

Será possível identificar se elas são ou não são eficazes durante o período que foi estabelecido na estratégia de marketing adicionada ao calendário.

Tendo esses resultados em mãos, será possível além de ver o que está dando certo, ver o que está dando errado, e se empenhar em ajustar essas partes imperfeitas para gerar melhores resultados nas estratégias de marketing da empresa.

Considerações finais

Sendo assim, com todas essas informações, é possível entender que o calendário editorial pode trazer uma gama de vantagens além de dar uma clareza nas estratégias de marketing de conteúdo.

Até porque é com ele que as datas de postagem, prazos de entrega, pautas e quaisquer processos de produção dos conteúdos podem ser acessados.

Seguindo alguns passos simples na criação de um calendário editorial, é possível escolher as melhores ferramentas para o seu negócio, definir boas estratégias, abranger seus canais de divulgação e acompanhar os resultados das estratégias de marketing criadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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