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Campanhas sazonais: saiba como funciona o planejamento

As campanhas sazonais são utilizadas em certas épocas comemorativas ou simbólicas que acontecem ao longo do ano, estando presentes nos mais variados tipos de empresas.

São ações de marketing que ajudam a aumentar os resultados de vendas ao longo do ano, principalmente durante o Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday, entre outros.

Todas essas ocasiões movimentam muito o mercado e o cliente procura boas condições de preços e pagamentos para adquirir produtos e serviços dos mais variados tipos.

Tendo em vista que o mercado está cada vez mais concorrido, principalmente no âmbito digital, é fundamental saber se destacar para aumentar as vendas. De nada adianta ter muitos clientes em potencial se o seu negócio não consegue se apresentar para eles.

Mas se você trabalhar as campanhas sazonais ao longo de todo o ano, poderá aproveitar épocas em que os consumidores estão mais abertos e procuram por produtos e serviços específicos.

Essas estratégias são ainda mais importantes em anos de crise financeira, portanto, devem fazer parte do seu planejamento.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de campanhas sazonais, mostrar como planejá-las e dar algumas dicas sobre o assunto.

O que são campanhas sazonais

As campanhas sazonais, como o próprio nome sugere, são estratégias que acontecem em épocas específicas do ano, dentre elas:

  • Volta às aulas;
  • Páscoa;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia dos Pais;
  • Dia das Crianças;
  • Black Friday;
  • Natal.

Durante esses períodos, as empresas divulgam ofertas e promoções para alavancar as vendas no comércio. Mas para ter bons resultados, é fundamental saber planejar as campanhas sazonais.

Um fabricante de totem informativo precisa saber como fazer, quais são as datas comemorativas mais importantes para o seu negócio, dentre outros quesitos fundamentais.

Como planejar campanhas sazonais

Para fazer o planejamento adequado de campanhas sazonais, é necessário investir em algumas estratégias. São elas:

Planejar as datas

Uma das coisas mais importantes durante o planejamento é definir quais datas comemorativas realmente são relevantes para o seu negócio. Saber escolhê-las torna a estratégia muito mais certeira do que trabalhar épocas sem nenhum tipo de critério.

Geralmente, os negócios criam promoções para o Natal e outras datas comemorativas que costumam servir para todo tipo de empresa, mas existem aquelas que são mais ou menos interessantes para o negócio.

Por exemplo, para uma papelaria, o período de volta às aulas é muito interessante, mas isso não se aplica a um restaurante, que enxerga no Dia das Mães a época favorável para o aumento das vendas.

Não existe uma fórmula pronta para definir quais períodos são melhores para o negócio, pois o ideal é considerar o número de vendas quando eles acontecem, fazer pesquisas de mercado e entender melhor seu produto ou serviço.

Ao fazer isso, uma pizzaria com forno pizza a gás poderá planejar melhor as campanhas sazonais e com mais antecedência. Inclusive, é necessário considerar todas as etapas de vendas e marketing.

Todo o processo trabalhado durante a atração e conversão vai fazer parte dessas campanhas, assim sendo, tudo deve estar detalhado e cada fase da estratégia precisa ser aplicada da maneira mais assertiva.

Determinar a mensagem da campanha

Outro passo muito importante é determinar qual mensagem sua campanha vai transmitir. Veja qual é o recado que o negócio quer levar até o cliente, de que maneira isso vai chegar até ele e como vai convencê-lo a comprar.

Pense nas ideias que quer transmitir, a história que vai contar e de que maneira tudo isso vai se encaixar na jornada do consumidor.

Pense nas sensações, sentimentos e emoções que o negócio quer despertar no consumidor, o que você quer que ele pense e de que maneira esse pensamento vai conduzi-lo durante toda a jornada de compra.

Estabelecer um cronograma

Uma empresa de instalação de gnv em carro turbo deve estabelecer um cronograma para orientar quanto tempo cada etapa da campanha leva para ser concluída e o passo a passo dessa divulgação, tanto para o marketing quanto para o setor de vendas.

Tenha em mente que uma campanha sazonal só terá êxito se tiver tempo para ser realizada. Seja sincero com sua equipe e defina prazos realistas, de modo a evitar atrasos e não comprometer o sucesso da estratégia.

Por fim, seja criterioso na hora de escolher as datas para que os conteúdos estejam prontos antes do lançamento. Isso também vai ajudar o seu negócio a sair na frente dos concorrentes durante essas épocas do ano.

Investir em ferramentas

A partir do momento em que a empresa cria campanhas sazonais que envolvem marketing e vendas, precisa saber se organizar para coletar dados e analisá-los.

Existem várias ferramentas que ajudam nesse sentido, fornecendo análises completas dos clientes para as corporações que querem gerenciar e aprimorar o atendimento ao cliente.

Para uma empresa de demolição de construção irregular, é uma forma de aumentar a produtividade de seus colaboradores e melhorar consideravelmente a experiência de seus clientes.

Dicas para impulsionar as campanhas sazonais

Agora que você já sabe como planejar as campanhas sazonais, vamos mostrar como impulsionar essas datas. Algumas dicas para fazer isso são:

Saber conversar com o público

Quase que diariamente, nos deparamos com promoções imperdíveis, que são divulgadas por meio de chamadas, como “No aniversário da loja, quem ganha o presente é você!”.

Esse e outros tipos de campanhas trazem resultados muito positivos para as vendas, entretanto, não são capazes de estabelecer um relacionamento estável com o consumidor e fortalecer a marca.

As campanhas sazonais de um fabricante de equipamento para controle de ponto para professores, por sua vez, funcionam como ferramentas de vendas de longo prazo.

É fundamental estabelecer um bom posicionamento de marca, criar um relacionamento positivo com o público, além de conquistar e fidelizar clientes. Aliás, tudo isso é mais importante do que aumentar as vendas durante um dia ou uma semana.

Procure elaborar campanhas que realmente conversem com o público. Por exemplo, no Dia dos Namorados, procure não usar imagens normativas, anunciando seus produtos e serviços de maneira mais natural e leve.

Fazer uma boa oferta

Oferecer um bom desconto, mas sem estabelecer um bom relacionamento com o público não é uma maneira inteligente de promover uma campanha sazonal. É fundamental oferecer algo concreto para o cliente.

Justamente por isso é imprescindível planejar muito bem a campanha e saber relacionar os produtos e serviços com a data em questão.

Um bom exemplo do que a empresa pode oferecer para o público são as promoções progressivas. Elas incentivam os consumidores a comprarem novamente e reduz objeções quanto ao preço.

Um fabricante de agulha acupuntura individual pode oferecer frete grátis, mantendo o valor de suas mercadorias. Às vezes, o valor da entrega pode desanimar o consumidor e um desconto pode reverter sua decisão e convencê-lo a comprar.

Outras opções muito interessantes são as edições limitadas, kits temáticos, descontos em produtos ligados à data e vale-presente.

Divulgar pelas redes sociais

Quem tem uma loja virtual pode usar as redes sociais como vitrine para seus produtos, uma vez que elas servem como canais de tráfego para o site de vendas.

Aposte na veia social do negócio e elabore um calendário de conteúdos que ajude a impulsionar as ofertas e gerar valor para o cliente.

Um exemplo disso é o Dia dos Pais, onde uma empresa de sistema de cftv industrial pode fazer entre duas e três publicações por semana relacionadas à data.

Os posts devem mostrar que seus produtos têm relação com a data, enquanto isso, outra publicação pode ser mais interativa e falar um pouco mais sobre o tema.

Quanto estiver mais perto do dia, as postagens sobre os produtos podem ser intensificadas, inclusive investindo em algumas ferramentas, como o Facebook Ads.

O mais importante é garantir que quando o usuário acessar o perfil da marca na rede social, perceba que ela está realizando campanhas especiais. Também deve mostrar que se ele se dirigir até o site, vai encontrar tudo o que precisa.

Preparar o estoque

Um fabricante de filtro secador de ar comprimido deve preparar seu estoque, garantindo, principalmente, a presença de itens que estejam diretamente relacionados à data da campanha.

Ademais, se for fazer promoções de determinada mercadoria, tenha em mente que ela vai vender mais, por isso, seu volume em estoque deve ser muito maior.

Considerações finais

Fazer campanhas sazonais é uma prática que faz parte da realidade dos mais variados tipos de empresas, independentemente de seu porte ou segmento.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre essa prática e quais são as principais estratégias para planejá-la e realizá-la. Saber aproveitar as datas especiais do ano é uma forma de vender mais e conquistar clientes.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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