Business

Ciclo PDCA: entenda como executar no seu negócio

Ciclo PDCA também conhecido como método PDCA é um tipo de gestão de projetos que tem como objetivo melhorar continuamente os processos, produtos e serviços, por meio de diferentes etapas.

Essa metodologia já possui quase 70 anos e continua sendo considerada como uma das melhores ferramentas de gestão. Mas ela se manteve atual, tanto é que conquistou espaço entre métodos ágeis e modernos.

Essa sigla significa Plan, Do Check, Act, Planejar, Executar, Checar e Agir, em português respectivamente, e por meio desses processos é possível melhorar continuamente o que é realizado dentro da empresa, por meio de um bom gerenciamento.

Quando a organização planeja, executa, verifica e age de maneira repetitiva, consegue eliminar erros e melhorar o próprio negócio constantemente. O ciclo PDCA atua justamente dessa forma, e por isso é tão simples e eficiente.

Dificilmente ele será substituído por outra prática, assim sendo, qualquer gestor que esteja procurando por uma metodologia realmente eficaz, precisa conhecer esse modelo de gestão estratégica.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é ciclo PDCA, como ele pode ser aplicado e quais são suas etapas. Confira.

O que é ciclo PDCA?

Ciclo PDCA nada mais é do que uma ferramenta de gestão de qualidade que tem como objetivo promover melhorias contínuas nos processos internos da organização ou de seus projetos.

Trata-se de uma metodologia cíclica que deve ser aplicada repetitivamente e sistematicamente para que traga os efeitos desejados, em médio e longo prazos. 

Ele acontece por meio das seguintes etapas:

  • Planejar;
  • Executar;
  • Verificar;
  • Agir.

Portanto, na hora de colocá-lo em prática, uma escola de aula de trânsito para habilitados deve fazer um planejamento para colocá-lo em prática, acompanhar os resultados trazidos e corrigir desvios.

O primeiro passo para utilizar essa estratégia é planejar, pois é durante o planejamento que os objetivos ficam mais claros e as estratégias podem ser definidas,

Depois, a organização vai praticar aquilo que planejou, de acordo com um cronograma e suas metas de entrega. Durante esse processo, é interessante verificar o andamento do plano e como as etapas são cumpridas.

Feito isso, é necessário conferir os resultados e de que maneira o planejamento foi colocado em prática. Mas, a execução não termina nesse momento, visto ser necessário aprender com o processo, aprimorá-lo e aplicar as melhorias necessárias.

O segredo para que essa metodologia funcione é aprender com o processo, aprimorá-lo e aplicar um planejamento inteiramente novo. O segundo plano sempre será melhor do que o primeiro e isso também acontece com o terceiro e assim por diante.

De maneira resumida, por meio do PDCA, um fabricante de cesto empilhável aramado consegue aperfeiçoar seus processos ao longo do tempo, por meio de um bom planejamento, execução, verificação e correção.

Como aplicar o ciclo PDCA na prática

Para aplicar o ciclo PDCA na prática, é necessário trabalhar suas 4 etapas, visto que ele depende delas para se estruturar. Durante a execução de cada uma, existem algumas medidas e procedimentos que são indispensáveis.

Tanto é que o sucesso de sua aplicação depende do modo como as fases são estruturadas, uma vez que as finalidades de cada uma são totalmente diferentes.

Planejar

Como o próprio nome sugere, a primeira fase é planejar, ou seja, é o ponto de partida da metodologia, sendo necessário definir os objetivos, metas e processos que precisam ser trabalhados para alcançar resultados.

A primeira coisa que você precisa fazer é identificar o problema, pois ao delimitá-lo, fica mais fácil compreender seu contexto, possíveis soluções e variáveis.

Veja o quão comum e frequente é o problema, qual é o seu histórico e quais são as consequências, principalmente as perdas. É uma forma de mirar o alvo certo e com uma margem de erro bem pequena.

Um fabricante de adesivo personalizado logo deve analisar o problema para identificar suas causas, levantando algumas variáveis que possam influenciá-lo, além de escolher as causas mais prováveis.

Pode ser que a empresa esteja procurando por um defeito recorrente nos produtos e não sabe se ele é proveniente de falha humana ou de problemas com o equipamento.

Portanto, chegou o momento de fazer um plano de ação, que envolve a descrição e causa do problema, a metodologia escolhida para solucioná-lo, os objetivos e metas alcançados e quais estratégias vão solucionar o problema.

Não se esqueça de definir prazos e os responsáveis pelas ações, assim como métricas que vão ajudar a mensurar o desempenho da ação.

Executar o ciclo

Todas as ações presentes no plano de ação serão executadas pelos devidos responsáveis, de acordo com as diretrizes e com os prazos previamente estabelecidos.

Para que isso aconteça, é importante que as pessoas sejam devidamente treinadas e instruídas para que possam seguir as determinações.

A liderança de um fabricante de necessaire de plástico com zíper deve direcionar os colaboradores para que completem suas tarefas da melhor maneira. Durante a execução, é fundamental coletar dados e com isso aferir melhor os resultados.

Verificar o ciclo

Durante a etapa de verificação, você vai medir os resultados e compará-los com o plano de ação original. Faça uma avaliação completa de todas as ações trabalhadas e quais são os eventuais desvios de planejamento.

Transforme os dados em informações completas e fáceis de interpretar, pois assim fica mais fácil de identificar consequências e reações.

Agir

Por fim, para implementar totalmente o ciclo PDCA, é necessário agir, ou seja, tomar todas as ações corretivas para alinhar os resultados ao que foi planejado inicialmente.

Determine de que maneira deseja aplicar mudanças que vão melhorar o processo ou o produto do negócio, e por ser uma estratégia contínua, essa fase ajuda a definir as melhorias do próximo projeto.

Com isso, uma empresa de açaí revenda deve evitar que os mesmos erros se repitam e inspirar um novo planejamento para melhorar outros aspectos do processo que não foram trabalhados durante a jornada.

Padronizar

Depois que todas as medidas corretivas foram aprovadas, é necessário que elas sejam incorporadas ao método de trabalho usado pela corporação.

Em outras palavras, é necessário padronizar os processos para evitar a reincidência de erros e que o problema apareça novamente.

Se a companhia é incapaz de incluir os padrões em sua cultura, a tendência é que as pessoas continuem agindo, de acordo com hábitos antigos.

Torne a mudança como algo oficial, registrando por meio de documentos quais são os novos procedimentos.

Concluir o projeto

Por fim, mas não menos importante, faça um balanço do que aprendeu para planejar a próxima interação com a equipe.

É assim que uma empresa de instalação de compressor de ar vai identificar problemas remanescentes e reforçar o comprometimento de todos os funcionários com as mudanças de comportamento.

Vantagens do método PDCA

Agora que você já conhece todas as etapas e como o ciclo PDCA pode ser aplicado, vamos mostrar algumas vantagens trazidas por ele. São elas:

Equipe mais envolvida

Para trabalhar completamente esse ciclo, é necessário que todos os envolvidos estejam ativos. Com isso, os demais colaboradores não ficam de fora do processo e ajudam a acrescentar ideias que vão ajudar a alcançar o resultado esperado.

Quanto mais interação houver entre todos os membros, mais fácil será para uma empresa de remoção de máquinas e equipamentos alcançar seus propósitos.

Ajuda a identificar problemas

Quando a companhia já está checando o andamento de suas atividades do ciclo PDCA, consegue identificar os problemas e suas causas.

Por meio dessa ferramenta, fica mais fácil identificar minuciosamente o que causa problemas e o que pode ter levado a isso. Com essas informações em mãos, resolver as pendências fica muito mais fácil.

Processos aprimorados continuamente

Uma das vantagens que mais se destacam é a possibilidade de recomeçar o ciclo e aprimorar as atividades realizadas pela empresa.

O propósito dessa ferramenta é encerrar um ciclo e começar outro, de modo que um fabricante de rolo de carpete consiga implementar as melhorias em seus próximos projetos.

Cada vez que ocorre um recomeço, as tarefas se tornam mais especializadas e prontas para as exigências do mercado.

Essa possibilidade é um benefício porque as ações são mais atualizadas e adequadas e nunca se tornam obsoletas.

Considerações finais

Portanto, o ciclo PDCA é uma das estratégias mais simples e eficientes que as corporações podem usar. Ele traz melhorias contínuas para a produção e previne a empresa contra possíveis falhas.

O método ainda ajuda a identificar problemas por meio da análise de cenários, tanto internos quanto externos. Consequentemente, os gestores evitam decisões impulsivas e que não se baseiam em dados sobre o comportamento do mercado.

Um dos maiores benefícios dessa prática é garantir a qualidade das atividades internas e reduzir os desperdícios de recursos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo