Comércio Eletrônico

Clientes: como a pandemia mudou os hábitos do consumidor

A pandemia provocada pelo Covid-19 trouxe diversas transformações para a sociedade, principalmente em relação ao comportamento dos consumidores, que tiveram que mudar seus hábitos de consumo para se adaptar ao isolamento social.

No final de 2019 e começo de 2020, as pessoas ainda não tinham ideia que algo tão grande iria acontecer e que mudaria completamente as suas vidas.

Até então, a humanidade nunca tinha vivido uma pandemia mundial, que fez com que a população de quase todos os países se mantivessem em casa e saírem nas ruas apenas com o uso de máscaras.

Isso porque, o coronavírus SARS-CoV-2 provoca uma doença perigosa e letal, a Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Sair para realizar atividades simples, como ir ao mercado, até a casa de um amigo ou até mesmo ao hospital realizar uma consulta de rotina já não era mais uma possibilidade.

Portanto, alternativas tiveram que ser criadas e implementadas para contornar esse problema e facilitar o cotidiano das pessoas isoladas.

Como a telemedicina no campo da saúde, o ensino a distância no ramo da educação, e o investimento em plataformas de compras on-line, no caso dos empreendedores.

Antigamente, as pessoas não utilizavam tanto as plataformas on-line, mas com o isolamento social, diversos setores investiram em sites angariar novos consumidores, até mesmo os de vendas de materiais específicos, como os de placa de vidro jateado.

A pandemia mudou o comportamento do consumidor, pois mesmo com o desenvolvimento da vacina e a queda da mortalidade e das internações, o uso das plataformas de compras on-line continuam crescendo.

Diante disso, o objetivo deste artigo é apresentar o porquê do comportamento do consumidor ter mudado durante a pandemia, qual a importância de criar uma plataforma de compras virtual para a sua loja e dará algumas dicas para implementar isso.

Adaptação dos consumidores

A principal mudança no comportamento do consumidor decorrente da pandemia do COVID-19 foi a preferência por realizar compras on-line, chegando até mesmo a dobrar o percentual de compras do ano de 2020.

Com a impossibilidade de se deslocar até as lojas, as pessoas passaram a comprar quase tudo em plataformas digitais de vendas, inclusive, por exemplo, os seguintes itens:

  • Produtos de higiene e limpeza;
  • Alimentos de supermercado e feira;
  • Fast food;
  • Itens de vestuário;
  • Eletrodomésticos e móveis.

As compras on-line de todos esses itens já eram realizadas antes da pandemia, entretanto, se intensificaram durante ela. Principalmente as de alimentos de supermercado, feira e produtos de higiene.

Ir ao supermercado, hortifruti, dentre outras lojas de alimentos perecíveis, era algo comum no cotidiano de todos, assim como realizar uma locação de tv, mas isso foi restrito durante o isolamento social.

Fazendo com que as pessoas optassem por receber todos esses itens na porta de suas casas, de forma segura e sem contato com outras pessoas.

As mudanças empresariais com o isolamento social

O isolamento social não trouxe apenas mudanças nos consumidores, as empresas também tiveram que criar estratégias para vender.

Muitas fecharam seus empreendimentos durante a pandemia, devido à falta de clientes e a não adaptação às novas condições sociais.

Para contornar esse problema, as marcas tiveram que se adaptar, até mesmo os pequenos hortifruti da esquina, que passaram a fazer deliverys, entregando na casa do consumidor sacola plástica grande de frutas e verduras.

Se adaptar ao mercado não é um processo simples e fácil, demanda estudos e comprometimento para compreender o comportamento do consumidor e traçar estratégias para se destacar e chamar a atenção do cliente.

Um dos setores que mais cresceram durante os dois anos de isolamento social foi o logístico, tendo em vista que as pessoas não saíam de suas casas para fazer compras simples, até mesmo as de mercado.

Portanto, as empresas tiveram que investir em outras empresas de logística ou contratando entregadores de forma particular.

Além disso, a criação de sites ou migração para outras plataformas digitais foi essencial para que se mantivessem competitivas no mercado.

Importância de utilizar as plataformas digitais

Com a globalização e a criação da Internet, as empresas tiveram que se adaptar ao mundo digital. Para que uma marca fique conhecida e consiga um número substancial de consumidores, é necessário migrar para o meio virtual.

O marketing digital é uma especialização do marketing que traz para o empreendedor a possibilidade de ganhar mais visibilidade e aumentar o seu faturamento, quando comparado com o marketing tradicional.

No marketing tradicional, os principais veículos de informações são os panfletos, outdoors, televisão, rádio, dentre outros exemplos que foram criados antes do computador e da Internet, mas que já divulgam qualquer produto, como uma mesa de pebolim a venda.

Já no marketing digital, os principais veículos são todos os recursos on-line, principalmente os sites, plataformas de streaming e vídeo e as redes sociais.

Criar um site é o pontapé inicial para o sucesso de uma empresa no mundo digital, pois, ali, é possível disponibilizar uma série de informações, como:

  • Portfólio de produtos e cardápios;
  • Endereço;
  • Fotos da loja física;
  • Melhores feedbacks dos clientes;
  • Facilidade no atendimento ao cliente.

Além, é claro, de ser um potencial canal de compra on-line e entrega de pedidos, algo extremamente difundido atualmente, assim como a utilização de impressão offset e acabamento gráfico.

Um site facilita não só a vida do empreendedor mas a do consumidor também, que pode realizar uma compra apenas utilizando seu smartphone, ou pedir ajuda para alguns dos atendentes on-line.

Outro fator interessante dessa mudança de hábitos de compras, é que novos modelos de empregos foram gerados.

O home office nunca foi tão difundido, além da terceirização e contratação de profissionais autônomos para a realização de serviços pontuais.

Durante a pandemia, com o ócio de ficar em casa, principalmente no começo, as pessoas buscaram até mesmo iniciar um hobby, procurando na Internet quanto custa aula de violão, crochê, dentre outros exemplos.

4 dicas para migrar para o ambiente digital

Migrar para as plataformas on-line é uma tarefa relativamente fácil, basta seguir algumas dicas, como:

  • Crie um site;
  • Crie um perfil nas redes sociais;
  • Utilize as ferramentas do Google;
  • Invista no marketing digital.

Apesar de parecerem dicas simples, muitos empreendedores mais antigos não possuem conhecimentos a respeito desse mundo digital, pois é algo relativamente novo.

1. Crie um site

Criar um site é o pontapé inicial para migrar para o digital, pois, dessa forma, é possível aceitar as compras e pagamentos on-line. Além disso, as informações da empresa são acessadas mais facilmente pelos clientes.

2. Crie um perfil nas redes sociais

Atualmente, as redes sociais são as plataformas mais utilizadas entre as pessoas de todas as faixas etárias.

Portanto, invista em construir perfis nessas redes e tenha o link do site inserido na descrição da empresa, direcionando esse público para um local mais completo.

3. Utilize as ferramentas do Google

Uma das dicas mais importantes é a utilização das ferramentas do Google para auxiliar no posicionamento de empresas de qualquer ramo, até mesmo os da construção civil que vendem piso laminado zona oeste.

Apesar de a Internet proporcionar uma série de facilidades para os usuários, é difícil se posicionar nos buscadores, devido ao alto volume de informações.

Portanto, com algumas ferramentas, como o Google Ads, a maior plataforma de anúncios do Google, é mais simples gerar um tráfego pago.

Outra ferramenta muito importante é o Google Analytics, uma plataforma gratuita que analisa o tráfego de um site, auxiliando o empreendedor a compreender e traçar táticas para se posicionar na internet.

4. Invista no marketing digital

Apesar da criação de um site ser o passo inicial para migrar para o on-line, é necessário compreender as ferramentas e estratégias para posicionar a empresa nesse meio.

Isso não é tão simples quanto aparenta, por isso, pode ser interessante contratar uma agência terceirizada de marketing digital, formar uma equipe dentro da empresa especializada no assunto ou estudar o tema.

Para empresas que fazem o aluguel sala comercial por hora e o espaço é pequeno, às vezes, compensa contratar uma agência, tudo depende da demanda de cada cliente.

Considerações finais

A pandemia com certeza trouxe modificações na vida de milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, algumas ruins, mas outras boas, pois o ser humano é capaz de se adaptar e enfrentar os momentos ruins.

Uma dessas modificações foi a expansão das compras on-line, que forçaram os empreendedores a migrarem para as plataformas digitais e ofertarem seus produtos.

Essa migração gerou a necessidade de estudar e compreender diversos temas, com o marketing digital, além de aumentar a necessidade de contratação de empresas de logística.

Porém, com as dicas apresentadas neste artigo, será mais simples para qualquer empreendedor migrar para o ambiente on-line, de forma rápida e eficaz.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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