Como a fotografia pode aumentar as vendas de sua empresa?
Você já ouviu a frase “Comemos com os olhos”? Nos dias de hoje ela é mais verdadeira do que nunca, afinal, com o advento das redes sociais a imagem nunca foi tão importante quanto é hoje.
Quase todas as áreas de nossa vida são completamente direcionadas pelo que estamos vendo, uma foto de um hambúrguer suculento, por exemplo, pode te deixar salivando, assim como a foto de uma cerveja bem gelada pode te deixar com sede.
A fotografia pode ser usada nas vendas justamente nesse sentido, causando desejo no cliente e para isso o ideal é contratar um fotógrafo profissional.
Mas se você não tem budget para isso, o renomado fotógrafo Douglas Atina, CEO da Arco e Flash Fotografia e premiado em vários concursos internacionais, traz algumas dicas.
Qual a diferença da fotografia para vendas?
Primeiro eu preciso que você entenda como é importante vender usando a fotografia como ferramenta e como esse método é tão eficaz.
Vamos supor que você visite um restaurante e no cardápio veja algumas fotos de pratos, imagine que a foto seja escura, mostre um lanche mal montado e as mãos do chef preparando outra coisa no fundo. Você vai perder completamente a vontade de pedir esse lanche, certo? Agora imagine o cenário contrário e saberá o motivo de o McDonalds investir tanto em fotografias espetaculares para seus produtos.
A fotografia para vendas não é apenas uma foto, por isso precisa de máxima atenção, já que é responsável por definir a venda e converter o cliente. Explicaremos um pouco mais abaixo.
Porque a fotografia aumentaria minhas vendas?
Existem três pilares muito importantes para lhe explicar sobre isso, são eles:
Valor
Depois do exemplo do McDonalds, você não concorda que uma boa fotografia agrega valor ao produto? Na maioria dos casos é esse elemento que faz realmente a venda.
Uma boa fotografia vai gerar credibilidade para a empresa, além de valorizar o produto permitindo até mesmo que você consiga cobrar mais caro e multiplicar suas vendas como consequência.
Atração
Com uma boa fotografia é certo que você criará desejo no cliente e inclusive pode fazer com que ele compre produtos que nem precisa, simplesmente por ter sido conquistado pela foto.
Por isso, é muito importante ter preocupações em relação à qualidade das imagens.
Marketing
As redes sociais como Instagram e Facebook são hoje um dos pilares do marketing digital, porém são redes sociais baseadas em fotografias, por isso é importante que o seu produto se destaque com boas fotos.
Uma imagem bem feita pode viralizar e gerar rendimentos inacreditáveis.
O que faço se não tenho budget para contratar um profissional
É muito importante que você faça um esforço, pois o profissional sempre saberá o melhor ângulo e melhor tratamento para cada estilo de imagem.
Imagine que você vai casar e ao procurar um fotógrafo de casamentos, decida pedir para o seu sobrinho fotografar (já que você não tem budget para isso). Você confiaria em um dia tão importante como o casamento nas mãos de qualquer um? Então porque entregar o pilar da sua empresa e correr o risco de sacrificar suas vendas?
Mas se você realmente não tem condições para um profissional, fique com algumas dicas importantes:
Busque iluminação
A luz é o item principal para qualquer boa fotografia, ninguém quer ver uma foto de produto completamente escura e que desvalorize o mesmo, né?
Use a luz do dia (Preferencialmente os horários da manhã ou pôr do sol) ou utilize um Ringlight para fotografar os produtos, você terá muito mais qualidade e nitidez na imagem.
Use o modo manual da câmera
O modo automático do celular é bom, mas em muitos cenários te deixará na mão, por isso é importante ativar o modo manual e fotografar no formato RAW (que é um formato sem compressão, permitindo mais liberdade na edição das fotos).
Escolha o formato: Horizontal ou Vertical
Sua foto será publicada no instagram? Ou no Facebook? Dependendo de sua resposta, o formato da imagem muda muito. O instagram valoriza mais fotos na vertical, enquanto o facebook permanece na horizontal.
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