BusinessNegócios

Como a gestão financeira afeta o seu negócio

A gestão financeira é algo essencial para qualquer negócio. Isso porque, mesmo tendo uma boa entrada de dinheiro e um alto número de vendas, por exemplo, sem a administração adequada, esse montante acaba virando nada. 

Vale lembrar que a gestão adequada dos recursos financeiros não é importante apenas para negócios e empreendimentos. Ele também pode fazer muita diferença na vida pessoal e familiar de qualquer pessoa. 

Dessa forma, quando alguém decide empreender e abrir um negócio, independente do ramo que seja destinado, esse planejamento precisa ter como base administrações financeiras sólidas, baseadas em estratégias, investimentos e reservas de emergências. 

Vale lembrar que, mesmo os melhores gestores, com a formação no melhor curso de gestão financeira não conseguem manter um negócio de pé de forma saudável sem estratégias de administração financeira e planos para momentos de crises. 

O que é gestão financeira?

Para começar, a gestão financeira nada mais é do que vários processos, métodos ou ações que podem ser tomadas por uma pessoa responsável, que no caso seria o gestor, que vai permitir o controle, planejamento e análise de todas as atividades financeiras.

Dessa forma, é justo dizer que toda a companhia que quer crescer de forma saudável, ganhar muito dinheiro e fazer seu nome no mercado só consegue alcançar esse objetivo através de uma boa gestão dos seus recursos financeiros. 

Vale lembrar que é justamente esse tipo de administração que vai possibilitar com que os profissionais especializados analisem cenários e tracem metas e objetivos a serem cumpridos.

Além disso, é possível dizer que a gestão de recursos financeiros também vai servir como uma base e um complemento a outras questões que também são essenciais em uma companhia, como por exemplo, a gestão estratégica de marketing e vendas.

Portanto, fazer uma gestão financeira significa traçar estratégias para que a companhia possa melhorar seus resultados e também a forma que usa seus recursos. 

Isso significa que na prática, esse tipo de gestão pode ser transformadora e um verdadeiro sinônimo de eficiência.

Qual a importância da gestão financeira para o negócio?

Como já mencionado anteriormente, a gestão financeira é um alicerce para qualquer companhia, seja ela grande ou pequena, começando no mercado ou atuando nele a anos.

Isso porque, se uma companhia deixa de zelar por sua gestão de recursos, ela pode chegar até mesmo à falência. 

Desse modo, também é possível dizer que essa área é uma parte tão importante na companhia quando a gestão de pessoas, realizada através de funcionários qualificados e formados em gestão de recursos humanos ead, por exemplo. 

Dessa maneira, essa gestão financeira vai acabar abrangendo muito mais do que manter um conjunto preciso de livros e balanceamento da conta corrente de seu negócio. 

Além disso, a companhia precisa fazer um gerenciamento de recursos de modo que não sejam gastos valores e recursos de forma desnecessária.

Assim, continue preparado para todas as contas fixas e que dependem de seu empreendimento, como também para distribuir os ganhos entre os parceiros.

Portanto, é de suma importância escolher um gestor financeiro muito competente, com uma boa formação, como por exemplo o curso de gestão financeira tecnólogo ead.

Além disso, essa pessoa precisa ser responsável e confiável. 

Esse cargo envolve diversas responsabilidades de gerenciamento financeiro que afetam todos os aspectos do seu negócio. Uma empresa que vende bem, mas com uma má gestão financeira, pode falhar.

Confira a seguir alguns dos principais motivos que fazem a gestão financeira extremamente importante para uma companhia quanto um curso de gestão financeira ead preço é fundamental para uma pessoa que deseja ingressar na profissão de gestor de negócios. 

  1. Investimentos

O primeiro passo importante a ser frizado é justamente o fato de que a gestão financeira é um ponto essencial para o investimento na própria companhia. 

Além de entender isso, é vital salientar que um negócio que pretende crescer precisa de investimentos. 

Fora isso, para fazer bons investimentos é necessário uma boa análise, que calculará custo-benefício, avaliará os resultados desse investimento a longo prazo e saberá ponderar o que é necessário. Tudo isso é parte da responsabilidade de um bom gestor de finanças.

Para saber mais sobre essas questões e buscar especializações é possível pesquisar mais a respeito de um bom desenvolvimento e gestão de startups em qualquer navegador da internet. Busque e saiba mais!

  1. Fluxo de caixa operacional

Outra questão que é muito importante e pode ser melhorada com uma boa gestão financeira é justamente o fluxo de caixa operacional. 

Esse fluxo, por sua vez, é crucial para que a sua companhia sempre tenha o suficiente em mãos para pagar despesas fixas.

Vale lembrar que despesas fixas nada mais são do que aluguéis, pagamento do salário de funcionários, contas de água, luz, internet, telefone e etc. 

Portanto, isso significa que uma boa gestão financeira, além de pensar em investimentos, também precisa pensar em necessidades futuras como contas mensais.

Desse modo, para entender melhor sobre esse tipo de gestão de fluxo, você pode pensar e analisar questões como encurtar a quantidade de tempo que dá aos clientes para eles pagarem e renegociarem as datas de validade com os fornecedores.

Para entender mais sobre o assunto é possível buscar uma especialização como graduações e cursos profissionalizantes.

Basta buscar por quanto custa o curso de gestão financeira em qualquer navegador.

  1. Redução das despesas

Outra questão importante é manter os custos o mais baixo possível. Isso porque, essa é uma das formas mais eficazes de poupar capital e até mesmo investir em um fundo de emergência.

Dessa maneira é papel da gestão financeira tentar negociar preços mais baixos com seus fornecedores, reduzir o número de funcionários em sua empresa, o uso de energia e comprar materiais de escritório no atacado. 

Essa é uma parte fundamental para qualquer negócio. Isso porque, quando não se monitora e gerencia todos os seus custos, sua empresa sempre terá que aumentar as vendas drasticamente para pagar as despesas crescentes.

  1. Planejamento tributário

A legislação tributária no Brasil é muito complexa e burocrática. Justamente por isso, esses trâmites acabam afetando diretamente a gestão financeira de uma empresa, pois a mesma não pode deixar de cumprir com cada uma de suas obrigações fiscais. 

Dessa forma, é obrigação da gestão financeira da companhia se inteirar de todas as necessidades fiscais e estar atenta para ficar sempre em dia com esses processos. 

Até mesmo porque, em caso de descumprimento de regras e normas fiscais, a empresa pode estar sujeita a multas e problemas com a justiça. 

Vale lembrar que a concorrência no mundo corporativo é selvagem, e a sustentabilidade financeira de uma empresa depende também da redução dos seus custos fiscais para que ela se mantenha competitiva em seu mercado de atuação.

Para entender mais sobre essas questões é possível fazer graduações específicas e cursos específicos, como por exemplo o curso de gestão de pessoas online.

  1. Planejamento financeiro

Outro requisito que é responsabilidade da gestão financeira e que é fundamental para qualquer companhia é o planejamento. 

Essa nada mais é do que uma estratégia de administração que busca entender quais os objetivos, metas da companhia para garantir uma melhor utilização dos recursos. 

Portanto, para isso, é importante que a empresa siga alguns passos, como:

  • Entender a situação atual da organização em relação às finanças;
  • Definir um objetivo financeiro a ser conquistado em um ano;
  • Construir um planejamento financeiro, delimitar o que precisa ser realizado;
  • Ter um acompanhamento para compreender a performance financeira.

Todos esses pontos ajudam a entender a necessidade de uma boa organização financeira. Agora, confiram outros bem importantes.

  1. Contabilidade

A contabilidade de uma companhia também faz parte do universo de responsabilidades da gestão financeira. Essa função é considerada como o acompanhamento do fluxo de caixa.

Isso porque, é a contabilidade que vai ser responsável por acompanhar o desempenho econômico da empresa, ao observar os ativos, os passivos e o desenvolvimento de patrimônio da organização. 

  1. Analisar

Por último, mas não menos importante, a gestão financeira também vai ser importante na hora de analisar dados para melhorar processos e análise de resultados, buscando oportunidades para otimizar as entregas. 

Ou seja, é uma ação que complementa o planejamento e faz parte de um bom controle da gestão financeira.

No geral, nota-se como é importante uma boa gestão dos seus negócios para um crescimento próspero e eficiente em tudo que for entrar. 

Faça uso de algumas ferramentas e organize tudo de modo correto, para que nunca mais tenha problemas com o seu dinheiro e ganhos, tanto de maneira pessoal e profissional. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo