Estilo de vida

O que é a língua geográfica e como tratá-la

Você já ouviu falar na língua geográfica? Esse problema bucal, que também pode ser chamado de glossite migratória benigna, nada mais é do que tipos de lesões que causam fissuras ou manchas vermelhas lisas na parte superior ou lateral da língua, podendo mudar de localização, tamanho e forma.

Dessa forma, algumas pessoas que conhecem esse problema, acabam julgando-o pela aparência e apontando o paciente que está com esse problema, alegando a falta de higiene como causadora da língua geográfica, quando na verdade esse é um preconceito muito comum que deve ser combatido.

Portanto, para saber os reais motivos que levam à formação da língua geográfica, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito desse problema bucal, entendendo suas principais causas, bem como as mentiras que já existem para tratar essa questão, que acabam sendo facilitadas quando o paciente tem acesso a um plano odonto, por exemplo.

O que é a língua geográfica?

Assim como já mencionado anteriormente, a língua geográfica nada mais é do que uma condição que tem uma causa, que por sua vez não está nenhum pouco relacionada com a falta de higiene bucal ou alguma coisa semelhante. Essa condição causa uma aparência estranha na língua que fica avermelhada e com fissuras. 

Além da aparência, se não for tratada através de um plano odontológico particular, por exemplo, a língua geográfica pode causar dor no paciente, além de uma sensação de queimação na região lingual, principalmente pós-consumo de alimentos com pimenta.

Vale destacar que essa é uma condição rara e suas causas podem variar, mas é bem comum que esse problema venha de genética, já que várias pessoas de uma mesma família podem apresentar essa característica.

Assim como existem várias causas, o tratamento também é variado. Assim, é importante que pessoas que apresentam a língua geográfica busquem por um profissional dentista, através de um plano odontológico familiar, por exemplo, e solicitem a devida avaliação profissional.

Por último, mas devidamente não menos importante, confira a seguir alguns dos principais sintomas que podem aparecer em pacientes que apresentam a língua geográfica:

  • Manchas vermelhas, lisas e irregulares na língua;
  • Bordas brancas ou claras na língua;
  • Ausência de papilas na região afetada;
  • Dor, desconforto ou sensação de queimação ao comer alguns alimentos. 

Fique atento aos sintomas e procure ajuda de um profissional da odontologia, assim identificando o problema antes que se agrave.

Quais as causas da língua geográfica?

Assim como já mencionado acima, a língua geográfica pode ter diversas causas. Isso porque, ainda não se sabe exatamente o que leva um paciente a desenvolver essa condição. 

Apesar disso, estudos comprovam que muitos casos estão diretamente relacionados a questões hereditárias e associadas a atopias, como asma e rinite alérgica, e a deficiências nutricionais, especialmente de vitaminas.

A língua geográfica pode se associar a problemas como psoríase, dermatite seborreica e estresse emocional.

Entretanto, independentemente dos motivos, é preciso enfatizar que é possível conquistar um tratamento para esse problema através dos diversos tipos de planos odontológicos, que vão facilitar o acesso não só a consulta com o dentista, como também oferecendo os tratamentos de maneira mais barata para que o paciente consiga fazer o acompanhamento. 

Como é feito o tratamento dessa complicação?

Quando o assunto é tratamento da língua geográfica, é possível que o profissional dentista adote uma série de alternativas. Essas vão depender do quadro do paciente e de seus sintomas.

Por isso é muito importante que os pacientes com esse problema busquem o profissional dentista pois só ele poderá indicar os melhores tratamentos. 

Mesmo assim, é possível apontar alguns tratamentos que normalmente são indicados, principalmente em casos de pacientes que apresentam dor ou desconforto na língua, situação em que o dentista poderá indicar o uso de alguns remédios, que incluem:

  1. Analgésicos ou anti-inflamatórios

Alguns exemplos desses remédios são o Paracetamol ou Ibuprofeno, que ajudam a aliviar a dor durante crises que podem surgir após comer alimentos mais condimentados.

  1. Enxaguante bucal ou pomadas anestésicas

Alguns exemplos desses produtos são a Lidocaína, que alivia rapidamente a dor e a queimação na língua.

  1. Remédios corticoides

Remédios como a Prednisolona, ajudam a aliviar a inflamação e a dor na língua, principalmente quando os analgésicos não foram eficazes para reduzir os sintomas.

Para saber ainda mais a respeito dos possíveis tratamentos é possível pesquisar por “quanto custa um plano odontológico” e, assim, conseguir uma consulta com um profissional dentista de maneira mais barata.
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Educação, Negócios e Saúde, acesse nosso portal.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo