Sem categoria

Como e por que refazer um sistema elétrico?

Muitas vezes falamos de outros aspectos quando se trata de manutenção de casas ou condomínios. Pensamos, por exemplo, em refazer as fachadas ou varandas. Talvez pensemos na possibilidade de impermeabilizar o telhado ou trocar as luminárias. Talvez também visando a otimização energética. Esses são aspectos decisivos para a saúde do imóvel, mas o mesmo acontece quando se trata de refazer o sistema elétrico. Por que isso é tão importante?

Simples, pelo sistema elétrico passa a energia necessária para fazer tudo e a otimização dessa rede que passa nas paredes da casa diz respeito à eficiência, economia de quem mora dentro das quatro paredes da casa ou do apartamento. O principal que é a segurança de todos afinal com falhas na fiação pode causar grandes problemas mas tais podem ser evitados, coloque no mural do aplicativo de gestão de condomínio que será feito manutenção na fiação das casas. 

Qual é a reforma do sistema elétrico

Com este termo entendemos todas as operações que permitem renovar o aparelho que permite levar eletricidade a uma casa, prédio ou condomínio. Especificamente, estamos falando de operações que permitem alterar – em total segurança e em conformidade com todas as normas relativas ao sistema elétrico em vigor – quadros elétricos, cabos, interruptores, disjuntores, tubos e bainhas, backbones e terminais.

A obra, na maioria dos casos, envolve também alvenaria mesmo que em alguns casos seja possível evitar a quebra das paredes. Além disso, deve ser obtida a declaração de conformidade do sistema elétrico.

Quando refazer o sistema elétrico?

Há uma série de mensagens claras que permitem entender que o sistema elétrico precisa ser refeito. Por exemplo, você percebe quedas repentinas de tensão, a corrente salta constantemente e até percebe que, quando usa certos aparelhos, cheira a plástico queimado. A campainha de alarme vem quando você percebe faíscas ao ligar as tomadas: significa que é hora de trocar o sistema elétrico.

Isso permite que você evite problemas sérios. Mas quando é conveniente refazer o sistema elétrico de uma casa? Em primeiro lugar, deve ser reorganizado e atualizado sempre que forem realizadas grandes reformas. Especialmente se já se passaram mais de 10/15 anos desde que este ponto foi abordado pela última vez.

Manutenção ordinária ou extraordinária?

Você está pensando: a reconstrução do sistema elétrico é uma manutenção ordinária ou extraordinária? A questão é substancial porque as licenças necessárias para iniciar o trabalho mudam, mas também os bônus que você pode obter para amortizar a despesa. Nós vamos? A reconstrução do sistema elétrico é uma manutenção extraordinária.

Os trabalhos de modernização dos sistemas, incluindo o de água e gás, enquadram-se no âmbito de trabalhos que não dizem respeito à simples manutenção diária também porque em alguns casos é necessário:

  • Trabalhe na alvenaria.
  • Levante os pisos.
  • Trabalhe no teto falso.

Portanto as atividades a serem realizadas gozam de relativa facilidade. E as intervenções auxiliares para completar a intervenção principal também devem ser adicionadas 

Por que refazer o sistema elétrico?

Certamente refazer o sistema elétrico não é um trabalho diário, por isso é tratado quando você decide trabalhar em vários elementos da casa. Mas, porque eu deveria pensar seriamente em uma renovação?

Em primeiro lugar, por segurança, mudar o sistema significa evitar curtos-circuitos e todos os riscos de ter cabos expostos, roídos ou danificados pelo tempo. Também vimos que soluções desatualizadas arriscam colocar em risco a vida das pessoas, pois podem causar faíscas ao conectar uma tomada.

Além disso, um sistema elétrico de nova geração economiza seu tempo e você tem tudo o que precisa para evitar vazamentos, picos de energia e tudo o que faz você entender que chegou a hora de mudar.

Como se mover nestes casos

Ter um sistema elétrico não conforme pode ter consequências graves. Certamente diminui o valor da casa e não permite que você viva seus espaços com serenidade. Então você está pensando em como refazer toda a estrutura para trazer eletricidade para dentro de casa. Nesse ponto alertamos: não é um trabalho que possa ser feito de forma independente.

Não só porque se trata de uma atividade complexa e perigosa, mas também porque se pretende cumprir a legislação tem de ultrapassar uma série de normas difíceis de respeitar de forma independente. Isso se aplica tanto a ter um trabalho perfeitamente compatível, seguro e eficaz, quanto a obter os bônus do sistema elétrico.

Quer beneficiar da dedução e realizar o trabalho com profissionais certificados, aptos a acompanhá-lo em todas as etapas para modernizar o sistema elétrico da sua casa ou de todo o condomínio, o sistema de gestão de condomínio ajuda na organização e na eficiência na para reformas, organização de documentos, manutenção e obras em condomínio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo