Sem categoria

Como explorar o metaverso no marketing?

A tecnologia cada vez mais traz novas ferramentas ao público, modificando um grande número de atividades a serem executadas. Incluindo a forma com que as pessoas interagem entre si. Nesse sentido, o metaverso desponta como uma inovação.

Uma nova plataforma digital que promete grandes mudanças à forma com que os indivíduos se comunicam através da internet. Causando impactos em relação aos seus hábitos comerciais, assim como na execução de suas atividades de trabalho.

Acompanhando assim processos já estabelecidos da tecnologia com a humanidade, que sempre ao apresentar uma nova ferramenta de destaque, dentro de um certo período a sociedade possa responder a essa novidade, adotando novas práticas em suas vidas.

Sendo possível citar as consequências apresentadas pela chegada do maquinário nas atividades fabris, dando início ao processo da Revolução Industrial, acarretando em uma metodologia de negócios a impactar o cenário comercial até os dias de hoje.

Com o uso de equipamentos para facilitar as atividades de uma empresa de corte e dobra, permitindo assim uma maior expansão de tais ações, alimentando assim um grande número de ofícios dentro do setor industrial, com o fornecimento maior de tais serviços.

No entanto, a maior mudança nos últimos anos está associada às tecnologias voltadas ao universo digital, por se tratar de um cenário no qual a presença do público se mostra cada vez maior, diante das diferentes ferramentas e inovações que ali estão presentes.

Facilitando, por exemplo, com que um indivíduo possa adquirir algum tipo de produto ou serviço que esteja interessado, tudo a partir do uso de celular, por meio do navegador de internet ali presente, ou então dos aplicativos digitais instalados em tal aparelho.

O que leva diretamente à relevância das redes sociais, que vem se tornando cada vez mais o principal canal de interação não apenas entre os usuários em si, mas também entre eles e as empresas, podendo ser o caso, por exemplo, da empresa de análise de água.

Companhia essa a desenvolver todo o seu processo de comunicação tendo como foco essa nova forma de interação digital com sua audiência de possíveis clientes.

E falando de redes sociais, uma nova modalidade acaba de ser apresentada ao público, prometendo grandes mudanças em relação ao processo de comunicação e comércio dentro da internet, passando pelos usuários e chegando até as empresas.

As mudanças prometidas pelo metaverso

Anunciado oficialmente em outubro de 2021, o metaverso se trata da mais nova plataforma de comunicação digital do grupo Facebook, ou melhor da Meta Platforms, Inc., o novo nome adotado para a empresa de tecnologia chefiada por Mark Zuckerberg.

Grupo esse que abrange atualmente uma série de ferramentas de grande relevância em relação ao meio de comunicação, entre eles:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • WhatsApp;
  • Messenger.

Um conjunto de redes sociais e de aplicativos de mensagens que hoje ocupam um espaço relevante dentro do meio social, não apenas acompanhando o processo de integração do público à internet, mas sendo um dos responsáveis por tal tipo de transição.

A fazer então com que um cabeamento estruturado industrial se torne algo de relevância cada vez maior, tanto para empresas como para meios residenciais, de forma a garantir com que exista uma conexão à internet dentro desses espaços.

O metaverso surge exatamente com essa promessa de maior integração entre os usuários e as possibilidades que estão presentes nesse cenário virtual, transportando os indivíduos para uma simulação digital, na qual é possível executar uma série de atividades.

Seja participar de uma reunião, presenciar a apresentação musical de um artista ou visitar uma loja virtual, e ali mesmo realizar suas compras mensais de mercado, por exemplo. Sendo preciso apenas que tais estabelecimentos estejam presentes no metaverso.

Isso dentro de um processo que se assemelha à simulações apresentadas em filmes e contos de ficção científica e que agora chegam ao mundo real.

Isso porque o acesso ao metaverso utiliza da tecnologia de realidade virtual, com a reprodução de cenários reais dentro de uma plataforma digital, no que pode ajudar aos mais diversos tipos de empreendimentos a serem contactados diante de tais canais.

No que leva à ampliação das atividades que já são executadas por uma agência de consultoria ambiental, através das redes sociais, mas que pode usar do metaverso como uma forma de aprimorar ainda mais essa relação diante das ferramentas apresentadas.

Até porque o uso de tal plataforma acompanha uma série de processos que podem ser associados a forma com que uma companhia pretende se relacionar com o seu público. O que explica o destaque do metaverso para quem administra um negócio nos dias de hoje.

Motivos porque o mercado deve observar o metaverso

Existem diversas promessas associadas ao metaverso, tratando-se de uma plataforma focada nas interações digitais a serem realizadas pelos usuários. O que abre um leque de oportunidades para o setor comercial, após ele se posicionar nesse espaço.

Especificamente sobre essas vantagens a serem alcançadas com o uso do metaverso destacam-se:

Renovação constante do mercado

O meio comercial trabalha com um processo constante de renovação, a partir de novas aplicações que estão disponíveis tanto ao mercado como ao público. Logo, é perceptível a adoção do metaverso nesse sentido, por se tratar de uma nova ferramenta em destaque.

Um espaço no qual é possível não só se informar sobre a importância de contar com um sistema de alarme de incêndio em seu estabelecimento comercial, mas também contratar os serviços de profissionais que atuam na instalação de tais sistemas.

Acompanhando assim o processo de flexibilização das transações comerciais a serem realizadas entre os clientes e os prestadores de serviços, a usar a internet como um canal de contato. O metaverso entra em evidência por ser uma evolução de tal prática.

Aproximação com o público

Um dos maiores destaques das relações como uma estratégia comercial está nos processos de interação que são possíveis de serem conquistados com o seu uso. Ao colocar tanto o público como as empresas em uma mesma plataforma digital.

O metaverso surge como o próximo passo nessa relação, com a oferta de um espaço no qual a interação entre as empresas e o público pode ser feita de forma ainda mais aprofundada, sendo possível divulgar um produto por meio de simulações sobre o seu uso.

Técnicas essas que permitem com que um usuário interessado em adquirir um relógio biométrico, para controlar o processo de entrada e saída de funcionários da sua loja, se decida por completar tal aquisição após ser apresentado às funcionalidades do produto.

Maiores possibilidades comerciais

Como já foi indicado no tópico anterior, o metaverso promete amplificar o nível das transações comerciais, com o auxílio de uma plataforma de interação digital. Tanto pelas facilidades comerciais, como pela maior possibilidade de divulgar um produto ou serviço.

Algo de grande validade para produtos de origem, mas que também é válido para negócios do mundo presencial, ao se fechar algum tipo de contrato, e após isso ver essa encomenda de produtos base sendo entregue em sua fábrica via transporte de produtos quimicos.

Tudo a amplificar as opções de transações comerciais para os mais diferentes tipos de negócio, ao usarem do metaverso como uma ferramenta de maior aproximação com o seu público, aumentando assim as suas chances de venda via tamanha praticidade.

Dando assim continuidade às estratégias que já são adotadas hoje em relação ao marketing digital, com a implementação de uma série de práticas que podem ser capazes de otimizar as atividades comerciais praticadas por um negócio, seja ele do setor físico ou digital.

Até porque as barreiras entre ambos os universos estão cada vez mais turvas, com o metaverso surgindo exatamente como o próximo passo em relação à interação digital a ser feito entre os usuários em si, mas também com as empresas que a lista posicionam.

Permitindo, por exemplo, que possa ser feito um agendamento em um consultório médico, para a realização de uma análise ergonômica do trabalho, e na mesma plataforma fazer algum tipo de compra pessoal, assim como realizar algum pagamento.

Tornando possível receber em casa o seu almoço após interagir com uma ação comercial a ser aplicada por uma rede de fast food, que pode usar do metaverso para se aproximar e interagir ainda mais com o seu público, fortalecendo suas chances de finalizar uma venda.

Dentro então de um processo que permite com que variados ramos de negócio consigam estabelecer uma relação direta com o seu público, indo muito além do que já é realizado hoje através das redes sociais.

E se para que uma empresa tenha sucesso com o seu público, ela precisa ir ao encontro de tal audiência, o metaverso se apresenta como o próximo passo em relação às interações entre as marcas e suas audiências, diante da presença de tal público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo