Estilo de vida

Descubra os métodos que ajudam a combater as cáries

Existem diversas doenças bucais extremamente comuns que muitas pessoas sofrem com elas, mas o que poucas sabem são as formas de evitar elas. Com isso, uma das principais são as maneiras de combater as cáries.

Desse modo, entenda o que são as cáries e como evitar e tratar elas.

O que são as cáries?

A cárie é uma forma de denominar a deterioração do dente. Portanto, ela está relacionada à desmineralização da estrutura dentária, que ocorre quando alguns tipos específicos de bactérias produzem ácidos que destroem o seu esmalte.

Ao danificar o esmalte, pode causar uma alteração na pigmentação do dente, gerando algumas manchas amareladas nele. Nesse caso, o paciente vai precisar pesquisar sobre o valor clareamento dental, para realizar um procedimento.

Além do esmalte, é acometida a camada logo abaixo dele, mais conhecida como a dentina, e quando isso acontece, existe uma sensibilidade.

Ou seja, quando envolve apenas o esmalte dentário, o paciente não terá nenhum tipo de sensibilidade ou dor.

A partir do momento em que a cárie não é tratada, ela se aprofunda, chegando até a dentina. 

Caso ocorra na camada superficial, será apenas uma dor que vai acontecer ao consumir alimentos muito gelados ou quentes ou doces.

No momento em que a cárie envolve as camadas mais profundas da dentina, a dor começa a se tornar mais intensa, podendo chegar até a polpa, que é um nervo do dente.

Quando isso acontece, gera uma inflamação irreversível que é chamada de pulpite. Nesse caso, o paciente vai precisar fazer um tratamento de canal ou em algumas situações, até mesmo a extração do dente, sendo necessário então um implante dentário.

Perda de dente

Caso ocorra a remoção do dente, é importante que o paciente não fique sem ele, porque durante a mastigação os alimentos pressionam a gengiva, fazendo com que o outro lado seja mais exigido. 

Conforme um lado é mais exigido, pode acontecer um desgaste nos dentes, danificando assim o esmalte e ocasionando um amarelamento. Nesse caso, tem a necessidade que os pacientes busquem sobre o preço clareamento dental.

Além disso, é possível que os dentes vizinhos passem a se movimentar por causa da falha. Com isso, eles podem se inclinar para o ocupar o espaço ausente. 

Assim, com essa situação, faz com que a arcada dentária fique torta e crie mais espaços para a formação de cáries.

Entretanto, os dentes tortos podem ser corrigidos através dos alinhadores invisíveis, mas  o tratamento deve ser imediato, para não haver mais problemas.

Além disso, existe uma pressão feita pelos alimentos na gengiva que pode provocar dor e inflamação. Com isso, o dente de cima também fica com a raiz exposta e pode amolecer.

Conforme a gengiva for ficando machucada, poderá também desenvolver algumas doenças periodontais.

Doenças periodontais

Essas doenças atingem a gengiva e principalmente a parte que é o suporte do dente.

A princípio, ela começa com a gengivite, e se não for tratada pode avançar e causar algumas consequências, como também a perda dos dentes.

Da mesma forma, se o paciente desenvolver essa doença, é possível que ele passe a pesquisar sobre o aparelho invisível preço porque pode ocorrer a ausência do elemento dentário e os demais dentes ficarem tortos.

Como prevenir as cáries?

As melhores formas de prevenção contra as cáries, é realizando a escovação dos dentes e da língua pelo menos três vezes ao dia.

Além disso, é importante evitar alguns alimentos, como:

  • Chocolate;
  • Refrigerante;
  • Alimentos ricos em amido de milho;
  • Carboidratos.

Não é proibido comer, mas após o consumo deles, é muito importante fazer a higienização dos dentes.

Ela deve ser feita através do creme dental com flúor, enxaguante bucal. Além disso, o paciente também deve fazer visitas frequentes ao dentista.

Ademais, as pessoas podem realizar a substituição do açúcar, por alguns adoçantes naturais, como o xilitol.

  1. Xilitol

O xilitol é um adoçante natural proveniente de plantas, frutas e vegetais, e tem um sabor muito semelhante ao açúcar refinado e não contém restrição.

Além de substituir o açúcar, ele também pode ser consumido por crianças e idosos. Assim, poderá evitar o aparecimento de cáries, pois irá diminuir o nível de doce.

Quando o açúcar é substituído, a bactéria que é a causadora da cárie, irá consumir o xilitol da mesma forma que consome o açúcar. Porém, para ela absorver precisará de muita energia, e às vezes acaba morrendo intoxicada.

Esse adoçante está presente em balas, chicletes e até mesmo em alguns cremes dentais.

Tratamento

Quando a cárie está em um nível superficial, ela é retirada através de um motorzinho e às vezes nem precisa de anestesia.

Após a realização dessa limpeza, fica uma pequena cavidade para fazer a restauração em resina, que seria a colocação de uma massinha na superfície.

Antes disso, é colocado um produto no dente chamado de adesivo e após isso, é colocada resina para colar no dente.

Em casos mais graves, é realizado o tratamento de canal, onde será feito um furo no dente e a parte interna será limpada, tirando toda a parte apodrecida.

Nesta situação, por conta do sangue que ficará dentro, é possível que o paciente fique com a pigmentação do dente escura.

Com essa situação, para o paciente manter uma boa estética na sua boca, ele pode pesquisar sobre o preço clareamento dental para que os seus dentes voltem a ficar brancos.

No geral, é muito importante cuidar da saúde bucal, principalmente da alimentação e higienização, realizando visitas periódicas ao dentista.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo