Business

Dicas para aumentar a produtividade no trabalho

Você está começando a trabalhar em um projeto exigente que precisa ser concluído em pouco tempo? 

Ou talvez você só queira trabalhar com mais eficiência? Neste artigo, mostraremos algumas maneiras eficazes de aumentar sua produtividade no trabalho.

1. Comece pelas tarefas mais importantes

Provavelmente mais de uma vez em sua lista houve tarefas muito importantes que você não conseguiu sossegar até concluí-las. Da próxima vez, comece com elas! Você se sentirá aliviado e poderá abordar os próximos tópicos com tranquilidade.

Criar uma lista de tarefas melhora a produtividade. É uma boa ideia listar todas as suas tarefas em papel, em um documento eletrônico ou aplicativo e classificá-las da mais urgente para a menos urgente.

2. Gerencie seu tempo

Monitore o tempo gasto em tarefas individuais, não apenas relacionadas ao trabalho. Muitas vezes acontece que as atividades que aparentemente demoram um pouco (por exemplo, atualizar o Facebook, responder a mensagens privadas ou bate-papos) levam mais tempo do que o esperado. Não é difícil adivinhar que isso reduz significativamente a produtividade.

No geral, essas pausas descontroladas podem atrapalhar o horário de trabalho. Enquanto as pausas regulares melhoram a produtividade no trabalho, a mudança frequente de atenção piora a concentração e consome muita energia.

Da mesma forma, já deixe eu almoço pronto para não perder tempo com isso, ou peça delivery. Não é necessário gastar muito tempo e dinheiro com comida, você pode conseguir algum cupom ifood hoje e aproveitar esse tempo para trabalhar mais um pouco.

3. Use a regra dos dois minutos

Este método é extremamente simples e intuitivo, e melhora perfeitamente a produtividade diária no trabalho e muito mais. A regra de dois minutos é realizar todas as tarefas no local que podem ser finalizadas em cerca de dois minutos. Isso tornará mais fácil para você se concentrar em responsabilidades mais complexas. Você também evitará mudar a atenção com muita frequência.

Além disso, retornar a tarefas anteriormente adiadas leva mais tempo do que concluí-las imediatamente.

4. Fale em pé

Quem não ficou em uma reunião além do tempo estipulado, que levante a mão. Note que a maioria dessas reuniões, como o nome sugere, são realizadas sentado. Sentar está biologicamente associado a um estado de relaxamento e lentidão.

Por outro lado, reuniões em pé resultam em aumento de produtividade. Ficar em pé está associado a um nível ligeiramente mais alto de entusiasmo e maior dinâmica, no qual fará as coisas com mais rapidez e eficiência.

5. Use a técnica Pomodoro

Consiste em dividir o tempo em ciclos de trabalho e descanso, tradicionalmente 25 e 5 minutos respectivamente. A técnica Pomodoro foi desenvolvida com o objetivo de aumentar a produtividade através do gerenciamento hábil de energia e atenção.

O procedimento é simples: enquanto você trabalha, se concentra na tarefa em mãos e, quando os 25 minutos terminam, inicia uma pausa de 5 minutos, para relaxar totalmente. Existem muitos aplicativos para smartphones que permitem programar ciclos de trabalho e pausas. Claro, você não precisa se ater apenas às sequências de 30 minutos, adapte-as conforme necessário ao seu trabalho.

6. Descanse ativamente

Se você trabalha principalmente intelectualmente, em vez de ficar no Instagram ou ler as notícias, é melhor dar um passeio. Então sua produtividade melhorará significativamente.

Estar em movimento é fundamental.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo