Diversos

Endometriose: O que é e como tratar

Lendo este artigo até o final você aprenderá sobre Endometriose: O que é e como tratar tal problema que atinge diversas mulheres no mundo inteiro.

A endometriose é algo que causa bastante desconforto e dor em mulheres.

Conhecido como endométrio, pode crescer em outros locais do abdômen, como ovários, bexiga ou intestino,causando muitas dores pélvicas, menstruação abundante e até infertilidade.

O que é endometriose?

A endometriose é uma doença crônica que na maioria das vezes afeta a saúde da mulher, principalmente em idade reprodutiva. 

O útero é revestido por um tecido que é afetado diretamente pelos hormônios, fazendo sua espessura ficar mais grossa e ser expulso do corpo conforme o ciclo menstrual da mulher, conhecido como endométrio.

O endométrio permite que o óvulo fique ali para ser fecundado pelo espermatozóide, para assim, desenvolver uma gravidez.

Quando esse tecido cresce fora do útero, como os ovários, a bexiga e por fora do útero, a mulher é diagnosticada com endometriose.

A endometriose é uma condição que pode ser muito dolorosa, afetando bastante a saúde e qualidade na vida da mulher. 

De modo geral, a endometriose é diagnosticada após os 20 anos de idade, mas o tecido uterino pode crescer fora do local correto mesmo antes mesmo que a menina tenha sua primeira menstruação.

Muitas mulheres que não sabem o que é endometriose, sempre quando observam dores desconfortáveis em seu corpo, logo já buscam tomar misoprostol, mas essa não é a atitude correta, pois é sem bom buscar a orientação de um especialista. 

Quais os sintomas de endometriose?

Além da mulher sentir cólicas muito fortes, impedindo que ela realize suas atividades do dia a dia, outros sintomas também são constantes:

  • Sangramentos intenso;
  • Dor intensa em relações sexuais;
  • Dor antes da menstruação chegar, chegando a acontecer uma ou duas semanas antes;
  • Fadiga ;
  • Cansaço;
  • Infertilidade ou dificuldade maior para engravidar; 
  • diarreia.

Como é o tratamento de endometriose?

A endometriose não tem cura, é uma condição crônica, dura por toda a vida e geralmente seus sintomas desaparecem depois da menopausa, quando há uma diminuição dos hormônios que lidam diretamente com o endométrio.

De modo geral, não é normal que uma mulher sinta fortes cólicas, é preciso que ela procure um médico assim que os primeiros sintomas surgirem.

Assim, o médico dará um diagnóstico mais preciso de acordo com os sintomas descritos pela paciente.

Dependendo dos sintomas, mulheres em idade fértil,precisa considerar o uso do anticoncepcional para suspender a menstruação e evitar as dores da endometriose. 

No entanto, é preciso analisar com cuidado todos os efeitos que este medicamento pode causar.

Nos casos de endometriose profunda, é indicado que a mulher passe por procedimentos cirúrgicos, pois será realizada uma raspagem do endométrio.

Em casos mais graves de endometriose, será necessário uma histerectomia, que é a cirurgia de remoção do útero por completo.

Causas da endometriose

Existem várias teorias sobre a verdadeira causa da endometriose, desde fatores genéticos, fatores hormonais, disseminação de células pelo sistema linfático, resquícios de células embrionárias, que ainda não conseguiram ser comprovadas.

Entretanto, as causas da endometriose ainda é desconhecida, nenhum especialista conseguiu ter a certeza deste mal que ocorre em muitas mulheres.

Geralmente, cada especialista vai explicar e diagnosticar a ocorrência da endometriose em uma determinada situação dependendo dos sintomas e do nível de gravidade.

A endometriose pode ser vista através de um exame ginecológico, mas isto é raro. 

Outro método utilizado para diagnosticar endometriose é o toque ginecológico, diminuição da habitual mobilidade do útero, com dores constantes. 

O seu médico dará um diagnóstico mais preciso, através de exames e histórico familiar, para descartar outras causas que possam ser confundidas com esses sintomas, e ajudar a esclarecer melhor o diagnóstico.

De modo geral, a mulher pode perceber a endometriose pela dificuldade de engravidar.

O diagnóstico definitivo da endometriose é feito através da análise do do órgão afetado, através de uma biópsia. 

A ecografia vaginal será o primeiro exame a ser feito para caracterizar inicialmente a doença, além de ser rápido e indolor, e confiável para identificar lesões grandes de endometriose.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo