Sem categoria

Energia solar: conheça os componentes essenciais do sistema

A energia solar é uma fonte diferente, renovável e sustentável que vem da radiação eletromagnética, luz e calor emanados diariamente pelo sol.

Ela pode ser utilizada por diferentes tecnologias, como aquecedores solares, painéis fotovoltaicos, entre outros.

Atualmente, a definição de energia solar é normalmente associada à geração limpa de eletricidade pelos painéis de energia fotovoltaica (painéis fotovoltaicos), que fazem a transformação da luz do sol diretamente em energia elétrica. 

A energia solar fotovoltaica, quando as partículas de energia da luz do sol (fótons) chegam, por exemplo, em um painel solar para ar condicionado, ocorre a geração de uma corrente elétrica que pode ser direcionada e utilizada para alimentar o ar-condicionado.

Mas, não só ele, também pode chegar sobre painéis solares, no geral, para alimentar residências, indústrias, entre outros, tanto na cidade quanto na área rural.

O presente artigo vai tratar sobre vários pontos envolvendo o uso de energia solar, sua importância e como ela funciona nas residências.

Qual a importância da energia solar?

O Sol é a nossa maior fonte de energia e um componente importante para o progresso da humanidade. 

A utilização dele para a geração de energia elétrica nos permite a diminuição do uso de fontes fósseis, conservando com isso, o nosso meio ambiente.

Sabe-se que o Sol, que já é utilizado há muito tempo para esquentar a água por meio do seu efeito térmico, hoje em dia também é fonte de energia elétrica a partir da luz solar pelo efeito fotovoltaico. 

Atualmente, também já existe o quanto custa um aquecedor solar, a energia solar tem sido a fonte para muitos aparelhos que vem surgindo na indústria desse ramo.

Este sistema formado com módulos fotovoltaicos, inversor e outros componentes transforma esta irradiação solar em energia elétrica. Com um investimento, que tem um retorno médio de mais ou menos 5 anos.

O consumidor vai ter a geração própria pelos próximos longos 25 anos no mínimo, sendo desse modo um investimento muito rentável.

A energia solar é renovável e inesgotável como se fosse um biombo de escritório, pois a função do biombo é renovar o ambiente, e por este fator, seu uso tem sido utilizado e projetado como uma das mais viáveis alternativas de fonte energética. 

Fazendo diminuir gradativamente o crescimento de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares, que podem degradar de forma muito catastrófica o meio ambiente e para vida humana em um todo.

Portanto, falando em vida humana, a energia solar é usada na sinalização estacionamento deficientes, eles usam letreiros com painéis fotovoltaicos.

Visto que possibilita a geração de energia elétrica e o letreiro funcione bem, ajudando o meio ambiente e a vida humana.

A energia solar fotovoltaica acabou se tornando muito popular nos últimos anos, como no caso da geração distribuída, sendo energia limpa sem a emissão de CO2, que é o dióxido de carbono.

De fácil instalação em tetos ou no solo, livre de sombreamentos, de raso ou nenhum impacto no meio ambiente. 

Ela é acessível a todo consumidor como opção economicamente melhor, pois reduz de forma significativa o peso das variações tarifárias das distribuidoras de energia, chamada de inflação energética. 

Por não ter partes móveis, o sistema tem um nível muito raso de danos. A manutenção do sistema essencialmente precisa de uma lavagem da superfície dos módulos fotovoltaicos, para retirar o acúmulo de resíduos que pesa na produção da energia.

É indicado de uma a duas vezes ao ano, dependendo do local de instalação, pois a água da chuva já contribui para a limpeza naturalmente.

Isso tudo para proteger os equipamentos que estão sendo usados para gerar energia solar, como faz a impermeabilização piscina elevada, que protege a piscina.

Deve ser realizada uma vistoria com alguma frequência, por um profissional habilitado, para verificar as conexões e as condições dos elementos do sistema.

E o sistema fotovoltaico pode também ser continuamente observado remotamente, inclusive por aplicativo de celular, o que ajuda na verificação em tempo real da produção de energia elétrica.

Em uma realidade onde cada vez mais há a preocupação com a conservação da natureza e sustentabilidade, procurar meios tecnológicos para manter a qualidade de vida são atitudes mais do que essenciais para deixarmos um exemplo para as próximas gerações.

Como implementar a energia solar residencial?

Uma das grandes preocupações de todos são os valores das tarifas de energia elétrica. Assim, a população está buscando por soluções alternativas, como a energia solar residencial.

Reduzir os custos de energia elétrica para as pessoas é melhor que colocar piso cimentício antiderrapante.

Para deixar garantido o sucesso desse investimento, é muito importante se lembrar que a eficiência e a segurança de um sistema fotovoltaico dependem de muitos fatores, tais como um bom projeto de implementação e a qualidade dos materiais utilizados.

Componentes essenciais do sistema de energia solar

Para compreender o processo de geração de energia solar, é necessário conhecer quais são os elementos de um sistema fotovoltaico e a função da cada um deles. 

Além disso, é necessário saber quais são os tipos de sistema existentes e a diferença deles.

1. Os Sistemas fotovoltaicos

Os sistemas de geração de energia solar devem ser on-grid ou off-grid. A diferença central entre eles está na destinação dada à produção excedente de energia solar, ou seja, àquela que não é utilizada de imediato.

2. O On-grid

É Também conhecida por grid-tie, este modelo de geração de energia solar tem como central característica a conexão à rede pública. 

Assim, toda a eletricidade que é produzida e não é imediatamente utilizada vai para a rede de abastecimento tradicional e é transformada em créditos para o consumidor.

Por outro lado, no caso do sistema não ser capaz de produzir a energia essencial ao abastecimento do imóvel, a rede pública fornece a quantidade que faltou. 

Assim, o valor a ser pago às concessionárias de energia será a diferença entre o que foi produzido pelos painéis fotovoltaicos, ou seja, os créditos colocados na rede, e a quantidade fornecida pela distribuidora.

Além da geração de créditos, o sistema on-grid é bom por não necessitar da instalação de nenhum subsistema de armazenamento, o que o torna mais eficiente, cerca de 30%, e mais chamativo, em termos de custo-benefício, que os sistemas autônomos ou off-grid.

É como a construção piscina concreto, os benefícios são evidentes, a duração da piscina de concreto, pois vai durar por décadas a piscina sem problemas, e o custo-benefício é bom.

3. O Off-grid

Em contramão do modelo anterior, o sistema off-grid não é conectado à rede pública de fornecimento de energia. 

Assim, toda e qualquer eletricidade gerada e não consumida imediatamente não vai para a rede, mas fica armazenada em baterias estacionárias.

Que fazem o abastecimento do imóvel nos momentos em que a incidência de luz solar nas placas fotovoltaicas é baixa ou inexistente, como nas horas nubladas e noturnas

4. Painel solar

Um dos componentes centrais dos sistemas fotovoltaicos é o painel de energia solar, conhecido também por módulo fotovoltaico. 

Eles são feitos de materiais semicondutores que têm a função de receber a luz solar e transformá-la em corrente elétrica.

Há vários tipos de placas solares dentro do mercado, entre as escolhas, destacam-se os painéis de:

  1. Silício monocristalino;
  2. O silício policristalino é mais barato que o anterior;
  3. Silício amorfo;
  4. Filme fino.

Além da composição, há escolhas de painéis com tamanhos, potência e tensões diversas.

A opção deve ser feita com base na quantidade de energia que se quer produzir, pois a eficiência do sistema está essencialmente ligada à qualidade e desempenho das células.

Funcionamento da energia solar residencial

Vê-se que a energia solar residencial funciona quando chega a luz do sol nos equipamentos específicos que podem captá-la e transformá-la em eletricidade. 

Por exemplo, um portão automático galvanizado conectado à rede elétrica da casa, pode funcionar a base de energia solar. Pois, ele vai estar usufruindo dessa energia transformada em corrente elétrica.

Os sistemas solares fotovoltaicos são os responsáveis por essa recepção e transformação que produz a energia elétrica para ser utilizada nas casas em áreas rurais ou urbanas.

As placas fotovoltaicas recebem os raios solares e os envia para o inversor, um aparelho que tem a capacidade de converter a corrente contínua em alternada 

Em seguida, a energia é direcionada para o quadro de luz do imóvel, de forma que possa ser distribuída para o consumo. O sistema é conectado à rede elétrica da residência.

Se a eletricidade gerada pelo sistema não for integralmente consumida pelo consumidor, será emprestada para a distribuidora. 

Assim, vai acabar gerar créditos energéticos que poderão ser abatidos da energia consumida em períodos de pouca luminosidade solar ou à noite. Trata-se de um tipo de compensação criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica

Considerações finais

Sendo assim, fica entendido a importância de um sistema de energia elétrica, que trás muitos benefícios para a residência, principalmente, na economia de energia elétrica. Pois, não será gasto muito além da energia solar que é gratuita. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo