Tecnologia

Energia sustentável: Qual é a importância e como instalar na sua?

Energia sustentável é a energia elétrica obtida a partir de recursos que são inesgotáveis, atendendo às necessidades do consumidor sem comprometer as gerações futuras no abastecimento.

Como ela é retirada de fontes renováveis não geram impactos negativos na natureza e na sociedade. A energia solar fotovoltaica e a eólica são tipos de energia sustentável.

Quando alguém decide por uma reforma apartamento pequeno pode incluir no projeto a instalação da energia fotovoltaica para que se beneficie ao economizar gastos com a energia elétrica tradicional, por exemplo.

A energia solar fotovoltaica é obtida por meio da conversão direta da luz em eletricidade através de uma célula fotovoltaica, que é um dispositivo fabricado com material semicondutor. Ela é a unidade fundamental no processo de conversão.

Uma empresa de energia solar pode instalar a energia fotovoltaica. Recebe o nome de integradora, pois fornece solução completa para residências, comércios, empresas, propriedades rurais e indústrias, homologando o uso dos geradores para os mesmos.

Por que utilizar energia sustentável?

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente e ser uma fonte de energia limpa e renovável, e economizar, ela é instalada facilmente, valoriza o imóvel e gera créditos energéticos. Sem contar o fato de que ela cria muito mais empregos.

Imagine, então, quantas pessoas poderiam ter seus empregos se trabalhassem na instalação de película controle solar.

Como instalar energia solar em casa?

Partindo da premissa que o sol é uma fonte inesgotável de energia, alguns passos devem ser seguidos, tais como:

  • Prepare o local de instalação das placas solares;
  • Instale os suportes dos painéis solares;
  • Instale os trilhos onde serão fixados os painéis solares;
  • Instale as placas solares sobre os trilhos;
  • Conecte as placas solares aos cabos;
  • Conecte os painéis solares no inversor solar;
  • Instale o inversor na rede elétrica da residência.

Portanto, caso o morador queira um aquecedor de piscina solar para manter a água aquecida, a equipe de instalação, com base no desenho feito para o sistema, deve subir no telhado da casa e marcar onde será colocado cada painel solar.

Se o telhado for de barro, as telhas precisam ser removidas nos lugares certos e os suportes precisam ser aparafusados nesses pontos mantendo a base da fixação do sistema bem segura.

Mas, se o telhado for de metal, a instalação é mais simples e o suporte pode ser aparafusado por meio da própria telha, protegendo contra infiltrações e mantendo a segurança, também.

Normalmente, uma porta de correr automática funciona por meio de sensores de presença ou de temperatura. 

Ela despende energia considerável e adaptá-la a energia solar para que funcione faz com que o usuário gaste bem menos mensalmente.

Na etapa final de instalação da energia solar, onde os painéis solares são conectados no inversor e depois na rede elétrica, somente um eletricista capacitado pode realizar esse trabalho.

É por isso que ao fazer manutenção corretiva ar condicionado split em uma residência, comércio ou indústria, somente um eletricista de confiança e treinado poderá realizar o trabalho, principalmente se existe o sistema de energia solar.

Ao utilizar o sistema de energia solar na residência ou empresa, o usuário passa a compreender alguns fatores necessários para esse processo, como a seguir.

Para começar o projeto de energia fotovoltaica e realizar a instalação para o uso da energia solar, o usuário precisa analisar a conta de luz e o consumo. Com base no gasto de Kwh é calculado o tamanho do sistema de energia solar.

Para calcular o gasto de uma forma adequada é preciso utilizar o consumo médio de energia nos últimos 12 meses.

Baseado no consumo mensal mostrado na conta de luz é possível simular o custo de instalação da energia solar. Obtenha um simulador de custos e preencha o formulário com esse consumo mensal em Kwh, CEP, nome e e-mail.

Com esses dados é possível o cálculo do custo médio do projeto fotovoltaico de instalação de energia solar. É possível também saber a quantidade de painéis solares a serem utilizados, a área de instalação de interfone residencial e outros detalhes.

Obtidas todas as informações pertinentes encontre empresas de energia solar com qualificação para que os preços sejam comparados e a escolha seja a que mais atende as necessidades.

Não é recomendado que se faça a instalação sozinho, a não ser que esteja habilitado como um técnico ou engenheiro experiente porque é muito perigoso e acidentes podem acontecer nesse processo.

É necessário que a distribuidora de energia autorize a instalação e somente engenheiros e eletrotécnicos têm o aval para fazer esse tipo de solicitação. 

Quais são as modalidades de energia sustentável? 

Existem muitas, atualmente elas vêm crescendo muito graças à consciência ambiental e aos novos investimentos nas tecnologias.  

Energia solar 

É uma das mais conhecidas e procuradas por reduzirem os gastos mensais. Isso porque os raios solares são captados por painéis fotovoltaicos que por meio de processos físico-químicos podem produzir eletricidade.

Energia eólica

Ela é obtida por meio de grandes cata ventos e as hélices são movimentadas pelo vento. Os rotores giram, repassam as rotações para os geradores e são convertidas em energia mecânica elétrica.

Energia hidráulica 

É fornecida por meio do aproveitamento de uma massa de água proveniente de um rio ou lago. 

No Brasil é conhecida como energia hidroelétrica, a limpeza de porcelanato polido pós obra pode ser feita com a energia hidroelétrica.

Nesse tipo de energia é construída uma barragem em um rio ou lago, onde se instala a usina hidroelétrica. As águas passam pelas turbinas, elas são movimentadas, acionando o gerador de eletricidade.

Energia maremotriz 

É proveniente das marés e ondas e tem grande potencial no Brasil porque conta com 7.367 km de litoral, com essa grande extensão, há um potencial de produção de energia elétrica muito grande. 

Nesse modelo de energia sustentável a usina é formada por módulos, com braços mecânicos, flutuadores, bombas hidráulicas e outros componentes.

As ondas formadas movimentam os flutuadores e com todos os processos internos finalizados, a energia elétrica é gerada.

Quais são os benefícios da energia sustentável?

Ela conta com muitas vantagens, desde as econômicas até as ambientais, visto que ela é mais benéfica para o meio ambiente porque produz menos poluentes como o dióxido de carbono, por exemplo, que provoca o conhecido “efeito estufa”.

 Não causa impacto na natureza para que as estruturas necessárias sejam instaladas, como no caso da energia eólica e a solar, bastando apenas espaços amplos onde exista boa incidência de luz solar e de bastante vento.

Como citado anteriormente, o Brasil consegue atender aos dois critérios em virtude da grande extensão territorial.

A energia sustentável é renovável, muito diferente daquelas que se utilizam de combustíveis fósseis, que não se renovam. Por ser renovável ela pode ser utilizada continuamente já que é abundante na natureza.

Ela apresenta menos riscos em relação à energia nuclear que precisa de cuidados profundos para não causar acidentes e para não gerar resíduos tóxicos para o meio ambiente.

A longo prazo a energia sustentável recompensa os investimentos financeiros. Pelo fato de reduzirem a conta de energia elétrica, essa economia em um prazo de alguns anos acaba “pagando” os valores despendidos nos equipamentos que foram utilizados.

Como podemos ver a energia sustentável além dos benefícios, é uma ótima opção de investimento e demonstra maior conscientização e respeito ao meio ambiente.

Todos os recursos utilizados para que seja produzida a energia renovável estão disponíveis em abundância na natureza e são limpos e sustentáveis. O foco da produção deve ser direcionado no uso adequado da quantidade e qualidade.

No âmbito dos recursos da energia não renovável a preocupação é maior porque os combustíveis fósseis precisam de séculos para serem criados. Não podem ser substituídos. O carvão, o petróleo, os minerais e os gases naturais são exemplos.

A principal diferença entre os dois tipos de energia é que não renovável é obtida por meio de restos fossilizados de plantas e animais que estiveram na Terra há muito tempo atrás.

Outra diferença entre elas é que a energia não renovável por muitas vezes é poluente e pode contaminar o ambiente, a renovável é limpa e produz poucos impactos ambientais. 

Considerações finais

Sendo assim, seguindo a tendência na busca por soluções limpas e sustentáveis, a cada dia mais e mais as pessoas acabam por optar pela energia solar, instalando painéis que possam fornecer eletricidade vinda da energia solar.

Os benefícios são enormes para o consumidor e para a natureza, ambos agradecem pela atitude consciente e respeitosa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo