Estabeleça metas para o seu Marketing ter mais resultados
As metas anuais, ou KPIs de marketing, não devem ser superiores a 3 ou 4 e estabelecer o nível do que se deseja alcançar e alcançar. As melhores metas são SMART: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado. Isso significa que deve incluir alvos – números de leads, vendas, receitas e lucros que são a força vital de qualquer negócio. Apenas a título de exemplo, aqui estão alguns pontos para reflexão: promover sua marca para um público existente ou novo? Lançar novos produtos? Encontrar um grupo especializado para apresentar seus produtos ou serviços? Também é muito importante especificar em termos quantitativos o aumento do volume de vendas que as estatísticas dizem que deve variar entre 10 e 25%.
Mapear seus objetivos com antecedência permite planejar melhor as atividades necessárias para alcançá-los. Não podemos esquecer a existência dos objetivos menos tangíveis de apoio às vendas: aumentar a notoriedade e aumentar a exposição do negócio e dos produtos através do marketing digital (ou seja, marketing de sex shop online que utiliza canais digitais – dispositivos móveis, redes sociais, motores de busca e outros canais – chegar aos consumidores).
1 A jornada do cliente
Essa é uma etapa fundamental e toda empresa deve ter sua própria Jornada do Cliente. Mapear o caminho que o consumidor percorre ao realizar uma compra, tornando-se cliente, identificando os pontos fracos, os obstáculos e as áreas fluidas do seu caminho é fundamental. O aspecto mais relevante é personalizar o caminho de acordo com as necessidades e desejos do cliente ideal. O cliente mostrará quais pontos de contato são mais válidos do que outros para cada etapa do processo de compra. Criar um plano estratégico de marketing sem antes desenhar a jornada do cliente e sem levar em conta sua relevância é um erro grave.
2 Estabeleça prioridades
A estratégia de marketing a ser adotada não deve começar antes de concluir as etapas anteriores, pois não trará os resultados desejados e também pode significar um desperdício econômico. O plano estratégico de marketing é o conceito enquanto as táticas são as ações – o que, onde, quando e como – atividades promocionais detalhadas a serem realizadas para atingir os objetivos e será mais fácil entender quais atividades darão o melhor retorno sobre o investimento (ROI). Ao mesmo tempo, deve-se ter em mente que a estratégia de marketing tem um custo que exige monitoramento constante, pois o CPS (Cost Per Sale) nunca deve exceder o lucro.
3 Comunicação
Igualmente importante é desenvolver a estratégia de comunicação. Trata-se de elaborar estratégias de comunicação de marketing para atingir o alvo e convencê-lo a agir. As ferramentas que temos disponíveis hoje são inúmeras e valeria a pena dedicar mais espaço. Seria um eufemismo considerar apenas anúncios de mídia de massa e campanhas de mídia social que são os que vêm à mente imediatamente. Cada setor de atividade e tipologia (B2B ou B2C) tem necessidades e linguagens diferentes assim como cada ferramenta ou canal de comunicação tem uma linguagem própria. O principal é escolher os produtos certo, para assim, selecione bem os distribuidores dos seus produtos, afinal, é essencial proporcionar a melhor experiência para o seu cliente com vibradores, plus anais, anao de borracha se shop, preservativos com máxima qualidade.
Se o cliente-alvo foi identificado corretamente também facilitará esse processo, pois você poderá criar qualquer comunicação pensando nesse perfil. Da mesma forma, ter desenhado a jornada do cliente ajudará a identificar os canais corretos a serem utilizados para o produto/serviço oferecido ao seu público-alvo. Para algumas empresas isso pode ser um processo muito simples, para outras pode haver uma infinidade de opções diferentes, todas com diferentes prós e contras. Também não devemos esquecer a importância do marketing de conteúdo que desempenha um papel importante na comunicação de marketing. Os parâmetros são múltiplos e fortemente ligados ao público-alvo. Não existe uma ferramenta que funcione para todos e tudo. Os especialistas em comunicação de marketing poderão fazer uma lista praticamente infinita de combinações e possíveis canais magistralmente combinados para atingir um alvo específico e os objetivos desejados. Conclui-se que a estratégia de comunicação delineia as táticas a serem empreendidas para atingir os objetivos e sua execução leva a exercer o impacto desejado no produto e no mercado. De todas as etapas, esta é a que exige competências específicas que muitas vezes as empresas não possuem internamente e a competência de um consultor de marketing é uma alternativa válida.