Estratégia de marketing para pet shops
A criação de uma estratégia de marketing eficaz para um pet shop não precisa custar uma pata e uma perna. Na verdade, existem várias opções criativas e de baixo custo disponíveis. Só é preciso um pouco de imaginação, uma atitude persistente, bom senso antiquado e a capacidade de pensar fora da caixa.
Ao formular uma estratégia de marketing, comece sendo claro sobre seus objetivos, seu público-alvo e os pontos fortes específicos de seu pet shop e como capitalizá-los. As idéias a seguir podem ajudá-lo a projetar uma estratégia de marketing eficaz para sua loja de animais.
Cause uma ótima impressão em todos os momentos
A maneira como você trata as pessoas em sua vida diária é uma parte importante de sua marca profissional e pessoal e é parte integrante do marketing de seu pet shop. As pessoas com quem você entra em contato diariamente podem espalhar a palavra sobre você e sua empresa, então você deseja que essa interação seja positiva.
Sempre responda aos e-mails de maneira rápida e cortês e atenda o telefone de maneira calorosa e acolhedora. Seja cortês com as pessoas em sua comunidade com quem você entra em contato diariamente.
Divulgue sua loja de animais de estimação localmente e online
Uma ótima maneira de divulgar seu pet shop é pela internet. Considere usar:
- Blogs : crie um blog para animais de estimação para determinar as necessidades dos clientes e instruí-los sobre seus produtos e serviços.
- Sites de listagem de empresas : inclua sua loja de animais em sites de listagem de empresas para ganhar exposição.
- Mídia social : use a mídia social para descobrir as últimas tendências, como o Dia Nacional do Cachorro ou o Dia Ame seu Animal de Estimação, e use essas datas como uma oportunidade para divulgar o seu negócio.
- Boletins informativos por e-mail : Crie um boletim informativo mensal que pode ser enviado aos clientes. Seu boletim informativo pode incluir várias seções, como produtos e serviços novos e existentes, bem como eventos especiais, feriados e vendas. Considere a possibilidade de apresentar um meet and greet de uma página com fotos de donos e seus animais de estimação de comunidades vizinhas.
Você também pode criar seu site com um profissional de criação de sites . Seu site pode convidar membros para se inscreverem para promoções e descontos. Desta forma, você terá um repositório de informações dos membros que pode acessar para determinar futuras estratégias de marketing.
Também é importante manter seu site atualizado com os produtos e conteúdos educacionais atuais. Crie incentivos como cupons e descontos para atrair e reter clientes.
Promova produtos especifico para seu publico local como: ecopet em Montes Claros. Uma ração especial para cães vendida pelo Pet Shop Agro Aves em sua cidade, Montes Claros.
Para atrair clientes adicionais, crie folhetos e cartões de visita para exibir em clínicas veterinárias, clínicas veterinárias particulares, escolas de treinamento de animais e tratadores de animais de estimação. Algumas Pets Shop até oferecem dias de adoção de animais de estimação para atrair clientes.
Elabore uma missão profissional e pessoal . Isso permitirá que você mantenha um foco específico ao criar um plano de marketing para seu pet shop.
Torne-se o especialista em Pet Shop
Abrir um Pet Shop tem muitas vantagens em relação às grandes lojas de mercadorias em geral que vendem produtos para animais de estimação. Notavelmente, você tem a liberdade de escolher produtos e suprimentos exclusivos. Comece trabalhando com produtos não encontrados em nenhum outro lugar em sua região e aprenda o máximo que puder sobre eles. Um exemplo dessa estrategia é a Agro Aves que trabalha com ração Golden em Montes Claros de forma exclusiva.
Outros exemplos de itens a serem considerados incluem alimentos naturais para animais de estimação e produtos de cuidados para animais de estimação, bem como itens que resolvem problemas como uma tigela de alimentação lenta que mede uma certa quantidade de comida em intervalos para desacelerar um animal de estimação que come rápido, um pente especial elimina o derramamento de pelo de gato ou uma câmera de vídeo de animal de estimação que permite monitorar seu animal de estimação do trabalho.
Envolva-se na comunidade
Você e sua loja de Pets fazem parte de uma comunidade. Envolva-se e doe seu tempo, não apenas como parte do plano de marketing do seu pet shop, mas porque você realmente se preocupa e quer ajudar os outros.
Você pode considerar orquestrar ou pelo menos ajudar com resgates e abrigos de animais de estimação, limpeza da comunidade ou envolver-se em grupos escolares locais, instituições de caridade e outras organizações por meio das quais você pode estabelecer relacionamentos com outras pessoas em sua área.
Seja consistente e persistente
Novas estratégias de marketing de pet shop podem não produzir resultados imediatos. Você terá que trabalhar a estratégia repetidamente para ter sucesso. Por exemplo, se você decidir produzir um boletim informativo, crie uma programação específica de boletins e se comprometa com ela. Se você decidir produzir seu boletim informativo semanal ou mensalmente, tente publicá-lo em datas específicas para gerenciar as expectativas do cliente.
Crie uma marca
Um plano de marketing eficaz para qualquer empresa também envolve o estabelecimento de uma marca, uma identidade distinta para uma empresa. Acreditar em seu pet shop, em seus produtos e serviços, assim como em você mesmo, é importante para o sucesso de seu negócio.
Como parte de seu plano de marketing, pense no que você tem a oferecer que sua concorrência não oferece e como você pode capitalizar isso de forma a beneficiar os animais de estimação e as pessoas que os amam. Acima de tudo, garanta uma experiência de qualidade em todos os aspectos do seu negócio pet.
Conhecimento do produtos de Pets
Conhecimento do produto, entusiasmo e crença em seus produtos e serviços são elementos-chave de qualquer plano de marketing de pet shop. Além disso, mostrar que você realmente se preocupa com seus clientes e o bem-estar de seus animais de estimação por meio de seu comportamento, ações e produtos que vende pode diferenciá-lo da concorrência e ajudar a expandir seus negócios.