Marketing Digital

Grey, White e Black Hat: entenda o que essas práticas podem acarretar no seu site!

O uso de estratégias específicas para alavancar as vendas e divulgação é algo que as empresas e marcas estão sempre buscando elaborar para ter mais sucesso. Assim, investir na aplicação da prática de SEO é uma forma de melhorar o posicionamento. Contudo, é preciso atentar-se às técnicas que podem ser nocivas ao planejamento.

Cada vez mais entende-se o quão importante é chamar a atenção do público-alvo para a marca/empresa.

Mas esta nem sempre é uma tarefa fácil, pois há uma grande diversidade de serviços e atendimentos oferecidos pelo mercado, bem como os meios digitais recebem uma alta demanda de conteúdos diariamente.

Assim, ter um diferencial é crucial para se destacar perante a concorrência. 

Do mesmo modo, entender de estratégias para os buscadores, o perfil e necessidades do público, bem como os seus diferenciais perante a concorrência pode ser determinante para campanhas mais efetivas, atraindo esse olhar do público. 

Para isso, apostar em ferramentas que podem melhorar o posicionamento nos buscadores de pesquisa pode ser uma solução para conseguir bons resultados, e o SEO pode ser um grande aliado nesse processo.

O SEO (Search Engine Optimization) é uma sigla que em português corresponde a otimização para os mecanismos de buscas, ou seja, plataformas como o Google, Yahoo e Bing.

Com isso é possível fazer com que os usuários sejam direcionados à página da empresa ao pesquisar determinado assunto relacionado ao negócio.

Investir nas estratégias de SEO é uma maneira de aumentar a visibilidade das páginas na web, algo interessante para um e-commerce, por exemplo, visto que direciona possíveis clientes – otimizando os processos de venda. 

Além disso, um bom posicionamento nos buscadores pode passar a imagem de um negócio de credibilidade e de relevância no setor.

Para que isso seja possível, os métodos de SEO aplicados consistem no uso de palavras-chave de relevância, criação de conteúdos objetivos, otimização de on e off page e outras técnicas claras e bem direcionadas.

Temos que lembrar que alguns nichos comol sites adultos ou de acompanhantes são considerados black hat.

Métodos de SEO e os seus impactos

Como tudo na vida há dois lados, o mundo do SEO não podia ser diferente. 

Isso porque há técnicas não aprovadas por buscadores, cujo objetivo é proporcionar uma posição de notabilidade sem considerar a qualidade dos materiais e a experiência do usuário, forçando o posicionamento.

Estas técnicas são conhecidas como Black Hat, Grey Hat e White Hat. 

O Black Hat pode ser resumido como o uso de forma agressiva das técnicas do SEO, sem a contextualização adequada, visando o objetivo de um bom posicionamento do site, mas de modo que não considera a experiência do usuário, seja no aspecto textual ou visual.

O uso de palavras-chave em excesso, conteúdo plagiado, links pagos ou que são trocados de forma inadequada, conteúdos ou links escondidos, Cloaked Pages (conteúdo diferentes para os usuários e buscadores) e Doorway Page (páginas de entrada que manipulam os índices), são os principais exemplos dessas práticas.

Por esse motivo também, estas são técnicas que devem ser banidas do seu site ou blog, pois prejudicam muito o desempenho e podem gerar punições dos buscadores. 

White e Gray Hat, qual a diferença?

Já o White Hat é justamente o contrário, pois se trata das técnicas de SEO utilizadas conscientemente, ou seja, é o uso de estratégias positivas que geram um excelente ranqueamento sem que o buscador de pesquisa veja o site de forma irregular. 

O cuidado com a usabilidade do site e o desenvolvimento de conteúdos personalizados, de qualidade, participação de blogs e divulgação em grupos de nicho são exemplos de técnicas positivas que geram ótimos ganhos.

Por fim, o Grey Hat é uma mistura das técnicas de Black e White Hat. Os sites que usam o Grey Hat, podem misturar um pouco de métodos positivos e outros que não são vistos como tão adequados, mas o ponto crucial está na frequência e continuidade no uso destes recursos.

A maneira como é utilizada é a chave para não sofrer punições dos buscadores de pesquisa. 

Alguns exemplos de Grey Hat são os comentários em blogs com a finalidade de link building sem a devida adequação ou semelhança dos segmentos e spams na caixa de e-mail que não agregam conteúdo.

Qual estratégia devo usar ao planejar o SEO e quais as consequências do Black Hat?

Isto posto, optar pelo uso de White Hat é o modo de obter ganhos positivos no seu blog, site ou página da web e ter um bom posicionamento no Google e outros buscadores de pesquisa com qualidade, evitando problemas ou punições.

O uso com frequência do Black Hat pode gerar penalizações e problemas ao dono do site, impactando no posicionamento e até nas futuras publicações. 

Neste caso, é preciso saber que em alguns casos é possível recuperar o site; em situações de primeira penalização, uma empresa Valet em São Paulo que está adequando suas estratégias pode reativar o canal em algumas semanas ou meses e, assim, a página da web volta a funcionar normalmente.

Em casos do site já ser reincidente, a situação é mais complexa, ou seja, será necessário fazer um excelente trabalho com as técnicas de White Hat para provar a idoneidade do site. 

Contudo há casos gravíssimos em que ocorre o banimento definitivo e a única solução para isso é recomeçar as estratégias e publicações por meio de outro domínio.

Desta forma, se dedicar para fazer um trabalho sem técnicas de SEO inadequadas e que prejudiquem o negócio é o modo de evitar problemas, ter uma atuação dentro das normas de qualidade e conquistar excelentes ganhos nos buscadores de pesquisa, estando sempre bem posicionado nos mecanismos de busca. 

Vale ressaltar neste ponto que não são as técnicas em si, puramente, mas o mal uso delas que impactam na leitura dos algoritmos, podendo melhorar o rankeamento ou punir o proprietário da página.

A importância dos investimentos em sistemas de qualidade nas empresas

A preocupação com a divulgação é algo muito comum na rotina das companhias e marcas, mas pensar em insumos que ajudam na execução de um trabalho de qualidade é a chave para o sucesso.

Ter um sistema ERP, por exemplo, é uma maneira de agilizar as atividades da empresa, pois este programa consegue reunir várias informações, gerenciando e integrando dados, processos e recursos para que os gestores tenham mais assertividade na tomada de decisões.

O Totvs Protheus preço é um exemplo de ERP muito utilizado no mundo dos negócios, e esse tipo de ferramenta é muito vantajosa, proporcionando as seguintes vantagens:

  • Precisão nos indicadores de desempenho;
  • Redução de custos;
  • Aumento dos ganhos;
  • Automatização e controle de todos os processos;
  • Pode ser adaptado a legislação local;
  • Rapidez na tomada de decisões.

Com vários pontos interessantes, investir no uso de um sistema que permite gerenciar a empresa com segurança é uma forma dos empresários trabalharem sem grandes surpresas, bem como adequar suas rotinas às ferramentas com mais propriedade.

Como as técnicas de SEO podem ajudar diferentes segmentos

As estratégias de SEO podem ser aplicadas em sites, blogs e redes sociais das empresas. 

Isto posto, uma companhia especializada em serviços de manutenção de computadores para empresas pode investir no uso de palavras-chave e técnicas do White Hat para deixar seu site em destaque no Google.

Neste caso, os usuários que utilizarem a palavra “manutenção”, e outras relacionadas a este universo, podem achar várias empresas deste ramo, graças ao poder que as técnicas de SEO agregam nos conteúdos de marketing.

Contudo, neste caso, os primeiros resultados da página tendem a se destacar e é por meio do SEO que esse posicionamento também é feito, visto que os algoritmos entendem que um determinado comportamento/conteúdo pode ser de mais interesse do usuário conforme essas diretrizes.

As vantagens de utilizar os métodos de SEO nos negócios são:

  • Aumento no tráfego para o site;
  • Democratização do acesso a visitantes e usuários;
  • Aumento da autoridade da empresa ou marca;
  • Tráfego mais qualificado;
  • Excelente retorno de forma contínua e a longo prazo;
  • Potencializa a taxa de conversão.

Há outros benefícios interessantes que as estratégias de SEO podem agregar nos negócios. 

Sendo assim, avaliar todos os prós e como eles melhoram a imagem da empresa e o modo de usufruir deste método e ter ganhos expressivos é fundamental para um planejamento de comunicação de qualidade.

Estratégias e setores de negócio

A área de contabilidade para microempresa, assim como outras, pode utilizar as White Hat e o Grey Hat no marketing de conteúdo, otimizando páginas da web, sites e blogs direcionados a este tema.

O Grey Hat é uma excelente estratégia, pelo fato de misturar as técnicas de Black e White Hat, desde que utilizado com cautela e critério. 

Esta mescla pode ajudar muito e o grande segredo para ter sucesso é saber dosar o uso, devido os métodos não aprovados do Black Hat, que se forem frequentemente utilizados, podem gerar penalizações aos usuários.

Assim, o posicionamento pode ocorrer de forma mais ágil e qualificada, sem prejudicar o site ou forçar o rankeamento.

Negócios no segmento de capacitação profissional cursos profissionalizantes, por exemplo, podem aumentar suas vendas e divulgações das opções de cursos, utilizando o SEO, otimizando os mecanismos de busca e facilitando a experiência dos usuários.

Do mesmo modo, empresas de treinamento ou venda de roupas podem melhorar o marketing do empreendimento por meio das técnicas de SEO.

Ou seja, neste caso os indivíduos podem encontrar a empresa por meio de palavras- chave, como ao digitar “curso online certificado” ou “calça jeans tendência 2021”, fazendo com que o buscador direcione esses usuários para a loja ou blog da marca para que ele seja encaminhado ao funil de vendas (conversão).   

A relevância dos elementos de SEO na divulgação de mercadorias

Empresas que atuam na venda de produtos específicos, podem aplicar as estratégias de SEO White Hat para conseguir divulgar os itens de modo eficiente. Companhias especializadas na venda de acessórios para piscina, por exemplo, podem criar marketing de conteúdo para que o público-alvo possa conhecer melhor os produtos.

Com a elaboração de um marketing digital usando as estratégias de SEO, é possível criar anúncios, por exemplo, de uma borda de piscina antiderrapante e vinculá-lo nas redes sociais e buscadores de pesquisa.

Portanto, o uso do SEO nos negócios são formas de fazer uma boa divulgação, aumentando as vendas, a gama de clientes e a popularidade da empresa ou marca entre o público e no mercado empresarial.

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