Inbound Marketing: Desenvolva estratégias para atrair clientes
Inbound Marketing é uma forma inovadora de atrair, converter e conquistar clientes. Através de conteúdos compartilhados em conjunto as estratégias de SEO, O Marketing de Atração como também é conhecido cria uma conexão com seu público-alvo.
As técnicas do Inbound marketing existem há pouco tempo e, diferentemente das velhas práticas do marketing clássico, ele não obriga ninguém a comprar produtos ou a contratar algum tipo de serviço.
Essa estratégia de Marketing Digital veio para revolucionar e trazer o cliente bem mais próximo de sua marca.
E isso é fantástico porque te possibilita a criar um relacionamento com ele e entender quais são as suas necessidades.
Com Inbound Marketing você não apenas irá vender, você irá criar uma conexão entre sua marca e seu cliente.
Como funciona o Inbound Marketing
A técnica central do Inbound Marketing consiste em ganhar a atenção do potencial cliente e atrai-lo de forma mais natural.
Isso acontece através de conteúdos estrategicamente adicionados na internet como iscas que conduzem o prospect até o seu site.
Esse tipo de conteúdo integra uma série de elementos importantes, veja alguns deles:
- Infográficos
- Noticias
- E-books
- Vídeos
- Podcast
- Webinários
- Artigos em Blog
- Redes Sociais
- SEO
Inbound Marketing através de e-mail
O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas para técnicas de Inbound Marketing, onde funciona como base para qualquer tipo de negócio.
A maioria de todas as compras finalizadas pela internet partem de um e-mail e não de redes sociais, o que indica que o impacto dele é muito mais potente.
Um e-mail que contém um conteúdo de qualidade produz um efeito bombástico para os negócios, isso se for usada a técnica certa de Inbound Marketing.
Utilizando SEO em conjunto ao Inboud Marketing
A otimização de um site/blog faz toda a diferença na hora de estar visível para os mecanismos de busca, algo muito funcional onde os leitores encontrarão você.
O SEO funciona como um oxigênio para seus negócios, sem ele, nada anda perfeitamente.
E para que o Marketing de Atração funcione você precisa ser encontrado, e esse é o papel fundamental do SEO.
Redes Sociais X Marketing de Atração
Uma mensagem poderosa se espalhada por uma rede social, também possui um efeito muito positivo nos destinos de uma iniciativa online.
Entretanto, para isso, ela tem que ser valiosa e ser um diferencial. Procure fixar algo na cabeça das pessoas, algo que seja impactante.
Encontre algo que dificilmente ninguém vai compartilhar ou curtir, por exemplo, algo curioso mas que faça sentido a sua marca.
Para negócios de um modo geral, as redes sociais funcionam de forma muito positiva, sobretudo no que se refere a conversões de cliques.
Por isso, é muito importante manter uma página em pelo menos uma delas.
No caso, podemos dizer, sem medo de errar, que as mais poderosas é, sem dúvidas, o Facebook e o Instagram.
Blog com estratégias de Inbound Marketing
A importância de um blog é muito grande quando se trata de Inbound Marketing.
Isso é especialmente agravado pelo fato de um blog se tratar de um canal especial que oferece conteúdo trabalhado, de qualidade, e que atrai muitas pessoas.
Através dos blogs, os clientes são atraídos a visitarem o seu site e, por isso, você deve escolher conteúdos com potencial de conquistar essas pessoas e capaz de atingi-las diretamente.
Pensar como o seu público pensa é uma questão fundamental. Saber o que eles querem saber, o que precisam…
Você deve ter em mente o que eles desejam ver em seu blog.
Por isso, pesquise bem antes de escrever, seja original e se limite a um único público.
Isso tornará mais fácil e simples o direcionamento das postagens.
… Capriche em sua criatividade.
Use tutoriais, vídeos, imagens com boa resolução e tudo mais que for enriquecer o seu post, tenha cuidado e se dedique.
Atualize sempre o seu blog, encha de conteúdo, essa é a maneira mais fácil de colocá-lo em evidência em relação aos mecanismos de busca.
Para finalizarmos, siga os seguintes passos para utilizar a técnica de Inbound:
- Planeje: faça um esboço, coloque tudo o que for preciso no papel antes de agir. Para se ter um bom conteúdo, deve-se fazer um bom planejamento.
- Alcance: utilize todos os canais que puder para alcançar as pessoas: redes sociais, sites e tudo mais o que for preciso.
- Hora da ação: um plano nunca é bom se ficar apenas no papel, por isso, saiba a hora certa de agir e colocar tudo em prática.
- Transforme: seus cliques devem se transformar em clientes. Seus clientes devem se tornar seus seguidores. Faça com que isso aconteça sempre que possível.
Aplique o inbound marketing em seu negócio e tenha certeza de que os resultados virão com a sua dedicação.