Instagram: porque manter o Instagram do seu negócio atualizado?
O Instagram é uma das principais redes sociais do mundo e estar presente nessas plataformas é fundamental para alcançar bons resultados com as estratégias de marketing digital.
São sites que ajudam a estabelecer um relacionamento próximo com o público, e as companhias podem escolher entre diferentes tipos, sendo o Instagram a plataforma que mais se destaca.
Hoje em dia, de acordo com a própria rede social, existem mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo todo, interagindo por meio de compartilhamento de imagens, comentários, vídeos e curtidas.
O Brasil está entre os 5 países que mais utilizam o Instagram no mundo, portanto, para os negócios brasileiros, essa plataforma representa uma grande oportunidade.
Existe uma grande quantidade de pessoas conectadas, e por meio de uma boa estratégia de marketing nesse canal, é possível atrair oportunidades de negócios, expandir a marca e conquistar clientes.
Trata-se de uma plataforma muito importante para a companhia, independentemente de seu porte ou segmento. Mas quem está começando a investir em marketing digital agora pode ter algumas dúvidas em relação ao assunto.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância de ter um Instagram e quais são os motivos para estar presente nesse aplicativo. Confira.
Por que ter um Instagram?
As empresas têm muitos motivos para ter um perfil no Instagram. Em primeiro lugar, porque é possível utilizar o perfil Business, que oferece ferramentas para que as empresas possam configurar informações comerciais.
Ela também tem acesso a vários dados sobre seu público, o que ajuda a potencializar as estratégias de marketing digital. Dentre as informações dos usuários oferecidas pela plataforma estão:
- Gênero;
- Faixa etária;
- Localização;
- Alcance das postagens.
Por meio desses dados, uma distribuidora de hortifruti saberá os tipos de publicações que funcionam e quais não estão trazendo os resultados esperados.
É uma forma de aumentar o alcance do público e impulsionar os anúncios, no entanto, qualquer ação dentro do aplicativo precisa ser devidamente planejada.
Ter um perfil no Instagram também é fundamental porque essa rede social é totalmente voltada para o compartilhamento de imagens, um formato de conteúdo muito importante para o consumidor moderno.
Para as pessoas, é muito mais fácil compreender uma fotografia e até mesmo mais fácil de entender seu conceito do que interpretar um texto, mesmo porque, muitos não têm tempo de consumir conteúdos em outros formatos.
Um dos propósitos do Instagram é divertir os usuários, tendo em vista a quantidade de entretenimento que é possível encontrar na plataforma.
Em vista disso, é muito importante que a marca saiba criar imagens cativantes ao invés de utilizar a plataforma como um catálogo de produtos.
Se uma empresa de aluguel escritório compartilhado quiser conquistar a atenção de seus seguidores, não deve manter o foco apenas em vender, mas em compartilhar informações e transmitir ideias, por meio das publicações no Instagram.
Outra razão para criar o perfil é que ele será totalmente integrado ao Facebook e ao WhatsApp. Por exemplo, se a empresa compartilhar uma foto no Instagram, automaticamente ela será enviada para o Facebook.
Tudo o que você precisa fazer é vincular as contas, e quando o usuário visualizar a publicação, pode compartilhá-la pelo WhatsApp.
A integração entre as redes ajuda a divulgar melhor as publicações e a aumentar a interação por parte do público, e tudo o que você precisa fazer é planejar como o recurso será utilizado da melhor forma.
Outro motivo de destaque é que a empresa pode anunciar nesta plataforma, trazendo ainda mais visibilidade para a marca. Isso aumenta a quantidade de cliques e conversões e a ferramenta de anúncios do Instagram ainda permite interações.
No entanto, o sucesso da estratégia vai depender da definição de um objetivo, pois antes de criar qualquer tipo de anúncio, é necessário saber o que se pretende alcançar com ele.
Para uma empresa de rede de proteção removível, vale muito mais a pena criar anúncios informativos do que extremamente publicitários, pois estes últimos já não chamam mais a atenção dos usuários.
Isso acontece porque as pessoas não acessam as redes sociais para comprar, mas, sim, para se distrair, conversar com outros usuários e ver postagens sobre assuntos de seu interesse.
Motivos para estar presente no Instagram
Agora que você já sabe por que seu negócio precisa criar um perfil no Instagram, vamos mostrar alguns motivos para estar presente nesta plataforma constantemente. São eles:
Possibilidade de marcar produtos
Muitas empresas que estão presentes no Instagram costumam receber mensagens de outros usuários perguntando sobre preços de produtos ou informações sobre como adquiri-los.
Por conta desse comportamento, a própria plataforma inovou e trouxe a possibilidade de criar um catálogo virtual, diretamente ligado ao site da marca e que ajuda o usuário a comprar rapidamente e de maneira simples.
Para usar esse recurso, um estabelecimento de açaí revenda deve ter uma conta comercial e usar o gerenciador de negócios do Facebook, a ferramenta que vai permitir a criação do catálogo.
O perfil comercial da marca precisa estar vinculado a uma fanpage da empresa no Facebook. Feito isso, é possível criar o catálogo da sua loja e começar a vender pelo Instagram.
Uso de hashtags
Outra razão para estar presente no Instagram é o uso de hashtags, um recurso que ajuda a categorizar o conteúdo das imagens publicadas.
Por meio delas, é possível definir o contexto da publicação e ajudar usuários interessados a encontrá-la com mais facilidade.
A marca precisa usar as hashtags em suas postagens para auxiliar o público e criar identificação com as fotos e vídeos.
Além disso, um fabricante de bandeja para óculos consegue aumentar as chances de levar a marca para uma quantidade maior de pessoas, tendo em vista que a publicação será encontrada na aba de busca.
Stories
Uma das funcionalidades mais populares do Instagram são os stories. Trata-se de publicações com duração de 24 horas e que podem ser visualizadas pelos seguidores.
Os usuários costumam usar os stories em situações diversas, como mostrar acontecimentos do dia a dia, participações em eventos ou qualquer outra coisa que queiram compartilhar.
Por meio desse recurso, a empresa consegue se humanizar na plataforma, divulgando, por exemplo, os bastidores da produção, seu cotidiano, os colaboradores e assim por diante.
Também é uma excelente opção para divulgar conteúdos do blog, ações promocionais, eventos e até mesmo despertar a curiosidade da audiência.
Se uma escola de música tiver mais de 10 mil seguidores, pode incursionar uma publicação sobre aula de teclado e inserir um link que leva o usuário diretamente para o site.
Atualmente, os stories podem ser criados com diversas ferramentas, possibilitando publicações criativas e que reforçam a identidade da marca.
Aumentar o engajamento do público
Estar presente nessa rede social é fundamental para aumentar o engajamento do público com o negócio. Chamamos de engajamento o nível de interação entre as pessoas e a empresa dentro da plataforma.
Ela é medida com base em curtidas, mensagens diretas, respostas às enquetes e comentários. Mas, recentemente, é possível medir o engajamento por meio de compartilhamentos e itens salvos.
O compartilhamento nada mais é do que a quantidade de pessoas que enviaram o conteúdo para outra ou replicaram o material em seus stories.
Os itens salvos, por sua vez, são os seguidores que salvaram um conteúdo porque gostaram ou porque desejam assistir em outro momento.
O fato é que um fabricante de bolas infláveis gigantes pode medir as interações de várias maneiras e com isso analisar o nível de engajamento de seus seguidores.
É possível usar o Instagram para conquistar e encantar clientes e nutri-los com conteúdos direcionados, que vão envolvê-los com a marca e despertar o interesse sobre os produtos e serviços.
Fazer lives
Por fim, assim como no Facebook, no Instagram a marca pode fazer lives, que nada mais são do que transmissões ao vivo que podem ser assistidas por todo tipo de dispositivo.
Por meio dessas transmissões, uma loja de móveis pode apresentar o lançamento de produtos, como bicama casal madeira, fazer workshop, demonstrar produtos e até mesmo falar sobre assuntos do interesse do público e interagir com as pessoas.
Os seguidores, por sua vez, podem enviar perguntas e comentários durante a transmissão, uma oportunidade perfeita para melhorar a imagem da companhia.
Considerações finais
Como vimos, não faltam motivos para o seu negócio estar presente no Instagram, a rede social que mais cresce no mundo todo e com foco total no compartilhamento de conteúdos visuais.
Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre ele e tudo o que pode fazer pela sua marca. Qualquer empresa que queira estar perto de seus potenciais clientes, precisa estar no Instagram.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.