Entretenimento

Leitura: 8 dicas para desenvolver esse hábito

A leitura é uma prática estimulada por pais e professores desde que somos crianças, pois traz inúmeros benefícios para o aprendizado e a saúde mental. 

Essa é uma habilidade valiosa para adquirir conhecimento, visto que com o passar dos anos e a correria do cotidiano é comum perder o hábito de leitura e deixar de usufruir desses benefícios.

Que inclusive não estão restritos a apenas adquirir conhecimento, mas englobam diversas outras habilidades desenvolvidas ao mesmo tempo.

O aprendizado é algo que nunca tem fim, nem depois da faculdade, nem depois de conseguir o emprego dos sonhos. Inclusive, para se manter no mercado de trabalho é necessário permanecer atualizado.

Pessoas de sucesso possuem uma rotina dedicada aos estudos e à leitura, para aperfeiçoar continuamente suas carreiras de doutores, profissionais que andam com pasta personalizada para empresa, lojistas, entre outros. 

Surgindo a dúvida se as redes sociais contam como leitura, e a resposta é não, pois às informações expostas nas redes sociais geralmente são sucintas, como dita o modelo e objetivo dessas redes. 

Para ser considerado um leitor é necessário se aprofundar nos temas que se tem interesse por meio de leituras online ou físicas. 

Aliás, quando se fala de leitura nos referimos ao ato de ler qualquer tipo de narrativa contínua, como um livro, um quadrinho, artigo científico, jornais, revistas e tudo que pode ser utilizado para adquirir conhecimento.

Diante disso, o que fazer para retornar ao hábito de leitura? Ainda mais com um rotina atribulada e corrida, como a maior parte dos cidadãos possuem atualmente. 

No decorrer desse texto será apresentado 8 dicas para voltar a ter um bom hábito de leitura, além de ressaltar a importância de ler frequentemente. 

Quais são os benefícios proporcionados pela leitura? 

Se as pessoas soubessem todos os benefícios que a leitura pode proporcionar teriam mais leitores no mundo, mas os números das pesquisas indicam que a população de vários países lê pouco. 

Abaixo segue uma lista com as principais vantagens de ler e que podem te estimular a começar a inserir em seu cotidiano esse hábito: 

  • Melhora a concentração e memória;
  • Amplia o vocabulário; 
  • Estimula a criatividade; 
  • Amplia os conhecimentos gerais; 
  • Aperfeiçoa a habilidade de escrita;
  • Desperta o senso crítico; 
  • É um passatempo saudável. 

Ao inserir no dia a dia o hábito de leitura diversos benefícios a curto e longo prazo começam a aparecer, assim como uma terapia com agulha para acupuntura auricular.

Podemos comparar até mesmo a um exercício físico, só que o que está sendo exercitado é o cérebro.  

Melhora da concentração e da memória 

A leitura gera benefícios ao cérebro, pois estimula funções cognitivas, como a memória e a concentração. Isso ocorre porque a comunicação entre os neurônios, também conhecida como sinapses, são utilizadas e fortalecidas. 

Os pesquisadores já realizaram estudos que demonstram que a leitura pode combater doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, demência, entre outras. Pois, manter o cérebro ativo retarda a progressão dos sintomas. 

Amplia o vocabulário

A leitura também proporciona a expansão do vocabulário, pois a cada texto novas palavras vão sendo apresentadas e seus significados não precisam ser escritos, visto que já estão sendo aplicados em frases. 

Por exemplo, as palavras “empena fachada”, que são diferentes, mas quando apresentadas em uma narrativa, ficam fáceis de terem o significado compreendido. 

Ler textos de áreas específicas, como medicina, economia, entre outras, possibilita o aprendizado de diversos jargões de uma maneira fácil e prática, sem a necessidade de decorar, pois as palavras vão sendo apresentadas constantemente. 

Estimula a criatividade

Em um século onde tudo é produzido em massa e portanto padronizado, pessoas criativas estão em falta. Atualmente, a criatividade é vista como um diferencial nos profissionais.

Portanto, a leitura pode ser a chave para tornar alguém criativo, pois além de estimular o cérebro em suas sinapses, força o leitor a imaginar cenários, personagens, sabores, cheiros, franquias mais lucrativas e baratas, entre diversos outros pontos. 

A criatividade adulta está muito ligada ao desenvolvimento infantil, portanto, aproveite que está buscando colocar em sua rotina o hábito de leitura e já introduza os seus filhos ou sobrinhos. 

Amplia os conhecimentos gerais

Ler livros ou artigos sobre assuntos específicos pode ampliar os seus conhecimentos gerais, mas não de uma forma superficial, como acontece nas redes sociais, mas sim de forma aprofundada e com fontes confiáveis.

Aperfeiçoa a habilidade de escrita

A leitura ensina às pessoas a desencadearem ideias na forma de texto e até mesmo a aperfeiçoar a oratória. 

Isso se deve ao contato constante com autores que sabem construir um bom texto, de tanto ler, é possível aprender. 

Portanto, pegue seu bloco de notas moleskine e escreva a sua opinião a respeito do livro que acabou de ler. 

Desperta o senso crítico

Além de aprender sobre assuntos de gramática, o leitor ao obter conhecimentos gerais de leituras passadas, constrói textos mais interessantes e desenvolve senso crítico. 

Isso porque o contato com várias opiniões diferentes, obriga as pessoas a construírem suas próprias ideias e desenvolverem argumentos para defendê-las. 

É um passatempo saudável 

Diante de todos esses benefícios cognitivos, não se pode esquecer do intuito principal de ler, ser transportado para outro universo. 

A leitura é também uma distração, uma forma de relaxar e aliviar o estresse, sendo considerado um passatempo saudável.

Sendo assim, apesar de todos esses benefícios, pode-se ler apenas por se ler, para ocupar um momento de ociosidade. A leitura é como um envelopamento de carro branco, com muitas surpresas dentro. 

Como adquirir o hábito de leitura?   

Após a demonstração de todos esses benefícios, surge a pergunta que não quer calar, de como inserir no cotidiano o hábito de leitura.

Abaixo seguem 8 dicas para obter todos os benefícios que a leitura pode proporcionar de forma prática e simples: 

Dica 1- Dedique um tempo para leitura

Se você possui uma rotina corrida, dedique um tempo para ler alguma coisa, mesmo que seja alguns minutos por dia. 

Visto que acredita-se que 15 minutos já é o suficiente para iniciar o hábito da leitura.

Dica 2- Leia livros de seu interesse 

Parece uma dica óbvia, mas muitas pessoas começam a ler livros clássicos ou indicações de amigos. 

Porém, o ideal é primeiramente ler as sinopses, encontrar algo de seu interesse e iniciar o hábito de leitura. 

Existem diversos estilos de narrativa que podem agradar uma pessoa, como romances, ficção científica, biografias, livros de autoajuda, entre outros.

Basta escolher o que melhor se encaixa com seus interesses, por exemplo, se você gosta de animais, pode gostar de livros que tratam sobre centro veterinário cães e gatos.

Dica 3 – Encontre o melhor formato de leitura

Às vezes ler livros físicos não é o que mais se encaixa com o perfil da pessoa, mas sim os livros digitais. 

Inclusive, existem outros formatos de conteúdos para leitura que vão além dos livros, como revistas, quadrinhos, contos, entre diversos outros, basta escolher o que melhor se encaixa no seu perfil, pois todos são válidos. 

Dica 4 – Faça uma lista de livros 

Comece criando uma lista de livros que você gostaria de ler, incluindo livros que sempre ouviu falar e tem curiosidade, livros que precisa ler para a escola, faculdade ou trabalho, livros de assuntos que lhe despertam interesse, entre outros. 

Atualmente, já existem aplicativos para fazer listas de leituras, com os livros de seu interesse, os que estão sendo lidos e os finalizados. Desse modo, é possível monitorar a taxa de leitura semanal, mensal, entre outros. 

Além disso, nesses sites e aplicativos é possível pegar a lista de leitura de outras pessoas, até mesmo de uma celebridade que admira.  

Dica 5- Crie pequenas metas

Não queira ler toda a lista que construiu nos primeiros meses de leitura. O hábito é algo que vai sendo instalado gradualmente, então crie pequenas metas de leitura, por exemplo, um capítulo por dia ou por semana. 

Dica 6- Carregue um livro para todo lugar

Às vezes, o único momento do dia que temos disponível para ler é no ônibus ou no horário de almoço do serviço, então sempre carregue um livro em sua bolsa, para aproveitar esses pequenos momentos de descanso do dia. 

Dica 7 – Entre em um clube do livro

A leitura é algo que deve ser feita sozinha, mas o compartilhamento de ideias e opiniões é algo feito em grupo. Um clube do livro traz diversos benefícios, com o estímulo da socialização e da oratória. 

Além disso, também estimula o leitor a continuar seu hábito de leitura em um ritmo mais constante, pois para debater o assunto da narrativa é necessário estar na mesma página que os colegas, como um serviço de gráfica rápida.

Dica 8 – Não se pressione 

Por último, não se preocupe tanto, a leitura é algo que foi feito para ser agradável e aproveitado em momentos de distração, e não mais uma tarefa do cotidiano. Sendo assim, leia com calma e aproveite o momento. 

Considerações finais

Portanto, depois de todas essas dicas, vai ser mais fácil colocar na rotina o hábito de leitura, sempre aos poucos, para aproveitar esse passatempo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo