Marketing Digital

Marketing para o mercado financeiro

O Marketing Financeiro é uma área do marketing pouco conhecida, porém, é um segmento tão importante quanto os outros para o mercado.

Isso porque, a atuação do marketing neste tipo de setor auxiliam os consumidores a aprenderem sobre gestão de finanças pessoais, por exemplo, questão extremamente essencial para o mundo moderno. 

Dessa forma, com a revolução das novas tecnologias e a ascensão da internet, também é válido informar que houve uma digitalização no mundo financeiro, com o aparecimento de bancos digitais e a modernização da comunicação entre eles e o seu cliente. 

Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre marketing no universo do mundo financeiro, e entenda como esse tipo de comunicação é importante para os novos consumidores, trazendo diversos benefícios, como por exemplo, um maior controle de leads.

O que é Marketing Digital e como funciona no mercado financeiro

O primeiro passo que deve ser tomado para entender melhor esse método é compreender o que é marketing digital e como ele conversa com o mercado financeiro. 

Dessa forma, é possível resumir que o marketing digital nasce a partir da migração do consumidor para os espaços digitais. Isso porque, essa mudança gera diversas transformações como um todo. 

Chamada de quarta revolução industrial, a chegada da internet e das tecnologias que se juntam a ela muda tudo no que diz respeito a forma de consumir e construir produtos e serviços. Dessa forma, com a mudança do cenário, surgem novas práticas de marketing. 

É assim que o marketing digital se apresenta, munido de novas estratégias, como por exemplo o sistema crm, para alcançar esse novo público, que agora é ainda mais exigente e solicita atendimentos diferenciados, personalizados e humanizados. 

Dentro desse cenário, o marketing digital apresenta um espaço para várias áreas, inclusive para o universo financeiro. Esse por sua vez utiliza uma estratégia diferente e se coloca em posições mais racionais. 

Isso porque, esse tipo de área se atenta em trazer informações concisas e ter em mente exatamente quais são as necessidades do seu cliente. É preciso encontrar formas de esclarecer todas as dúvidas e passar segurança sobre o seu negócio.

Por que investir em Marketing Digital 

Como muitos já podem observar, os bancos digitais revolucionaram o mercado financeiro global, contribuindo não só para o crescimento da área, como também para toda a demanda de marketing voltada para ela.

Além disso, essa revolução também gerou um movimento de instituições mais tradicionais que também perceberam que devem se mexer e fazer a adoção de estratégias digitais, como por exemplo, o software crm gratuito

A partir disso, a importância de investir nessa área, bem como, trazer o marketing digital se dá pelas necessidades dos consumidores, baseadas em suas novas experiências.

Portanto, a adoção de técnicas digitais vão auxiliar no aumento dos compradores e fidelização deles. Vale lembrar que existem diversas estratégias, como: 

  • Marketing de conteúdo;
  • Campanhas de e-mail;
  • Mídias sociais;
  • Branding;
  • Crm gratis;
  • Customer success. 

Cada uma delas podem contribuir para uma campanha de marketing de qualidade dentro do nicho citado. Agora, entenda o que pode ou não ser feito. 

Práticas permitidas e proibida dentro nessa área

Assim como todo tipo de prática comercial, o marketing financeiro também possuem regras e cuidados a serem seguidos de forma ética.

Isso se torna ainda mais necessário em um setor como o financeiro, uma vez que se trata de finanças, parte que possui grande impacto na vida pessoal e profissional de qualquer cliente. 

Desse modo, é possível entender que a transparência, principalmente no uso comercial crm, devem ser uma das principais questões de qualquer prática executada.

Isso inclui o fato de não poder prometer o que não está sob controle da companhia, prática conhecida popularmente como a venda de sonhos. 

Dessa forma, o público deve sempre estar ciente das informações, sem letras minúsculas, principalmente no que diz respeito a coisas como taxa de juros, rentabilidade, riscos e etc. 

Em suma, isso significa que é permitido demonstrar resultados anteriores para vender um produto ou serviço, e é preciso deixar claro que não há garantia de que esses números irão repetir.

Dessa forma, mesmo em um cenário econômico instável, é necessário agir como parceiro do cliente, não como alguém que está pronto para explorá-lo. 

Por esse motivo, mesmo sob as leis e regulações, o marketing financeiro precisa ter como base a integridade do negócio. Dessa forma, mais uma vez, a necessidade da clareza vem à tona. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo