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Mobile marketing: 4 formas de aplicar uma boa estratégia

Mobile marketing é um termo usado para explicar o uso de aparelhos móveis em ações de marketing, como os smartphones ou celulares. É uma tendência que vem crescendo consideravelmente nos últimos tempos.

Afinal, estes aparelhos móveis tornaram-se uma extensão do próprio corpo e a grande maioria das pessoas os utilizam para acessar um site de limpeza de estofados de carros, por exemplo, para encontrarem informações de como realizá-la.

Eles buscam interagir, relacionar e influenciar um público específico por meio das funções disponíveis, favorecendo as pesquisas, bem como o conforto na compra de algum produto ou serviço.

O sistema de compra e venda de forma online, faz com que os dispositivos móveis se tornem cada vez mais modernos e funcionais e, quando um cliente precisa de piso industrial de concreto polido, aciona imediatamente o aparelho.

Usar aplicativos por meio dos dispositivos móveis é cada vez mais popular no mundo todo e muitos deles geram inúmeras e vantajosas oportunidades de novos negócios para uma empresa.

Esses aplicativos que podem ser acionados pelos celulares, por exemplo, quando utilizados em um negócio, acabam construindo um relacionamento mais próximo com consumidores de válvula de controle proporcional, dando visibilidade à marca.

Até os jogos para entretenimento estão presentes nos dispositivos móveis e a empresa, através dos acionamentos, pode identificar as preferências, sugerindo outros jogos que podem agradar os usuários.

Dicas de sucesso em campanhas de mobile marketing

O contato com o público por meio de campanhas feitas em celulares ou smartphones tem sido de grande sucesso.

Afinal, estes dispositivos já fazem parte do dia a dia e praticamente não se consegue mais imaginar como seria a vida sem a presença deles.

Na lista abaixo, são mostradas algumas dicas para os clientes de plaina de cabeçote, para conhecimento da eficácia gerada pelas condutas utilizadas nas propagandas de marketing, realizadas através dos aparelhos.

Tais como não ser intrusivo, entregar uma experiência valiosa para o usuário, procurar oferecer um conteúdo amigável, e explorar as redes sociais para um bom contato.

Formas de aplicação do mobile marketing

São várias estratégias que podem ser utilizadas com este sistema e é mostrado abaixo as 4 mais populares, aplicadas pelas empresas, com o objetivo de explorar os caminhos mais eficazes, por exemplo: 

  1. SMS Marketing;
  2. Bluetooth Marketing;
  3. Criação de páginas reativas (responsivas);
  4. QR Code Marketing.

O SMS – Serviço de Mensagens curtas, ou torpedos, como é mais conhecido, é uma das estratégias mais importantes e consiste no envio de mensagem para os usuários da enfestadeira, que previamente se cadastraram na lista de contatos do site.

O texto pode ser para lembrar a data de pagamento da compra do produto ou para enviar informações sobre alguma promoção e últimos lançamentos. A vantagem do SMS é tornar maior a taxa de abertura da mensagem. 

Se comparado ao e-mail marketing, as mensagens desse estilo são muito mais acionadas, chegando perto de 98%, ainda que elas façam algum tipo de cobrança para o consumidor.

Quanto ao Bluetooth Marketing, também chamado de Marketing de Proximidade, ele utiliza as funções dos aparelhos móveis, fazendo o compartilhamento de arquivos multimídia, objetivando apresentar conteúdos de produtos e serviços da empresa.

Pelo fato do sinal bluetooth ser relativamente baixo em algumas regiões, é uma estratégia muito utilizada em negócios locais de lavagem de poltrona, totalmente gratuita e que não exige custo para a manutenção para o envio de arquivos de multimídia pertinentes.

Porém, este sistema consome muito a bateria dos celulares e muitos usuários deixam-no desligado a maior parte do tempo e acabam não recebendo imediatamente as informações.

Para garantir a possibilidade da visualização correta de uma página sobre LTA laudo, para os usuários que possuem smartphones, celulares ou tablets, não só o mobile marketing deve ser utilizado, mas o marketing digital, também, de uma forma geral. 

Isso facilita a navegação dos internautas, melhorando o posicionamento do site, pois este é um critério utilizado pelo Google, para elevar o ranking de pesquisa das empresas.

Portanto, para que isto ocorra, é fundamental que uma empresa de estação de trabalho em L com gavetas desenvolva um site reativo, que vai promover atitudes que levam a equipe de marketing a interagir com os internautas.

Na última dica mostrada o QR Code gera ótimos resultados quando o mobile marketing é utilizado. 

O QR Code é um código de barras em 2D, onde os usuários do aparelho móvel fotografam esse código que, automaticamente, os redireciona para uma outra página   da internet de forma mais rápida e com total segurança.

São diversas opções para explorar quando se usa o QR Code nas campanhas de mobile marketing, inclusive o direcionamento para um vídeo tutorial, por exemplo. 

Motivos para investir em mobile marketing

Tem aumentado muito o número de pessoas que se utilizam de aparelhos móveis, inclusive algumas possuem mais do que um, para o uso pessoal. Este aumento acaba por induzir uma empresa a investir no mobile marketing.

A lista a seguir mostra alguns motivos para investir nessa estratégia que, se não for utilizada, faz com que o negócio perca a oportunidade de alcançar o público, perdendo muitas vendas. São eles:

  • Segmentação de anúncios, baseado na localização do usuário;
  • O mobile marketing permite uma comunicação mais rápida;
  • Facilita a interação com os clientes, conquistando resultados de venda;
  • As informações chegam em tempo real;
  • As mensagens são abertas automaticamente pelos clientes;
  •  Aumenta a possibilidade de conhecer melhor o público-alvo;
  • É possível identificar os acessos nas redes sociais da empresa;
  • Permite mensurar resultados, pois são usados dispositivos móveis;
  • Possibilita otimizar o investimento aplicado;
  • As campanhas digitais são mais baratas que as tradicionais;
  • Aumenta as possibilidades de vendas.

Quando a segmentação é feita em uma região específica, pode auxiliar bares e restaurantes locais a atraírem usuários nas proximidades do estabelecimento comercial, permitindo a veiculação de anúncios que, aumentando a taxa de conversão. 

Dando continuidade nas explicações dos motivos listados acima, a comunicação com o público torna-se mais rápida. 

Isto porque os celulares estão sempre perto dos seus usuários o tempo todo, sempre checando as notificações.

Isso aumenta a eficiência das mensagens, conquistando resultados e em simples texto o cliente pode saber a respeito de promoções e descontos exclusivos que realmente podem interessar.

Conhecendo o público-alvo de forma efetiva, o marketing realizado por meio dos celulares pode identificar o fluxo de acessos, identificando o comportamento dos leads e com as informações coletadas a empresa consegue atingi-los e convertê-los. 

O uso de dispositivos móveis permite medir o número de downloads e de abertura de aplicativos, qual a versão baixada, o tipo de aparelho, o local de acesso ou a operadora.

Com estas informações a empresa pode direcionar as ações de marketing para que elas deem resultados satisfatório nas campanhas e também modifique as que estão com baixo desempenho junto aos consumidores.

A presença online, por meio de celulares, atrai clientes, aumenta as conversões e os fideliza, independentemente do porte da empresa, grande ou pequena. 

No mobile marketing cada estratégia varia de preço, porém, o investimento em campanhas digitais são mais baixos, tendo um retorno muito maior do que as de estilo tradicional, por que estão ligadas a internet, ambiente onde o cliente sempre está.

No mobile marketing é possível criar campanhas em formatos diferenciados, e o uso de vídeos é muito indicado, pois são conteúdos de fácil consumo e podem ser assistidos em qualquer lugar, sem afetar as atividades comuns do usuário.

Essa variedade de formatos aumentam as conversões no site da empresa e é muito importante que os interesses e problemas do público-alvo sejam identificados, para que possam ser solucionados a contento.

Considerações finais

Portanto, os avanços tecnológicos na área móvel favorecem novas formas de contato com clientes e os celulares geralmente são usados para elevar a qualidade no relacionamento entre consumidor e empresa.

O mobile marketing permite que o consumidor seja atingido com mais facilidade, seja através de um SMS, por Whatsapp ou pela identificação da região onde se encontra e a valorização do contato repercute tanto na empresa quanto no próprio cliente.

É fato que os consumidores passam boa parte do seu tempo conectados na internet, navegando em diversos sites, à procura de seus produtos e serviços preferidos, que possam atender às suas reais necessidades.

Com o uso das estratégias do mobile marketing, todas as características e funcionalidades dos dispositivos móveis podem ser utilizadas para manter contato com diversas pessoas.

Essa maneira de interação gera leads, para que mais tarde eles possam ser convertidos em clientes e, na sequência, realizarem compras, aumentando os lucros de qualquer tipo de negócio.

Independentemente do cenário pandêmico, as pessoas preferem cada vez mais comprar pelo celular do que em lojas físicas. O mobile marketing trabalha para captar cada vez mais pessoas ligadas no ambiente online, onde as vendas acontecem com frequência maior.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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