Primeiros resultados devem ser divulgados duas horas depois do encerramento.

As eleições gerais na Consta Rica foram encerradas às 22h (horário de Brasília), após uma votação que ocorreu sem incidentes e com uma ampla participação, segundo o tribunal eleitora. Cerca de 3,3 milhões de pessoas foram convocadas às urnas para escolher o presidente e os 57 deputados para o período 2018-2022.

O TSE iniciou a contagem dos votos e espera que os primeiros resultados sejam liberados duas horas depois do encerramento.

No total, 13 candidatos disputam a presidência em meio a um cenário acirrado entre pelo menos 5 deles e em que nenhum é favorito para ganhar no primeiro turno, segundo as pesquisas. É grande a possibilidade de que seja necessário um segundo turno no dia 1º de abril, porque nenhum deles aparecia próximo dos 40% necessários para ganhar no primeiro turno.

Os 5 candidatos com maiores chances de alcançar os primeiros lugares são: Fabricio Alvarado, do conservador e evangélico Partido Restauración Nacional; Antonio Álvarez Desanti, empresário do Partido Liberación Nacional; Carlos Alvarado, jornalista e cientista político do oficiailsta Partido Acción Ciudadana (PAC); Juan Diego Castro, advogado do Partido Integración Nacional; e Rodolfo Piza, ex-magistrado do Partido Unidad Social Cristiana (PUSC).

Os candidatos foram votar neste domingo com uma chamada aos indecisos. O atual presidente do país, Luis Guillermo Solís, encerrará o seu mandato no próximo dia 8 de maio.

Mais Lidos

Publicidades