Ponto alto da programação ocorre na segunda-feira (19), dia do santo católico. Atividades iniciam com missa às 7h30 e encerram após carreata e celebração religiosa.

A festa em homenagem a São José, padroeiro da cidade de Macapá e do estado do Amapá, terá mais de 12 horas de homenagens na segunda-feira (19). As comemorações iniciam às 7h30, com a celebração de uma missa e tradicional procissão pela capital, e encerram à noite, com outra celebração religiosa.

Em 2018, a festividade propõe chamar a atenção para o crescimento do desemprego, a partir do tema ?Com São José, pai trabalhador, cristãos e cristãs para uma sociedade melhor?. A imagem peregrina do santo foi levada durante peregrinação em diferentes órgãos, com orações voltadas aos trabalhadores.

?É um tema que frisa a importância de transformar essa sociedade através da vivência dos valores do evangelho. Sobretudo imitando São José, como pai de família, trabalhador, que nas lutas do dia a dia colaborou para que o projeto de Deus pudesse se realizar. Também queremos frisar o desemprego, porque há famílias que vivem na precariedade por falta de emprego?, explicou o padre Francisco Sorrentino, coordenador geral do evento.

Sorrentino comentou que algumas paróquias oferecem cursos como maneira de enfrentar esse tipo de realidade, mas ele reforçou que não há ?receita pronta?.

?A igreja não tem soluções prontas, receitas para dar, mas oferece o que de melhor ela tem, que é o próprio evangelho, que vai na contramão da injustiça, egoísmo, ganância e exploração. Evangelho que contém os fundamentos para que os direitos de todos sejam respeitados?, explicou o padre.

A procissão de segunda-feira, sairá da Catedral São José, onde ocorrerá a missa solene, em direção à Igreja Jesus de Nazaré. Os fiéis vão seguir pela Rua General Rondon, pela Av. Mãe Luzia e encerram a romaria na Rua Leopoldo Machado.

A festividade, que acontece desde o dia 25 de fevereiro, encerra na segunda-feira. Além da missa e procissão, o feriado também tem bingo, com venda de comidas típicas e apresentações musicais, e carreata.

Programação do dia de São José

Dia: 19 de março (segunda-feira)
7h30 ? Missa, na Catedral São José
9h ? Procissão até a Igreja Jesus de Nazaré
10h ? Festa dos devotos, na quadra da Igreja Jesus de Nazaré
16h ? Carreata, da Igreja Jesus de Nazaré até a Catedral São José
19h ? Missa de encerramento da festa, na Catedral São José

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!


Mais Lidos

Publicidades