Ultimamente, a Rússia tem sido inúmeras vezes foco de notícias na mídia ocidental. Basta lembrar o chamado caso Skripal quando Moscou foi responsabilizada por ter envenenado o ex-espião russo e sua filha, suposto envolvimento da Rússia em ataques químicos na Síria e tradicional interferência nas eleições presidenciais americanas.

Porém, como mostram resultados de uma pesquisa, população de países ocidentais tende a não acreditar em tudo o que lhe diz a mídia.

Quase metade dos entrevistados na França, Alemanha, Reino Unido e EUA não acredita na cobertura imparcial de seus meios de comunicação na hora de cobrir notícias sobre a Rússia.

Assim, 53% dos franceses que participaram da pesquisa da Sputnik responderam que não acreditam no que a mídia escreve sobre a Rússia. Eles são seguidos pela Alemanha, onde a porcentagem correspondeu a 50%. A mesma opinião é partilhada por 47% dos respondentes no Reino Unido. Já nos EUA este número corresponde a 43%.

O número dos entrevistados — dos países citados acima — que confiam nas notícias de sua mídia sobre a Rússia é consideravelmente menor: apenas um quarto dos franceses e um terço dos britânicos. Na Alemanha e nos EUA a porcentagem é um pouco mais alta — 39%.

É de ressaltar que na França e Alemanha são os jovens (menos de 35 anos) que menos acreditam na cobertura imparcial. Enquanto nos EUA e no Reino Unido a situação é contrária: os respondentes maiores de 35 anos tendem a ter menos confiança nas notícias sobre a Rússia oferecidas pelos meios de comunicação locais.

A enquete foi realizada pela empresa de estudo de opinião pública mais antiga da França, a IFop, entre 9 e 20 de agosto de 2018. Da pesquisa participaram um total 4.033 respondentes maiores de 18 anos de idade da França, Alemanha, Reino Unido e EUA. A amostra é representativa da população por sexo, idade e localização geográfica. A margem de erro da amostra é de aproximadamente 3,1%, com um nível de confiança de 95%.

O que é o Sputnik-Opinião?

É um projeto internacional de estudo da opinião pública que foi posto em prática a partir de janeiro de 2015. As conhecidas empresas Populus e IFop são parceiras do projeto. No quadro do Sputnik-Opinião (Sputnik.Polls) são realizadas regularmente pesquisas em vários países da Europa e dos EUA sobre temas sociais e políticos da atualidade.

A Sputnik é uma agência de notícias e rádio com representações e redações multimídia em dezenas de países. A Sputnik possui sites (34 ao todo), emissões de rádio analógicas e digitais, aplicativos para celular e páginas nas redes sociais.

Conheça outras enquetes da Sputnik-Opinião