As Forças Aeroespaciais da Rússia realizaram 2 testes do novo míssil balístico intercontinental Sarmat (ICBM) e um teste de lançamento do ICBM Yars durante o ano de treinamento de 2018, iniciado em 1º de dezembro de 2017, informou o Ministério da Defesa da Rússia nesta quinta-feira.

"As unidades de combate do cosmódromo de testes do estado de Plesetsk realizaram um lançamento do foguete Soyuz-2.1b de classe média, um lançamento do foguete Soyuz-2.1v de classe leve, um lançamento do veículo de lançamento Rokot com várias naves espaciais, 2 lançamentos do míssil balístico intercontinental Sarmat e um teste de lançamento do míssil balístico intercontinental RS-24 Yars", disse a pasta.

Os lançamentos de testes da Sarmat foram realizados em dezembro de 2017 e março de 2018, acrescentou o ministério.

Além disso, as Forças Aeroespaciais russas realizaram 14 testes de lançamento de naves espaciais a partir dos cosmódromos de Plesetsk e Baikonur, e realizaram mais de 500 mil sessões de controle de naves espaciais do segmento orbital russo, de acordo com a pasta responsável pela Defesa.

O ICBM Sarmat foi apresentado pelo presidente russo Vladimir Putin durante seu discurso aos legisladores em março. O presidente disse que o míssil é capaz de romper qualquer sistema de defesa de mísseis, revelando que ele será colocado em operação em 2020.