A Rússia cumpre consistentemente suas obrigações na luta contra o doping no esporte e pretende construir um dos melhores sistemas antidoping do mundo, disse o presidente Vladimir Putin nesta quarta-feira.

"A Rússia cumpre consistentemente suas obrigações no campo de antidoping. Estamos determinados a criar um dos melhores sistemas para combater o doping no esporte e, para isso, desenvolvemos e estamos implementando um plano nacional especial", disse Putin "Rússia — um poder de esportes" fórum.

O presidente russo ressaltou, no entanto, que problemas com o doping no esporte também existem em muitos outros países, o que aponta para "a óbvia imperfeição de todo o sistema internacional antidoping".

"Concordamos com nossos parceiros sobre a necessidade de mudanças nessa área e estamos convencidos de que esse trabalho deve ser realizado sob os auspícios da UNESCO", acrescentou Putin.

No início de setembro, Craig Reedie, chefe da Agência Mundial Antidoping (WADA), confirmou que a maioria do Comitê de Compliance da organização havia votado para restabelecer o status da agência russa antidoping. A ação ocorreu três anos depois que a agência acusou a Rússia de múltiplas violações, alegando que a agência antidoping russa não estava em conformidade com o Código Mundial Antidoping.