O smartphone já supera os computadores pessoais no acesso à internet - em alguns casos é o único meio de acesso a rede. E isso não significa que os dispositivos móveis sirvam apenas entretenimento. É possível torná-lo uma ferramenta poderosa no auxilio dos estudos, principalmente devido a sua capacidade de gravar áudios e vídeos. Muitos estudantes recorrerem ao celular para gravar aulas, palestras, e depois usam o material salvo para a revisão do conteúdo. O problema é que a extração do conteúdo das gravações precisa ser feito manualmente num processo conhecido como degravação. Mas e que tal transformar o áudio salvo na memória do aparelho em texto usando o celular?

Nesta coluna será apresentado um aplicativo que permite realizar a transcrição de áudio em texto automaticamente, confira.

Sobre o aplicativo

O Audio To Text é um aplicativo gratuito, que permite transformar todas as gravações de áudio salvas no celular em arquivo texto. Para usar o app, siga os passos descritos abaixo:

  1. Execute o Audio To Text; defina o idioma necessário para a realização da transcrição. O processo de conversão requer acesso a internet, pois ele utiliza bibliotecas externas disponibilizadas pelo Google.
  2. Toque na opção "SELECT AUDIO" para indicar o arquivo que será transformado. É possível executá-lo previamente para facilitar a seleção do arquivo correto.
  3. Aguarde enquanto o app realiza a transcrição. Esse processo poderá demorar alguns minutos, dependendo do tamanho do arquivo, configurações do celular e velocidade da conexão de internet. Ao término é exibida uma mensagem de notificação; todo o conteúdo fica salvo na opção "Conversion History".
  4. Copie o conteúdo extraído ou compartilhe com outros aplicativos.

O sucesso na transcrição de arquivos irá depender da qualidade da gravação do áudio, por esse motivo é importante se certificar que não há interferência de ruídos e o conteúdo é completamente audível.


Mais Lidos