Grupo financeiro americano informou que a ex-presidente do BNDES assumirá o cargo em abril.

O grupo financeiro americano Goldman Sachs anunciou nesta terça-feira (6) a nomeação de Maria Silvia Bastos Marques como presidente e executiva-chefe (CEO) do banco no país. O jornal "Valor" tinha antecipado no dia 24 a contratação.

Em comunicado, a instituição disse que a ex-presidente do BNDES assumirá o cargo em abril e se reportará a Gonzalo Garcia e Ram Sundaram, corresponsáveis pelas operações do Goldman Sachs na América Latina.

?Os seus conhecimentos do mercado e contatos locais nos ajudarão a expandir os negócios e aumentar a conectividade entre clientes nacionais e internacionais?, afirmou Gonzalo Garcia.

Segundo Ram Sundaram, a contratação da executiva reforça o comprometimento do banco com o país e com a América Latina. ?A Maria Silvia ficará focada em ajudar o nosso negócio no Brasil a crescer?, afirmou.

Maria Silvia saiu do BNDES em junho de 2017

Maria Silvia vai substituir Paulo Leme, que trabalhou no Goldman Sachs por 25 anos e anunciou recentemente sua aposentadoria.

A executiva construiu uma carreira diversificada. Foi presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), secretária de Fazenda da cidade do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Olímpico da Rio 2016.

Foi presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), do Instituto Brasileiro do Aço e da Icatu Seguros, além de sócia da MS & CR2 Finanças Corporativas. Também atuou nos conselhos consultivos da Petrobras e a Vale. Maria Silva é formada em Administração Pública e doutorada em Economia pela Fundação Getúlio Vargas.

No BNDES, Maria Silvia ficou de maio de 2016 a maio de 2017, sob o governo de Michel Temer (MDB). Ela enfrentou a resistência de uma ala do governo, insatisfeita com o endurecimento das exigências do banco para conceder empréstimos. Ela pediu demissão no final de maio do ano passado.

Fundado em 1869, o Goldman Sachs Group é sediado em Nova Iorque e possui escritórios nos principais centros financeiros do mundo.

* Com Valor Online


Mais Lidos

Publicidades