Estudo é feito pela revista britânica Times Higher Education (THE). Brasil tem seis instituições na lista das dez mais bem avaliadas.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou na primeira colocação no ranking de melhores universidades da América Latina, divulgado nesta quarta-feira (18) pela revista britânica Times Higher Education (THE). A instituição ocupa o topo da lista pela segunda vez consecutiva. Em 2016, primeiro ano que a publicação divulgou os dados, a unidade havia ficado na segunda posição, atrás da Universidade de São Paulo (USP). [veja abaixo as dez primeiras posições]

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, afirmou, em nota oficial, que recebeu a notícia com satisfação e valorizou também a classificação de outras universidades estaduais de São Paulo, como a USP e a Unesp, que ficaram na 2ª e 11ª colocação, respectivamente. "A liderança da Unicamp é resultado do trabalho que toda a comunidade universitária vem fazendo de maneira estruturada há muito tempo", explicou.

A terceira colocação do ranking da publicação britânica ficou com a Pontifícia Universidade Católica do Chile. As universidades brasileiras têm boa colocação no estudo e ocupam seis das dez primeiras posições. No total, o país tem 43 instituições representadas em um universo de 129 avaliadas na América Latina e no Caribe.

A publicação analisou aspectos das instituições em cinco áreas diferentes: ensino (ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, renda e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento).

Confira a lista das dez primeiras colocadas:

  1. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  2. Universidade de São Paulo (USP)
  3. Pontifícia Universidade Católica do Chile
  4. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  5. Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey
  6. Universidade do Chile
  7. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
  8. Universidade de Los Andes da Colômbia
  9. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  10. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)


Mais Lidos