Sugestões para a consulta pública podem ser encaminhadas ao CNE até 23 de outubro por e-mail.

O Conselho Nacional de Educação iniciou, nesta terça-feira (9), uma consulta pública sobre o conteúdo e formato do ensino médio ? as chamadas ?diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio?.

Esse documento estava em discussão no CNE em paralelo ao debate sobre a base nacional do ensino médio, e atualiza o formato dessa etapa ? as diretrizes hoje em vigor são de 2012.

Essa atualização foi necessária diante da lei que reformou o ensino médio, com ampliação progressiva da carga horária e possibilidade de itinerários distintos para os alunos, com parte do conteúdo comum a todos e parte diferenciada.

O documento propõe, por exemplo, que parte do conteúdo possa ser dado na modalidade à distância ? hoje não há essa previsão. ?As atividades realizadas a distância podem contemplar até 20% da carga horária total, podendo incidir tanto na formação geral básica quanto nos itinerários formativos do currículo?, diz o texto em consulta pública.

Isso pode ser feito, afirma o documento, ?desde que haja suporte tecnológico ? digital ou não ? e pedagógico apropriado, com acompanhamento/coordenação de docente da unidade escolar onde o estudante está matriculado?. Para o ensino médio noturno, esse percentual pode chegar a 30%.

As novas diretrizes definem ainda que cada município oferte ?mais de um itinerário formativo?, em referência aos 5 caminhos propostos na reforma do ensino médio: matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; formação técnica e profissional.

De acordo com dados do Inep, quase metade das cidades brasileiras (2.702) possuem apenas uma escola de ensino médio. Outras 880 possuem dois colégios para essa etapa de ensino.

Atividades

O Conselho Nacional de Educação indica diversas atividades que poderão ser consideradas na carga horária do ensino médio: desde as aulas tradicionais a ?cursos, estágios, oficinas? como ?participação em trabalhos voluntários, contribuições para comunidade e atividades pedagógicas orientadas pelos docentes?.

Essas atividades, diz o documento, ?devem ter carga horária específica de acordo com critérios previamente definidos pela instituição ou rede de ensino e podem ser contabilizadas como certificações complementares e constar do histórico escolar do estudante?.

Todas essas propostas podem sofrer alterações após a consulta pública, que ficará aberta até o dia 23 deste mês. As sugestões podem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


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