Resultado foi divulgado na manhã desta terça-feira, 30. Este ano, universidade ofertou 3.620 vagas distribuídas em 16 campi.

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou nesta terça-feira (30) o listão com os nomes dos aprovados no Processo Seletivo 2018. No total, foram ofertadas 3.620 vagas distribuídas nos 16 municípios onde a Uepa está presente. Este é o primeiro ano em que todas as vagas foram destinadas ao Prosel, após o encerramento de novos inscritos do Programa de Ingresso Seriado (Prise).

O primeiro colocado geral da Uepa foi Rafael Morgado Barata (Engenharia de Produção); o segundo foi Arthur Cesar Batista Rodrigues (Medicina) e o terceiro lugar ficou com Matheus Marinho Rios (Medicina).

Cotas e concorrência

Para o Prosel 2018, entre os cotistas, o curso mais concorrido foi o de Fisioterapia em Belém, com 200 candidatos inscritos para cada vaga. Em seguida, o curso de Medicina em Marabá, com 113,6 candidatos por vaga, e o curso de Enfermagem em Belém, com 102 por vaga.

Entre os não-cotistas, o curso mais concorrido do certame é Medicina em Marabá, com 70.6 candidatos inscritos para cada vaga. Em segundo ficou Fisioterapia em Belém, com 63.09 inscritos por vaga, e Medicina em Belém, com 55.7 candidatos por vaga.

A Uepa adota uma política de cotas. Foram reservadas 50% das vagas a candidatos que cursaram e concluíram todas as séries do Ensino Médio, ou curso equivalente, na rede pública. Ainda foi atribuído um bônus de 10% sobre a média aritmética das notas obtidas no Enem, aos candidatos que concluíram o Ensino Médio, ou equivalente, em escolas localizadas no Estado do Pará.

Para o resultado, o Prosel teve como base de dados o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) fornecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão realizador do Enem.

Matrícula

O período de matrícula se inicia já no dia seguinte à divulgação do listão. Os candidatos aprovados deverão entrar no site da Uepa. A pré-matrícula será feita exclusivamente online e é o primeiro passo obrigatório no processo de matrícula. Após preencher e imprimir o formulário, os calouros deverão levar a documentação exigida no edital, com cópias, até o campus que abriga seu curso. No ato de confirmação da matrícula o candidato deverá estar munido de originais.

O calouro oriundo das escolas da rede pública poderá apresentar uma declaração de que está concluindo o Ensino Médio no ano letivo corrente, a qual deverá ser substituída pela documentação definitiva em até 45 dias, estando sua matrícula condicionada à apresentação dos documentos obrigatórios.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do G1 Pará no (91) 98814-3326.


Mais Lidos

Publicidades