Segundo a pesquisa, 79,2% dos estudantes que completam o ensino m?dio na rede privada ingressam no ensino superior. Na rede p?blica, esse percentual cai drasticamente ? para 35,9%.

Estudantes da rede privada que completam o ensino m?dio t?m o dobro das chances de ingressar numa faculdade do que alunos da rede p?blica, mostram dados da S?ntese de Indicadores Sociais, divulgada nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE).

De acordo com a pesquisa, que faz um cruzamento de diversos indicadores divulgados pelo ?rg?o ao longo do ano, 79,2% dos estudantes que completam o ensino m?dio na rede privada ingressam no ensino superior. Na rede p?blica, esse percentual cai drasticamente ? para 35,9%.

Essa diferen?a n?o ? explicada apenas pela qualidade de ensino das redes p?blica e privada. Segundo o IBGE, o perfil socioecon?mico tamb?m exerce influ?ncia, uma vez que o rendimento das fam?lias limita ainda mais o acesso de quem estudou na escola p?blica.

Al?m da desigualdade de renda, a racial tamb?m se faz presente nesse indicador. Dois estudantes da rede privada, um de cor branca e outro de cor preta ou parda, tamb?m t?m probabilidades diferentes de ingressar no ensino superior ? de 81,9% e 71,6%, respectivamente.

O estudo do IBGE detalhou os motivos que levam pessoas de 18 a 29 anos a n?o estudar. Do total de brasileiros nessa faixa et?ria, 52,5% dos homens n?o estudam porque est?o trabalhando ou procurando trabalho. Entre as mulheres, 39,5% n?o estudam porque cuidam de afazeres dom?sticos.

A decis?o de n?o estudar tem efeitos sobre o futuro profissional de cada um. Dos pa?ses da Organiza??o para a Coopera??o e Desenvolvimento Econ?mico (OCDE), o Brasil ? onde mais vale a pena ter ensino superior no mercado de trabalho, segundo a pesquisa do IBGE.


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