Vencedores poderão participar de competições internacionais. Prazo termina em 18 de março.

As inscrições para a 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) abriram nesta quarta-feira (7) e se encerram em 18 de março. Estudantes do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares, podem participar. O cadastro deve ser feito pelo site: www.oba.org.br.

No dia 18 de maio, ocorrerá a única fase da competição: os candidatos farão uma prova de dez questões (sete de astronomia e três de astronáutica), principalmente sobre raciocínio lógico. São quatro níveis de dificuldade - três para o ensino fundamental e um para o médio.

Em 2017, cerca de 40 mil medalhas foram distribuídas. Foram, no total, 665.131 participantes no Brasil.

Os melhores classificados na OBA desse ano representarão o país nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica e na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2019. Também poderão concorrer a vagas nas jornadas espaciais - palestras de especialistas em São José dos Campos (SP).

Material de estudo

Os candidatos podem se preparar para a prova pelo aplicativo ?Simulado OBA?, disponível para celulares, tablets e computadores. No site da olimpíada, há vídeos explicativos, além de provas e gabaritos das edições anteriores.


Mais Lidos

Publicidades