Estratégia

O que determina a satisfação do cliente? Descubra 4 fatores cruciais!

O que seria de sua empresa se não fossem seus clientes? Provavelmente nada, certo? Todo negócio precisa de um público para que seus produtos ou serviços sejam comercializados e que obtenha lucro no final de cada mês. 

Independente se seu negócio é uma loja de chocolates ou uma vendedora de batedeira industrial, todos os segmentos precisam manter seus clientes por perto e querem que ele sempre volte para comprar mais. 

Mas muitas vezes, esse querer não se concretiza, e alguns negócios passam por certas dificuldades de fidelizar e fazer com que seu público se mantenha ativo em suas compras dentro de sua loja. 

Porém, como é possível descobrir se um cliente está satisfeito ou não com seus serviços? Quais são os motivos que fazem com que ele se fidelize ou nunca mais volte a comprar em sua loja? Separamos 4 fatores que podem ser cruciais na hora de determinar a satisfação do cliente.

  1. Expectativa e realidade

Sabe aquele anúncio extremamente bem produzido e que realmente dá vontade de comprar o produto só pela imagem ou por todos os recursos que foram prometidos? Um anúncio bem feito, sobre seu compressor parafuso por exemplo, que se tornou algo desejável por todos só pelas promessas. 

Tudo isso gera uma expectativa em cima dos clientes, eles esperam algo de seu produto, querem que ele entregue tudo aquilo que foi estipulado, porém, se o resultado não for o mesmo do combinado, é um motivo para que ele nunca mais volte a comprar seu produto. 

Por isso, é fundamental ter a expectativa e a realidade bem alinhada, conseguir separar tudo que você pode entregar com aquilo que realmente pode acontecer, colocar na balança o peso de tudo e entregar, sem propagandas enganosas ou falsas promessas, aquilo que foi prometido. 

  1. Atendimento

A forma como você conversa com seu público no antes, durante, e pós-compra, influencia diretamente na satisfação dele em relação aos seus serviços. Se você tem um atendimento competente e rápido, provavelmente deixará seu público satisfeito. 

Por causa disso, tenha uma presença forte em todos os canais de comunicação, responda dúvidas, preste suporte, forneça ajuda, converse e mostre que você está lá a todo momento, de prontidão para atendê-lo da melhor forma. 

  1. Qualidade do produto/ serviço e equilíbrio no preço

A próxima dica é a qualidade daquilo que está sendo ofertado, todo produto ou serviço deve ser apresentado de maneira que forneça qualidade para seu público, ninguém quer comprar qualquer coisa com material ruim, ou feito da forma errada, certo?

Também é preciso balancear o preço de seu produto correspondente com sua qualidade. Faça uma pesquisa de mercado, veja a média de preços de uma bucha de nylon, por exemplo, saiba os diferenciais da sua e rectifique-a de acordo com o que é justo.

As pessoas querem comprar algo de qualidade mas que corresponda a um valor justo e que caiba no seu bolso. 

      4. Tecnologia e adaptação

Por último, é sempre bom modernizar e se adaptar às tendências do mercado. Muitas pessoas avaliam de forma ruim produtos e negócios que são ultrapassados ou fora dos padrões atuais. 

Por isso, é importante sempre atrelar a tecnologia e saber quais são as tendências dentro de seu segmento. Desta forma, seu público se sentirá mais confortável, e avaliará de maneira melhor suas mudanças. 

Agradar a todos é quase impossível, porém obter uma boa satisfação de seus clientes é fundamental para que seu negócio continue com as portas abertas, por isso, invista em alguns fatores que podem ser fundamentais para a sua empresa. 

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