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Pagamento digital: conheças algumas formas que auxiliam seu negócio

A vida das pessoas acontece cada vez mais por intermédio de meios digitais, como é no caso do pagamento digital. 

É pela internet que hoje as pessoas trabalham, se informam, conversam, consomem entretenimento e compram.

Os meios de pagamento digital são todos aqueles em que as transações financeiras acontecem por meio de plataformas disponíveis integralmente online, ou seja, pagamentos que não precisam de nenhum elemento físico. 

Sem a necessidade de cartões, papel moeda ou maquininhas, os sistemas de pagamento digital oferecem facilidade tanto para compras feitas pela internet, como feitas pessoalmente por meio de sistemas como o recém chegado Pix. 

Contudo, o processo de regularização e aplicação desse sistema deve ser feito com a perícia de uma rinoplastia para nariz. 

Os sistemas de pagamento digital precisam prover a segurança e a privacidade tanto dos dados do comprador, quanto da empresa que oferece os serviços.

As opções de pagamentos online são bastante diversas, entre elas estão os cadastros de cartão com opção de crédito e débito, boleto bancário e recentemente no brasil a implementação do sistema via Pix. 

O principal uso desses meios hoje em dia se dá por meio de sites de compra online, os populares marketplaces, aplicativos e outros serviços digitais. 

Quais são os meios de pagamento digital?

Quando uma empresa de limpeza de estofados a vapor decide utilizar meios de pagamento online ela precisa se atentar a diversos pontos importantíssimos para que a aplicação seja eficiente, dinâmica e segura. 

Uma das questões mais importantes é que os meios de pagamentos não podem ser complexos, por mais que ela deva ser segura, essa segurança não pode vir em substituição da facilidade e da usabilidade. Criar impeditivos pode ser muito prejudicial para as vendas.

Ao pensar em compras online, assim como em qualquer comércio, é necessário que a experiência de compra do cliente esteja em pauta sempre. 

O sistema aplicado precisa ser acessível, ágil e intuitivo, para não criar dúvidas durante o sistema de compra. 

A escolha também vai depender da plataforma utilizada pela empresa para oferecer seu serviço ou produto.

Portanto, antes da implantação de um método de pagamento online é preciso checar se esse método é compatível com a plataforma para que eles sejam integrados e qual a viabilidade dessa ação. 

É necessário também fazer algumas contas rápidas, muitos sistemas de pagamento incluem taxas para execução do serviço. Antes da implementação em uma empresa de pisos uretanos, é preciso verificar se esse custo implica em inviabilidade de custo. 

O tempo de espera para o recebimento e resgate de um pagamento precisa ser levado em conta na estruturação de um meio de compra digital.

Principalmente, em produtos como infoprodutos digitais que com um meio imediato, pode ser entregue em tempo real da venda. 

No caso de produtos que demandam entregas, seja por sistemas próprios ou terceirizados ou pelos próprios ecossistemas públicos de postagem, o período de espera para o pagamento pode atrasar a entrega de produtos. 

Hoje em dia a questão a seguir é bem mais clara para a maioria das pessoas que fazem compras online, mas no início da internet, era muito comum que as vendas não fossem feitas pelo meio digital pelo receio de disponibilizar dados bancários de acesso. 

Por muito tempo os sites só serviam à função de catálogo para lojas e plataformas institucionais para clínicas de reabilitação de animais. Hoje as compras digitais estão mais seguras, mas ainda é preciso ter cuidado e checar a procedência dos links de compra. 

Essencialmente existem três formas de implementar um serviço de pagamento digital em uma empresa, o gateway, o intermediador e a integração direta. Entendendo melhor esses três conceitos fica mais fácil escolher a melhor opção para a sua empresa.

Começando pelo termo em inglês gateway, a tradução mais aproximada seria de um portal. Com esse método, um estúdio de ensaio fotográfico de gestante estará conectado com todos os membros envolvidos no pagamento, compradores, bancos, e bandeiras de cartão. 

De forma resumida, o gateway opera como uma simulação de uma maquininha de cartão, então quando um comprador finaliza a transação, todos os sistemas integrados são notificados por meio do sistema de portal. 

O intermediador é um sistema parecido com o de gateway, no sentido de que ele faz toda a conexão entre a loja e o cliente. 

Apesar da semelhança, no caso do intermediador a empresa contratada para realizar a transação e se responsabiliza por todo o processo. 

É possível identificar esses dois meios, se ao realizar um pagamento para uma empresa de pavimentação asfáltica você for direcionado para o site da empresa de pagamento, esse é um sistema intermediador. 

Outra opção possível é a integração direta, nessa a empresa se responsabiliza integralmente por todo o processo de infraestrutura de pagamento, desde a definição de prazos e taxas até a concretização do pagamento. 

Os meios de pagamento digital disponíveis hoje em dia são: 

  • Cartão de crédito;
  • Crédito automático; 
  • Boleto bancário; 
  • O recém chegado Pix;
  • Link de pagamento;
  • Carteira digital. 

Entre essas opções é preciso verificar quais são os meios que são mais compatíveis para a sua empresa. Para empresas especializadas em reator de vidro, por exemplo, pode contar tanto com pagamento recorrente, como pagamentos expressos. 

Quando utilizar meios de pagamento para o seu negócio

Os meios de pagamento digital estão relacionados diretamente com um esforço das empresas para aumentar as vendas, a facilidade e reduzir os casos de cancelamento de compras e inadimplência.

Além dessas duas questões, os meios de pagamento online possibilitam a automatização desse sistema e a diversidade de opções a um custo acessível que chega a gerar economia para as empresas e comodidade para os clientes. 

Mas, para uma oficina mecânica Ford desfrutar de todos os benefícios dos meios de pagamento digital é preciso estar a par das novas tecnologias e implementá-las da forma mais eficiente. 

Quais são as vantagens dos pagamentos digitais?

O processo de cobrança precisa de atenção para não se tornar uma questão complicada e gerar dificuldades nas vendas. Erros de sistema podem gerar prejuízos principalmente através da inadimplência que prejudica diretamente o fluxo de caixa. 

Para resolver esses problemas é preciso implementar soluções disponíveis a partir das tecnologias mais eficientes. Essas soluções apresentam um excelente desempenho principalmente na relação com o cliente. 

Qualquer elemento em uma estratégia comercial pode gerar benefícios para um negócio e isso não é diferente quando se trata de meios de pagamento. A tecnologia está à disposição para oferecer opções mais eficientes.

Apostar na variedade é muito importante, nem sempre as pessoas têm um cartão de crédito disponível ou saldo em conta para uma compra. Possibilitar mais de uma opção aumenta significativamente a chance de conversão. 

É muito difícil que uma pessoa compre algo em uma plataforma que não promova a segurança e a comodidade dela. Os meios de pagamento digital estão sempre se aprimorando para oferecer processos otimizados e protegidos. 

Para que um sistema de pagamentos digitais seja efetivado com todos os benefícios, é preciso que ele conte com a disposição dos serviços tecnológicos corretos e adequados ao tamanho da demanda.

Além das falhas e quedas de servidor afetam diretamente o faturamento de negócios no meio digital e devem ser evitados. 

Investir em tecnologias também gera a otimização dos serviços de cobrança digital. Esse fator agiliza a cobrança e facilita a redução de inadimplência. Investir em tecnologia é sempre um retorno consistente. 

Além do investimento gerar retorno, ele também reduz de forma consistente os custos de manutenção dos serviços de pagamento digital. Conforme os meios se atualizam e se diversificam, é natural que acabe se tornando mais baratos também. 

Contudo, é importante que não se foque apenas na questão tecnológica, para oferecer o produto de pagamento digital da forma correta é preciso estar atento à questão legal. 

Aqui, o manual de defesa do consumidor e a lei geral de proteção de dados ditam o regramento legal.

O foco principal para a implementação de uma plataforma de pagamento digital é a segurança da empresa e do comprador, garantir ao usuário que em caso de problemas a empresa possa restituir qualquer valor pago.

Considerações finais

Sendo assim, o aumento da tecnologia fez com que as pessoas comprassem cada vez mais produtos e serviços por meio de pagamentos online. Para a aplicação desses sistemas é preciso de muitos processos e informações. 

Cada empresa vai poder optar pela forma de pagamento mais eficiente para o seu produto, essa escolha depende de diversas questões como usabilidade, prazo de recebimento, variedade de formas e entre outros. 

A questão mais importante é que o sistema seja prático, eficiente, acessível e que demonstre para o comprador que ele está em um ambiente, mesmo que virtual, seguro. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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