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Processo comercial: como desenvolver sem grandes orçamentos

O processo de vendas ou, como é conhecido, processo comercial, é uma sistematização feita através de alguns passos que mapeiam as interações da empresa com os leads, até se tornarem clientes.

Controlar o processo de vendas exige a função de controlar a equipe, implementar novas e eficientes estratégias e também buscar melhores resultados sempre.

Os objetivos são basicamente os mesmos em todas as empresas, sejam elas do segmento de piso elevado ardosia ou qualquer outro.

Esses objetivos são aumentar as vendas, conquistar e fidelizar mais clientes, além de se destacar no mercado do ramo em que a marca atua.

E, para desenvolver o processo comercial, a corporação não precisa ter um grande orçamento, portanto, ele é possível mesmo que seja uma empresa nova e pequena.

Para ajudar nisso, o artigo a seguir explicará melhor o que é um processo comercial, a importância de fazer um e dará algumas dicas de como controlá-lo.

Processo comercial e sua importância

Como já mencionado, o processo comercial é uma sistema de ações feitas através de alguns passos que deixam em evidência como funciona a interação dos usuários.

Os dados desses usuários são mapeados desde quando eles se convertem em leads, até finalmente virarem clientes e adquirirem os serviços da empresa de peeling fotoativado.

Com um processo comercial bem definido, fica extremamente mais fácil controlar as ações da marca e avançar rumo ao sucesso das campanhas.

O caminho que o usuário deve seguir até virar um cliente é muito claro, e um bom processo comercial ajudará a empresa a adiantar ainda mais esse processo.

Quando um processo de vendas é criado, e conta com um bom planejamento, além de metas claras e bem definidas, a empresa nota o quão importante ele é.

É possível entender mais sobre essa importância quando se descobre as vantagens que ele traz para uma empresa fabricante de estação de trabalho dupla, por exemplo. Algumas dessas vantagens são:

  • Redução nos erros de operação;
  • Conquista de mais clientes;
  • Menos desperdício e perda de tempo;
  • Aumento das vendas;

Quando processos claros e bem definidos são usados, os erros de operação que ocorrem na empresa tendem a diminuir consideravelmente. Os erros podem ter relação tanto com a apresentação das propostas, quanto com as atividades internas feitas todos os dias.

Quando uma equipe é bem estruturada, ela fica mais preparada para conquistar novos clientes. Pelo tempo que levaram explorando o mercado com mais precisão.

Se um processo de vendas não tem uma boa estrutura, a equipe perde muito tempo fazendo tarefas pouco necessárias e perde o foco no que importa: as vendas.

Por isso, um processo de vendas é de extrema importância para ajudar a equipe de vendas a desperdiçar menos tempo.

Além de ajudar a equipe de vendas de bateria de moto 7 amperes a conseguir mais clientes, um bom processo de vendas é importante, pois ajuda a gerar mais vendas e a aumentar a receita.

Como controlar o processo comercial da empresa?

A seguir, serão destacadas algumas dicas que podem ajudar a controlar os processos comerciais da empresa e deixar claro que a intenção da venda é solucionar o problema do cliente. São elas:

1. Tenha domínio sobre o processo

Quando se fala em controlar o processo de vendas, o primeiro pensamento que vem é controlar o desempenho de quem faz essas vendas, ou seja, dos vendedores.

Muitos acham que a solução é chamar um supervisor de vendas para dar as melhores dicas para a equipe e sempre de olho nos vendedores, mas estão enganados.

O controle do processo comercial deve ser focado nas necessidades do cliente para garantir que os melhores resultados para a empresa e o cliente serão alcançados.

Quando a relação comercial é entendida como uma parceria, garante que os dois lados dela criem uma relação mais frutífera e, em muitos casos, mais duradoura.

2. Respeite o tempo do cliente

Respeitar o tempo do cliente não significa esperar que ele decida no próprio tempo, mas significa não pressioná-lo em nenhum momento.

Se o cliente da empresa de serviços elétricos em geral não receber um e-mail, ele vai avisar que não o recebeu, se ele quiser pensar sobre a compra do serviços ele dirá, e o vendedor deve mostrar que entende o lado dele.

Independente se a loja vende um item que custa muito caro, o que importa mesmo é o valor que o cliente dá, tanto para o produto, quanto para a marca.

Se o produto é barato e o vendedor quer empurrá-lo a todo custo, os clientes irão pensar que tudo o que a empresa quer é vender, e não resolver o seu problema.

3. Deixe claro todo o processo

Controlar o processo comercial de uma empresa pode ser um grande desafio para muitos gestores, principalmente aqueles sem tanta experiência no ramo.

E, com base no controle sobre a equipe de vendas, é possível implementar o sistema CRM como uma forma de monitorar tudo.

Mas, o controle que a equipe realmente precisa é saber quando, o que, como e onde eles devem agir para formar um relacionamento com os clientes.

E, quando se fala de clientes não são apenas os que já efetuaram compras, mas sim de todos que já demonstraram qualquer interesse na marca da empresa de insulfilm residencial preço.

Um bom processo de vendas não consiste em tratar bem somente aquele que já adquiriu itens da empresa, mas sim tratar igual cada cliente antes, durante e depois da compra.

Por isso, é essencial sempre saber e deixar claro qual será o próximo passo, pois o cliente gosta de entender o que está acontecendo e o que vai acontecer depois.

4. Deixe a ansiedade de lado

Se precipitar é um dos maiores problemas na hora de fazer uma negociação e, por incrível que pareça, a cada dia os vendedores estão mais ansiosos e precipitados.

Se o vendedor não prestar atenção no processo de decisão de compra do cliente por achar que a venda já está na mão, ele poderá perdê-la.

Se o vendedor não se atentar à etapa do funil de vendas em que o cliente está e tentar vender seus produtos antes da hora, ele perde não só a venda como a credibilidade.

Nenhuma atitude deve ser tomada sem antes garantir que o cliente está pronto para o próximo passo e, se ele estiver pronto, a relação deve continuar sendo alimentada.

Por isso, ir para o próximo passo sem que o cliente confirme explicitamente que está pronto é algo terminantemente proibido no processo de comercial.

5. Saiba conduzir a negociação

A melhor forma de conduzir uma negociação não é apenas tirando as dúvidas do cliente, mas sim aceitando as condições que ele propõe.

Os maiores fechadores de venda que existem têm a plena noção de que só irão ganhar o cliente e fechar a venda que desejam se conduzirem bem o processo comercial.

E é exatamente a habilidade de controlar as negociações e de respeitar o espaço do cliente, mostrando empatia com as suas necessidades, que ajudará a fazer o cliente sentir confiança na marca.

O vendedor deve entender que ele é o coadjuvante no processo de vendas, mas que também é o elo que une a necessidade do cliente com a venda que deve ser feita.

O que definirá se o cliente quer resolver esse problema com a solução que está sendo apresentada, é exatamente o comportamento do vendedor.

E as perguntas certas devem ser feitas para conduzir bem o processo comercial, essas perguntas levarão o cliente de um possível comprador a um cliente muito feliz.

É importante contar com uma equipe capacitada, que saiba as perguntas que deve fazer nesses processo, pois elas são 90% do processo comercial e podem mudar tudo.

6. Identifique se há interesse na sua solução

O tempo que uma equipe de vendas de serviços de limpeza predial externa perde lidando com um cliente que não tem interesse na marca é como se fosse dinheiro jogado fora.

Por isso, é preciso fazer perguntas ao cliente, saber se ele quer comprar ou se quer saber mais sobre os produtos ou serviços que a empresa oferece.

Nunca perca tempo com um cliente que não tem certeza do que quer e não sabe se a marca é para ele, pois é necessário garantir que a possibilidade de venda é real antes de dedicar o tempo a essa pessoa.

Considerações finais

A construção, ou até mesmo a reestruturação de um bom processo comercial para vendas, pode impulsionar o crescimento e aumentar muito os lucros de uma empresa.

Independente do segmento em que ela atua, seja criando flyer hamburgueria ou qualquer outro produto, o processo de vendas pode ajudar em vários setores.

Um processo comercial bem feito e bem estruturado deve impulsionar ainda mais o sucesso de uma marca, seja ela pequena, média ou grande.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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