Diversos

Quais as opções de tratamento do melanoma?

O melanoma é o tipo mais grave de câncer de pele, e ocorre quando as células produtoras de pigmento da pele se multiplicam descontroladamente. Esta doença é mais comum em adultos de pele clara, e se manifesta na forma de manchas e sinais de pele que podem aparecer em qualquer parte do corpo.

O tratamento do melanoma pode ser feito de diferentes maneias, e a escolha entre as opções disponíveis varia principalmente de acordo com o estágio da doença. A idade do paciente, suas condições de saúde e características do câncer de pele também são fatores que influenciam na escolha pelo tratamento mais adequado. 

Tratamento do melanoma por estágios

O melanoma é um tumor agressivo, mas considerado curável com cirurgia quando ainda está nos estágios iniciais. Entenda as principais opções de tratamento do melanoma por estágio da doença:

Estágio 0

Este é o estágio em que o melanoma ainda não se desenvolveu além da epiderme, e o tratamento normalmente é cirúrgico. Neste caso, o tratamento do melanoma se baseia na retirada da parte da pele que contém as células cancerígenas.

Estágio I

Neste estágio, o tratamento do melanoma é feito com excisão ampla, que consiste na retirada da pele afetada pela doença. 

Estágio II

O tratamento recomendado para este estágio também é a excisão ampla.

Estágio III

Neste estágio, as células malignas já atingiram os linfonodos no momento que o melanoma foi diagnosticado. O tratamento neste caso consiste em excisão ampla e dissecção dos linfonodos. Pode ser feita também uma terapia complementar com medicamentos que ajudam no controle imunológico e evitam a recidiva da doença.

Estágio IV

Este é um estágio mais avançado da doença, e o tratamento do melanoma tem menores chances de promover a cura. Neste estágio, o câncer já se espalhou para os linfonodos mais distantes e outras áreas do organismo. 

As metástases nos linfonodos podem ser removidas com cirurgia ou tratadas com radioterapia. Quando elas afetam outros órgãos, a remoção depende da quantidade, localização e sintomas. Se a remoção não é possível, as opções de tratamento são:

  • Radioterapia;
  • Imunoterapia;
  • Quimioterapia;
  • Terapia alvo. 

Outro fator que deve ser considerado nesse estágio são os efeitos colaterais do tratamento do melanoma, em comparação aos benefícios que podem ser alcançados. 

Recidiva

O tratamento de recidivas depende do estágio da doença no momento do diagnóstico, do local da recidiva e do tratamento que foi realizado previamente. As opções de tratamento são as mesmas dos outros estágios (cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia alvo e imunoterapia), mas cabe ao oncologista avaliar o caso com bastante cuidado. 

A importância do diagnóstico precoce

Todos os tipos de câncer têm mais chances de cura quando diagnosticados precocemente, e o tratamento do melanoma oferece maiores possibilidades de sucesso quando a doença ainda está nos estágios iniciais. Por isso, é importante que todas as pessoas apostem em prevenção e autoexame. 

Alguns dos principais cuidados são passar protetor solar, tomar cuidado com as agressões à pele e ficar sempre de olho nas manchas que surgirem na pele.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo